Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

40 Dias de Oração – A Oração de Confissão

40 DIAS DE ORAÇÃO | 01/06
A ORAÇÃO DE CONFISSÃO
mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho & Acyr Júnior
A agonia do pecado é descrita com precisão na Bíblia através da oração do rei Davi:
“Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado. E não encobri as minhas culpas. Eu disse: confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado.” (Salmo 32.3-5)
Qual é a importância da oração de confissão? Por que você precisa confessar os seus pecados a Deus? Quais são os benefícios que a oração de confissão produz em sua vida? Através da oração de confissão de Davi no Salmo 51, podemos aprender algumas verdades muito importantes.
A oração de confissão…
1. Gera ARREPENDIMENTO
Depois de ser confrontado pelo profeta Natã a respeito do pecado que havia cometido com Bate-Seba, Davi faz uma oração de confissão, mostrando o quanto ele estava arrependido do que havia feito:
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me. Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe.” (Salmo 51.1-5)
Estar arrependido não necessariamente significa que você nunca mais voltará a cometer o mesmo pecado, mas significa que não pretende cometê-lo novamente. A Bíblia diz:
“Portanto, arrependam-se e voltem para Deus, a fim de que ele perdoe os pecados de vocês. E também para que tempos de nova força espiritual venham do Senhor…” (Atos 3.19-20)
“Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas!” (Salmo 32.1)

“Você não pode ser liberto de algo que não esteja disposto a colocar para fora da sua vida!”

A oração de confissão…
2. Traz CURA para o coração
“Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria. Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e mais branco do que a neve serei. Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão. […] Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer.” (Salmo 51.6-8,11-12)
O sábio escreveu o seguinte sobre os benefícios de se confessar os pecados:
“Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.” (Provérbios 28.13)
O pecado leva à morte; o arrependimento leva à vida. O tempo que passa entre o pecado e o arrependimento será responsável pela extensão da morte que será ceifada em sua vida. Por isso, a oração de confissão serve para que você se refaça e para que seu coração seja curado.
Preste atenção ao que disse o salmista sobre o tempo em que ele não confessava os seus pecados:
“Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro.” (Salmo 32.3)
A oração de confissão…
3. Produz novas EXPECTATIVAS
“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável. […] Então ensinarei os teus caminhos aos transgressores, para que os pecadores se voltem para ti.” (Salmo 51.10,13)

“Novas expectativas não combinam com velhos hábitos.”

Enquanto você não for capaz de confessar os seus pecados, nada de novo vai acontecer. Você se tornará apenas um expectador do novo de Deus na vida daqueles que decidiram confessar os seus pecados.
A oração de confissão…
4. APROXIMA você de Deus
“Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria. Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmo 51.16-17)
Quanto mais confissão, mais quebrantamento. Quanto mais quebrantamento, mais fome e sede de Deus. Quanto mais fome e sede de Deus, mais aproximação. Quanto mais aproximação, mais intimidade. Quanto mais intimidade, mais conhecimento de quem Deus é e de quem nós somos!

“Não há risco em confessar seus pecados a Deus, o risco é não confessá-los!”

Conclusão:
Não há nenhuma possibilidade de viver a vida que Deus gostaria que você vivesse sem que você seja capaz de fazer orações de confissão de pecados. A oração de confissão de pecados permite que você comece essa oração vivendo uma realidade e termine essa oração vivendo uma outra realidade.
A oração de confissão…
1. Gera ARREPENDIMENTO
2. Traz CURA para o coração
3. Produz novas EXPECTATIVAS
4. APROXIMA você de Deus

 

Rolar para o topo