ATITUDES – Comece Hoje a sua Transformação

SÉRIE “IDENTIDADE” | 05/07
ATITUDES – COMECE HOJE A SUA TRANSFORMAÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. […] Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.” (Romanos 7.15,18b-20)

Antes de ser o grande Paulo, esse homem se chamava Saulo e era conhecido por perseguir e matar os cristãos. Porém, no mesmo instante em que escolheu seguir a Cristo, todo o seu passado foi apagado por Jesus. A Bíblia diz:

“Mas [Deus] me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” (2ª Coríntios 12.9)

De acordo com a experiência de Paulo, como você pode começar a sua transformação?

Comece hoje a sua transformação, então…

1. Foque no PODER DE DEUS, não na sua própria força

A força de Paulo também não era suficiente. Ele disse o seguinte:

“… O mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo.” (Romanos 7.19b)

Força de vontade não basta para mudar a realidade da nossa vida. A bíblia diz o seguinte:

“Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem, vocês, que estão acostumados a praticar o mal.” (Jeremias 13.23)

Mas a boa notícia também vem da Bíblia. O mesmo Paulo, escrevendo aos crentes filipenses, disse:

“Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4.13)

Ao fazermos a escolha da transformação, o nosso foco estará somente em Deus e em seu infinito poder, não em nós e em nossas fraquezas. A Bíblia diz:

“… Firmem seus pensamentos naquilo que é verdadeiro, bom e direito. […] Pensem nas coisas pelas quais vocês possam louvar a Deus e alegrar-se com elas.” (Filipenses 4.8)

“Se você esperar até que sinta vontade de mudar, nunca mudará.”

Comece hoje a sua transformação, então…

2. Foque nas PROMESSAS, não nas DIFICULDADES

“Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio. Paulo ajuntou um monte de gravetos; quando os colocava no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se à sua mão. Quando os habitantes da ilha viram a cobra agarrada na mão de Paulo, disseram uns aos outros: Certamente este homem é assassino, pois, tendo escapado do mar, a Justiça não lhe permite viver. Mas Paulo, sacudindo a cobra no fogo, não sofreu mal nenhum. Eles, porém, esperavam que ele começasse a inchar ou que caísse morto de repente, mas, tendo esperado muito tempo e vendo que nada de estranho lhe sucedia, mudaram de ideia e passaram a dizer que ele era um deus. Próximo dali havia uma propriedade pertencente a Públio, o homem principal da ilha. Ele nos convidou a ficar em sua casa e, por três dias, bondosamente nos recebeu e nos hospedou. Seu pai estava doente, acamado, sofrendo de febre e disenteria. Paulo entrou para vê-lo e, depois de orar, impôs-lhe as mãos e o curou. Tendo acontecido isso, os outros doentes da ilha vieram e foram curados.” (Atos 28.1-9)

A Bíblia nos conta que Paulo entrou no navio como prisioneiro a caminho de Roma. No meio do trajeto, houve uma grande tempestade; então, ele e todos os tripulantes quase morreram e tiveram que parar para se abrigar em uma ilha que se chamava Malta. Da mesma forma acontece em nossa vida. Na vida cristã, é necessário que Deus nos leve a passar por algumas ilhas.

“A sua ilha não está lhe tirando do seu destino profético, mas está guiando você até lá!”

“Não deixe que seus sonhos sejam enterrados. Quem enterra tesouro na ilha é pirata. Mas você é um filho amado de Deus!”

Paulo se tornou especialista em fazer das dificuldades uma ponte para o sucesso. A sua resistência era diretamente proporcional aos desafios que enfrentava. Ele afirmou o seguinte:

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (2ª Coríntios 4.8,9)

Comece hoje a sua transformação, então…

3. Foque no PROGRESSO, não na PERFEIÇÃO

O que você precisa mudar? Em que área você precisa de cura? Precisamos buscar uma vitória por dia. Peça ajuda ao Pai para viver cada dia em vitória sobre aquele defeito ou fraqueza. Mas acredite que a cura virá através de um processo. Paulo disse o seguinte:

“Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6)

“Quem valoriza o processo desfruta do crescimento.”

Conclusão:

Não se conforme com a sua situação de escassez e orfandade. Hoje mesmo comece a tomar atitudes para tornar-se uma melhor versão de você mesmo! Deus é o maior interessado em vê-lo transformado!

Comece hoje a sua transformação, então…
1. Foque no PODER DE DEUS, não na sua própria força
2. Foque nas PROMESSAS, não nas DIFICULDADES
3. Foque no PROGRESSO, não na PERFEIÇÃO