Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Coragem para Continuar

CORAGEM PARA CONTINUAR

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: Tenha coragem, Paulo! Você falou a meu respeito aqui em Jerusalém e vai falar também em Roma.” (Atos 23.11)

Assim como Deus contemplou a situação de Paulo e o encheu de coragem para continuar, Ele também está contemplando a sua vida, a sua dor, o seu sofrimento, a sua adversidade, os seus medos e deseja enchê-lo de coragem para seguir adiante. Mas, como é possível encontrar coragem para continuar?

Encontre coragem para continuar, então…

1. Tome posse da PRESENÇA de Deus

“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo…” (v.11)

Encontre coragem para continuar, então…

2. Creia na PROVIDÊNCIA de Deus

“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo [pondo-se ao lado dele]…” (v.11)

“Deus nunca perde os seus filhos de vista.”

A providência de Deus encontrou Paulo na hora certa. Talvez no momento em que ele estivesse mais necessitado: “Na noite seguinte”. Mesmo sem ter muito o que fazer, Paulo pôde ver a soberana providência divina em ação para tirá-lo daquela enrascada:

“Mas o filho da irmã de Paulo ficou sabendo do plano; ele entrou na fortaleza e contou tudo a Paulo. Então Paulo chamou um dos oficiais e disse: Leve este moço ao comandante. Ele tem uma coisa para contar a ele. O oficial levou o moço ao comandante e disse: Aquele preso que se chama Paulo mandou me chamar e pediu que eu trouxesse este moço porque ele tem uma informação para o senhor. O comandante pegou o moço pela mão, levou-o para um lado e perguntou: O que é que você tem para me contar? Ele respondeu: Alguns judeus combinaram pedir ao senhor que leve Paulo amanhã ao Conselho Superior, com a desculpa de quererem examinar melhor o caso dele. Mas não acredite nisso, pois mais de quarenta deles vão ficar escondidos esperando Paulo para o matar. Todos eles fizeram este juramento: Que Deus nos amaldiçoe se comermos ou bebermos qualquer coisa antes de termos matado Paulo. Eles estão prontos para cumprir o juramento e esperam apenas saber o que o senhor vai resolver. Então o comandante respondeu: Não diga a ninguém que você me contou isso. E mandou que o moço fosse embora. Então o comandante chamou dois oficiais e disse: Arranjem duzentos soldados, e mais setenta cavaleiros, e duzentos lanceiros para ir até a cidade de Cesareia. Estejam prontos para sair daqui às nove horas da noite. Preparem também cavalos para Paulo montar e o levem com toda a segurança para o governador Félix.” (v.16-24)

A providência de Deus chega sempre na hora certa e nada impede os planos de Deus.

Encontre coragem para continuar, então…

3. Aproprie-se da PIEDADE de Deus

“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: Tenha coragem, Paulo! Você falou a meu respeito aqui em Jerusalém…” (V.11)

Deus disse a Paulo: coragem, você testemunhou a meu respeito em Jerusalém. É como se Deus estivesse dizendo: Paulo, jamais se permita achar que o que você fez em Jerusalém não teve qualquer valor. Teve valor sim. Você testemunhou a meu respeito!

Preste atenção que Deus disse à igreja de Filadélfia: “Eu sei o que vocês estão fazendo. Sei que têm pouca força. Vocês têm seguido os meus ensinamentos e têm sido fiéis a mim. Eu abri diante de vocês uma porta que ninguém pode fechar.” (Apocalipse 3.8)

Encontre coragem para continuar, então…

4. Confie no PLANO de Deus

“Na noite seguinte o Senhor Jesus apareceu a Paulo e disse: Tenha coragem, Paulo! Você falou a meu respeito aqui em Jerusalém e vai falar também em Roma.” (v.11)

Qual era o plano original para a vida de Paulo? “Depois disso, Paulo se sentiu impelido pelo Espírito a passar pela Macedônia e a Acaia antes de ir a Jerusalém. Disse ele: e, de lá, devo prosseguir para Roma. Então, enviou adiante dele à Macedônia dois assistentes, Timóteo e Erasto, e permaneceu um pouco mais na província da Ásia.” (Atos 19.21-22)

Não perca de vista o plano original. O mesmo Paulo escreveu aos crentes de Filipos:

“Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6)

Conclusão:

Talvez você tenha chegado aqui pensando em desistir, decidido a jogar a toalha, a abandonar tudo. Deus quer encher a sua vida de coragem para continuar. Se você ainda está vivo, há um propósito de Deus para sua vida.

Encontre coragem para continuar…
 Na PRESENÇA de Deus (através da Palavra e da oração)
 Na PROVIDÊNCIA de Deus (através da Fé e da Esperança)
 Na PIEDADE de Deus (Ele conhece e reconhece seus acertos)
 No PLANO de Deus (Ele ainda não terminou Sua obra em você)

Rolar para o topo