Cuidando Espiritualmente do Lar
SÉRIE “FAMÍLIA – CUIDAR PARA EXPANDIR”
CUIDANDO ESPIRITUALMENTE DO LAR
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“A nora de Eli, a mulher de Fineias, estava grávida e já quase na época de ter a criança. Quando ela soube que a arca de Deus havia sido tomada e que o seu sogro e o seu marido tinham morrido, começou a ter dores de parto e deu à luz. Ela estava morrendo, mas as mulheres que a ajudavam disseram: tenha coragem! Você ganhou um filho. Ela não se interessou e não respondeu. Mas deu ao menino o nome de Icabô, explicando: a glória saiu de Israel…” (1 Samuel 4.19-21 AM)
Quando olhamos para a Bíblia, vemos que essa situação não é nova. A Bíblia nos apresenta histórias de famílias que falharam espiritualmente, e uma das mais marcantes é a história da família do sacerdote Eli. Apesar de ser uma autoridade religiosa em Israel, o sacerdote Eli não conseguiu conduzir sua própria casa nos caminhos do Senhor. Eli era líder espiritual da nação, mas não foi um líder espiritual dentro da sua própria casa. O resultado foi a ruína da sua família e a retirada da presença de Deus.
A história da casa de Eli nos desafia a reavaliar a nossa conduta como pais, como líderes espirituais dentro do lar. O desafio hoje é aprender com os erros do sacerdote Eli e, partir de então, cuidar espiritualmente do nosso lar a fim que de a nossa fé e o nosso proceder se perpetuem nas futuras gerações. Sendo assim, o que fazer para cuidar espiritualmente do lar?
Para cuidar espiritualmente do lar…
1. Conduza sua família a conhecer verdadeiramente o Senhor.
“Eram, porém, os filhos de Eli filhos de Belial; não conheciam ao Senhor.” (1 Samuel 2.12 ACF)
Conhecer verdadeiramente a Deus vai além do conhecimento teórico; envolve reverência, obediência e intimidade. É possível frequentar a igreja, servir em ministérios e ainda assim viver de forma mundana e desobediente, como aconteceu com a família de Eli. Quando a liderança espiritual no lar é baseada apenas em aparência ou tradição, sem vida com Deus, a espiritualidade da família se torna frágil e inconsistente. Os filhos logo percebem a diferença entre a religiosidade e a fé genuína.
“A espiritualidade saudável não pode ser imposta; ela deve ser vivida.”
Para que as nossas famílias conheçam verdadeiramente o Senhor, nós precisamos conhecê-Lo de verdade. Pais e filhos que conhecem verdadeiramente o Senhor vivem pela fé, obedecem seus mandamentos e deixam marcas espirituais eternas na sua família. A Bíblia diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor…” (Oséias 6.3)
Para cuidar espiritualmente do lar…
2. Priorize o Senhor acima de tudo.
“… Eli, por que você honra os seus filhos mais do que a mim, deixando que eles engordem, comendo a melhor parte de todos os sacrifícios que o meu povo me oferece?” (1 Samuel 2.29 NTLH)
A acusação de Deus contra o sacerdote Eli foi direta e séria: ele honrou mais seus filhos do que ao Senhor. Isso revela que Eli colocou o desejo de agradar seus filhos acima da sua lealdade a Deus. Ele foi conivente com o erro deles por não querer enfrentá-los com a devida autoridade. Infelizmente, em muitos lares, a voz dos filhos tem mais peso do que a voz de Deus. Há pais que relativizam os princípios bíblicos para evitar confrontos e acabam desonrando a Deus. A prioridade espiritual da família sempre deve ser agradar e obedecer ao Senhor, mesmo que isso custe sacrifícios.
O primeiro mandamento aponta para a necessidade que temos de priorizar o Senhor: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20.3)
Para cuidar espiritualmente do lar…
3. Assuma seu papel de autoridade antes que seja tarde demais.
“Então o Senhor disse […] Vou cumprir o que disse a Eli que Eu faria; são coisas terríveis a respeito das quais já preveni a Eli. Não é de hoje que venho ameaçando castigar Eli e toda a sua família porque seus filhos não respeitam a Deus, e Eli não os repreende. Portanto, resolvi que os pecados de Eli e dos seus filhos nunca serão perdoados por meio de sacrifícios e ofertas.” (1 Samuel 3.11-14 BV)
A tragédia na casa de Eli poderia ter sido evitada se ele tivesse assumido seu papel de autoridade e tomado providências o quanto antes. Eli teve tempo, foi alertado por Deus, mas não agiu com autoridade e com a urgência que a situação demandava. Infelizmente, para muitas pessoas e famílias já é tarde demais! A Bíblia diz: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6.4)
“Pais com autoridade, filhos com futuro.”
Conclusão:
Eli foi um sacerdote para a nação de Israel, mas foi um fracasso como sacerdote da sua casa porque não cuidou espiritualmente dela. Por causa do descaso com a espiritualidade da sua família, uma geração de sacerdotes se encerrou na família de Eli.
“O descaso espiritual com a nossa família pode significar o fim de uma geração de sacerdotes.”
A família de Eli tinha uma promessa de Deus de que ela o serviria para sempre. Mas, diante dos erros cometidos por Eli, Deus libera uma profecia para sua família onde todos os seus descendentes morreriam à espada e não haveria mais idoso. É esse fim que você quer para você e sua família?
Para cuidar espiritualmente do lar…
- Conduza sua família a conhecer verdadeiramente o Senhor. Torne-se um modelo de vida espiritual para seu cônjuge e seus filhos.
- Priorize o Senhor acima de tudo. Não permita que nada e nem ninguém ocupe o lugar de Deus na sua vida e na vida da sua família.
- Assuma seu papel de autoridade antes que seja tarde demais. Cumpra a missão que Deus deu a você como autoridade dentro da sua casa.