40 Dias de Oração – A Oração de Salvação

40 DIAS DE ORAÇÃO | 02/06
A ORAÇÃO DE SALVAÇÃO

mensagem  pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Acyr Júnior

“Ao aproximar-se Jesus de Jericó, um homem cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmola. Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe: Jesus de Nazaré está passando. Então ele se pôs a gritar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Lucas 18.35-39)

Há vários aspectos dramáticos na vida de Bartimeu antes de fazer sua oração de salvação e ter um encontro com Jesus.

 Era ela CEGO e MENDIGO
 Ele não tinha NOME
 Ele estava à BEIRA DO CAMINHO

 

A oração de salvação feita por Bartimeu é muito significativa, pois é capaz de nos mostrar que a graça de Deus em Cristo Jesus está disponível para todas as pessoas.

“Por causa da graça de Deus, podemos fazer a oração de salvação.”

Sendo assim, o que podemos aprender com esta oração?

A oração de salvação…

1. É precedida por um senso de URGÊNCIA

“Quando ouviu a multidão passando, ele perguntou o que estava acontecendo.” (v.36)

Aquela era a última vez que Jesus passaria por Jericó. Era a última vez que Jesus subiria a Jerusalém. Aquela era a última oportunidade de Bartimeu. Seu senso de urgência fez com que ele perguntasse o que estava acontecendo. O fato de Bartimeu chamar Jesus de Filho de Davi revela que ele o reconhecia como o Messias. Seu caso era urgente e somente o Messias enviado de Deus poderia resolver o seu problema.

“Seu senso de urgência determinará a sua disposição em ser salvo.”

A oração de salvação…

2. É movida pela PERSEVERANÇA

“Então ele se pôs a gritar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim! Os que iam adiante o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.38,39)

Bartimeu foi movido por uma grande perseverança. Ninguém foi capaz de deter o seu clamor. Ele estava determinado a levar sua causa a única pessoa que poderia ajudá-lo.

“Perseverar é crer que sempre haverá esperança para aqueles que confiam no Deus do impossível.”

A oração de salvação…

3. É feita com HUMILDADE

“… Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (v.38)

Bartimeu sabia que não merecia favor algum da parte de Jesus e apelou apenas para a sua compaixão. Ele não pediu justiça, mas misericórdia. Ele não reivindicou direitos, mas pediu compaixão. Sua oração de salvação não foi feita com orgulho, mas com profunda humildade.

“A humildade precede o milagre.”

A oração de salvação…

4. Revela a sua real NECESSIDADE

“Jesus parou e ordenou que o homem lhe fosse trazido. Quando ele chegou perto, Jesus perguntou-lhe: O que você quer que eu lhe faça? Respondeu ele: Senhor, eu quero ver. Jesus lhe disse: Recupere a visão! A sua fé o curou.” (v.40-42)

Através da sua oração de salvação, Bartimeu revelou a sua real necessidade. Ele foi objetivo, específico. Quando Jesus lhe fez uma pergunta, ele foi direto ao ponto: “Senhor, eu quero ver”. E hoje, qual é a sua real necessidade?

Conclusão:

A oração de salvação feita por Bartimeu teve um resultado extraordinário. A Bíblia diz:

“Jesus lhe disse: Recupere a visão! A sua fé o curou. Imediatamente ele recuperou a visão; e seguia a Jesus glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus.” (v.42,43)

 Bartimeu foi SALVO por Cristo
 Bartimeu foi CURADO por Cristo
 Bartimeu foi GUIADO por Cristo

A oração de salvação…
1. É precedida por um senso de URGÊNCIA
2. É movida pela PERSEVERANÇA
3. É feita com HUMILDADE
4. Revela a sua real NECESSIDADE