Vida Inabalável

VIDA INABALÁVEL

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez. Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas. Quem está fraco, que eu não me sinta fraco? Quem não se escandaliza, que eu não me queime por dentro? Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza. O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo. Em Damasco, o governador nomeado pelo rei Aretas mandou que se vigiasse a cidade para me prender. Mas de uma janela na muralha fui baixado numa cesta e escapei das mãos dele.” (2ª Coríntios 11.24-33)

Para viver uma vida inabalável…

1. PROTEJA sua mente.

Para se tornar Inabalável – Nossa mente precisa ser blindada – protegida.

“Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.” (2ª Coríntios 10.5)

Protegemos nossa mente…

a) PENSANDO no que edifica.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.8)

Protegemos nossa mente…

b) EVITANDO o que é mundano.

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.2)

Protegemos nossa mente…

c) PENSANDO nas coisas do céu.

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” (Colossenses 3.1-3)

Protegemos nossa mente…

d) RESISTINDO a pensamentos ruins.

“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4.7)

Para viver uma vida inabalável…

2. GUARDE seu coração.

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23)

Jesus disse: “… a boca fala do que está cheio o coração.” (Mateus 12.34)

“O que dirige nossa vida são nossas escolhas.”

Para viver uma vida inabalável…

3. Esteja COMPROMETIDO com sua família igreja.

“Uma coisa pedi ao Senhor, é o que procuro: que eu possa viver na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a bondade do Senhor e buscar sua orientação no seu templo. Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança sobre um rochedo.” (Salmos 27.4,5)

“Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era muito idosa; havia vivido com seu marido sete anos depois de se casar e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite.” (Lucas 2.36,37)

“A igreja não é um lugar para frequentar, ela é uma família para pertencer.”

Conclusão:

Deus precisa nesses dias de homens e mulheres inabaláveis, pessoas blindadas, que suportem calúnias, injúrias, críticas, indiferença, maus tratos por amor a Cristo. Deus quer levantar homens, mulheres, discípulos, pessoas inabaláveis que mesmo passando por lutas e adversidades, não venham deixar o interior se abalar, mas continuem a glorificar a Deus.

Por isso, para viver uma vida inabalável…
1. PROTEJA sua mente;
2. GUARDE seu coração;
3. Esteja COMPROMETIDO com sua família igreja.