Revertendo Situações Difíceis

SÉRIE “NUNCA DESISTA” | 05/07
REVERTENDO SITUAÇÕES DIFÍCEIS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas. Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: O Senhor está com você, poderoso guerreiro. Respondeu Gideão: Ah, Senhor, se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’. Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã. O Senhor se voltou para ele e disse: Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? Respondeu Gideão: Ah, Senhor, como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família. Respondeu o Senhor: Eu estarei com você e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem.” (Juízes 6.11-16)

Você já se deparou com uma situação em que não sabia o que fazer para solucionar? Você já enfrentou uma situação, que aos seus olhos, era impossível de reverter? De acordo com a experiência de Gideão, o que você precisa fazer para reverter situações difíceis?

Para reverter situações difíceis…

1. Clame pelo SOCORRO de Deus

“De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas. Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam. Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos. Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la. Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor. Quando os israelitas clamaram ao Senhor por causa de Midiã, ele lhes enviou um profeta…” (Juízes 6.1-8)

Para reverter situações difíceis…

2. Tenha ATITUDE

“Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.” (Juízes 6.11)

O povo clamou, Deus enviou um profeta, mas o Anjo do Senhor apareceu para quem estava trabalhando, tendo atitude. Deus não chama ociosos para reverter situações difíceis. Deus chama aqueles que têm atitude.

Para reverter situações difíceis…

3. Seja OBEDIENTE

“Naquela mesma noite o Senhor lhe disse: Separe o segundo novilho do rebanho de seu pai, aquele de sete anos de idade. Despedace o altar de Baal, que pertence a seu pai, e corte o poste sagrado que está ao lado do altar. Depois faça um altar para o Senhor, para o seu Deus, no topo desta elevação. Ofereça o segundo novilho em holocausto com a madeira do poste sagrado que você irá cortar. Assim Gideão chamou dez dos seus servos e fez como o Senhor lhe ordenara. Mas, com medo da sua família e dos homens da cidade, fez tudo de noite, e não durante o dia.” (Juízes 6.25-27)

O profeta Samuel disse o seguinte ao rei Saul: “… A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros.” (1º Samuel 15.22)

Conclusão:

Para reverter situações difíceis…
1. Clame pelo SOCORRO de Deus
2. Tenha ATITUDE
3. Seja OBEDIENTE