Benefícios da Intercessão Profética

INTERCESSÃO PROFÉTICA | 01/04
BENEFÍCIOS DA INTERCESSÃO PROFÉTICA

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Orem continuamente.” (1ª Tessalonicenses 5.17)

A oração começa como uma disciplina e termina como um prazer. Se você começar a orar como você nunca orou em sua vida, você nunca mais será o mesmo. Nem todos os cristãos são chamados para pregar, mas todos são chamados para orar. Disse Martinho Lutero:

“Assim como o trabalho dos alfaiates é consertar roupas, e o dos sapateiros é fazer sapatos, assim também o trabalho dos cristãos é orar.” (Martinho Lutero)

“A intercessão é a oração que está em concordância com o que Deus promete fazer.”

A igreja de Cristo é convidada a interceder de forma profética com a certeza de que, aquilo que Deus prometeu, vai acontecer. A atividade da intercessão profética tem muitos benefícios além de uma liberação maior do poder de Deus aos outros. Então, quais são os benefícios da intercessão profética?

1º Benefício – Aprofundar a INTIMIDADE e estimular a TRANSFORMAÇÃO

A Bíblia diz: “… As palavras que eu [Jesus] lhes disse são espírito e vida.”
(João 6.63)

Todas as vezes que dizemos o que Deus diz, isso “marca” os nossos corações e nos transforma em pequena medida, porque recebemos uma pequena transferência de sua vida. Isso, progressivamente, renova as nossas mentes e sensibiliza os nossos corações.

2º Benefício – Aumentar o ENTENDIMENTO

Você precisa entender uma verdade: a intercessão profética libera revelações espirituais. Enquanto Daniel orava com persistência, Gabriel o visitou e lhe deu capacidade para entender coisas espirituais. Preste atenção nesse relato bíblico:

“Enquanto eu estava falando e orando, confessando o meu pecado e o pecado de Israel, meu povo, e fazendo o meu pedido ao Senhor, ao meu Deus, em favor do seu santo monte; enquanto eu ainda estava em oração, Gabriel, o homem que eu tinha visto na visão anterior, veio a mim, voando rapidamente para onde eu estava, à hora do sacrifício da tarde. Ele me instruiu e me disse: Daniel, agora vim para dar-lhe percepção e entendimento. Assim que você começou a orar, houve uma resposta, que eu lhe trouxe porque você é muito amado. Por isso, preste atenção à mensagem para entender a visão.” (Daniel 9.20-23)

O apóstolo Paulo orava para que os crentes da igreja de Éfeso crescessem no entendimento. A Bíblia diz:

“Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos.” (Efésios 1.17,18)

“Somente o Espírito pode abrir as cortinas da nossa alma para que entendamos as riquezas de Deus.”

“Sem intercessão, não há revelação e entendimento.”

3º Benefício – Liberar o PODER de Deus

Há uma lei irrefutável que observamos na história: o reavivamento é liberado numa medida muito maior quando a intercessão profética contínua é oferecida. Certa vez, Jesus disse aos seus discípulos que não conseguiram expulsar um demônio de um menino:

“Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum.” (Mateus 17.21)

Preste atenção a esse episódio que aconteceu com Daniel:

“Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias. Então Miguel, um dos príncipes supremos, veio em minha ajuda…” (Daniel 10.12,13)

Quando intercedemos profeticamente Deus libera o seu poder.

4º Benefício – Unir-nos numa comunidade ao expressar AMOR

A intercessão profética une as pessoas e é uma expressão prática de amarmos, pois libera libertação aos necessitados e une o nosso coração às pessoas e aos lugares pelos quais oramos. A bíblia diz:

“Pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Jesus Cristo.” (Filipenses 1.19)

“Ele nos livrou e continuará nos livrando de tal perigo de morte. Nele temos colocado a nossa esperança de que continuará a livrar-nos, enquanto vocês nos ajudam com as suas orações…” (2ª Coríntios 1.10,11)

5º Benefício – Renovar a nossa FÉ

Você descobrirá que a sua fé ficará cada vez mais forte à medida que desenvolver a prática de declarar a Palavra de volta ao Pai na intercessão profética. Além disso, sua fé será renovada quando interceder profeticamente por alguém, como no caso do centurião:

“Respondeu o centurião: Senhor, não mereço receber-te debaixo do meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. […] Ao ouvir isso, Jesus admirou-se e disse aos que o seguiam: digo-lhes a verdade: não encontrei em Israel ninguém com tamanha fé.” (Mateus 8.8,10)

6º Benefício – Multiplicar as BÊNÇÃOS

A intercessão profética pelos outros multiplica bênçãos de volta sobre a vida e a família do intecessor. Toda oração de bênção por outra pessoa é uma oração que Deus devolve a você e aos seus queridos. Jesus fez a seguinte promessa:

“Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês.” (Lucas 6.38)

Conclusão:

Deus está nos chamando para um novo tempo, onde cada um se levantará como um intercessor profético. O intercessor profético não ora com o objetivo de receber as bênçãos de Deus. Porém, quem intercede profeticamente, está apto a tomar posse dos benefícios das suas orações. Quem intercede profeticamente…

 Aprofunda a INTIMIDADE com Deus e estimula a sua TRANSFORMAÇÃO
 Aumenta o ENTENDIMENTO
 Experimenta a liberação do PODER de Deus
 Une-se numa comunidade ao expressar AMOR
 Renova a sua FÉ
 Vê as BÊNÇÃOS se multiplicando