Nascido para Vencer

NASCIDO PARA VENCER

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente. Sua mãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade. A mulher de Gileade também lhe deu filhos, que quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher. Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.” (Juízes 11.1-3)

Jefté é alguém lançado à marginalidade, sem pai, mãe, irmãos e sem lar. Tendo que vencer os traumas para se posicionar de forma relevante na sociedade. No entanto, o que acontece a Jefté após ser expulso de casa?

“Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.” (Juízes 11.3)

A história demonstra um homem motivado e disposto a vencer, tanto que chama a atenção dos anciãos de Israel e, em um momento crítico da nação, ele é lembrado e solicitado:

“Os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. “Venha”, disseram. Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas. Disse-lhes Jefté: Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades? Apesar disso, agora estamos apelando para você, responderam os líderes de Gileade. Venha combater conosco os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade.” (Juízes 11.5-8)

“O passado de uma pessoa não impede que Deus opere poderosamente em sua vida.”

Você não é o seu passado. Você não é a sua história de dor. Você nasceu para vencer. Nasceu para superar tudo aquilo que lhe aconteceu. Assim sendo, o que podemos aprender com a história de Jefté?

Você nasceu para vencer, então…

1. ACREDITE que Deus vê em você qualidades que ninguém vê.

“Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente…” (Juízes 11.1a)

“Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente e valoroso…” (Juízes 11.1a)

Acredite que o olhar de Deus sobre você é totalmente diferenciado. Ele enxerga em você o que ninguém ou você mesmo, consegue enxergar. A Bíblia confirma essa verdade quando diz:

“… O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (1º Samuel 16.7b)

Você nasceu para vencer, então…

2. ACREDITE que Deus tem um propósito para sua vida.

“Sua mãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade.” (Juízes 11.1b)

Ninguém nasce por acaso. Você não é um acidente. Se você veio ao mundo é porque Deus tem um propósito em sua vida. Sobre isso a Bíblia diz:

“Muito antes que ele estabelecesse os fundamentos da terra, ele já pensava em nós e nos escolheu como alvo do seu amor.” (Efésios 1.4a)

“Deus não olha nosso passado para decidir nosso futuro.”

Você nasceu para vencer, então…

3. ACREDITE que os dias difíceis vão passar.

Todo homem de Deus também passa por um tempo difícil.

“A mulher de Gileade também lhe deu filhos, que quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher. Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.” (Juízes 11.2-3)

Se você estiver passando por este tempo difícil fique firme, pois a Palavra de Deus diz:

“… o meu povo não será envergonhado para sempre…” (Joel 2.27)

“… em lugar da sua vergonha terão dupla honra…” (Isaías 61.7)

Você nasceu para vencer, então…

4. ACREDITE que Deus está lhe preparando para uma grande conquista.

“Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. “Venha”, disseram. Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas.” (Juízes 11.4-6)

“Então Jefté foi combater os amonitas, e o Senhor os entregou nas suas mãos.” (Juízes 11.32)

Conclusão:

Você nasceu para vencer. Por isso, não desista. Não importa o seu passado, não importa o que as pessoas falam sobre você, siga em frente, e acredite em si mesmo, porque Deus acredita em você e tem um lindo plano pra sua vida!

Você nasceu para vencer, então…
1. ACREDITE que Deus vê em você qualidades que ninguém vê.
2. ACREDITE que Deus tem um propósito para sua vida.
3. ACREDITE que os dias difíceis vão passar.
4. ACREDITE que Deus está lhe preparando para uma grande conquista.

“Pare de olhar as suas incapacidades, porque tudo o que você não é, Deus é.”