Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Cultive a Gratidão

CULTIVE A GRATIDÃO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades. Quem redime a tua vida da perdição e te coroa de benignidade e de misericórdia. Quem enche a tua vida de bens, de modo que a tua mocidade se renova como a da águia.” (Salmo 103.1-5)

Hoje vamos aprender, através desse salmo, três passos para cultivar a gratidão em nosso coração e andar diariamente com um espírito de louvor e reconhecimento.

Quem cultiva a gratidão…

1. Nunca se esquece dos benefícios do Senhor.

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.” (Salmo 103.2)

Davi está lembrando a si mesmo que não pode viver como alguém que esquece tudo o que o Senhor fez. O coração humano é inclinado ao esquecimento. O povo de Israel, por exemplo, muitas vezes se esquecia das obras de Deus no deserto e murmurava. Por isso, Davi fala com a própria alma: “Não se esqueça!”.

Quem cultiva a gratidão…

2. Valoriza mais o perdão recebido do que qualquer conquista terrena.

“É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades…” (Salmo 103.3a)

O salmista aqui coloca o perdão em primeiro lugar, porque ele é a base de todas as bênçãos espirituais. O maior presente que temos não é material, mas espiritual: o perdão que restaura nossa comunhão com Deus. No Antigo Testamento, o perdão estava ligado aos sacrifícios, mas em Cristo, o Cordeiro perfeito, recebemos perdão completo.

Quem cultiva a gratidão…

3. Confia no cuidado constante do Senhor.

“Quem enche a tua vida de bens, de modo que a tua mocidade se renova como a da águia.” (Salmo 103.5)

O salmista usa a figura da águia, uma ave conhecida por sua força e capacidade de renovação. No mundo antigo, a águia simbolizava vigor, vida longa e renovação de forças. O texto afirma que Deus não apenas supre as necessidades materiais, mas também renova as energias do coração. Ele não dá apenas o necessário, mas enche de bens, ou seja, de bênçãos espirituais e físicas que nos fazem caminhar com alegria.

Conclusão:

A gratidão é mais do que uma palavra: é uma postura diária da alma diante de Deus. Quando cultivamos a gratidão, lembramos dos benefícios de Deus, reconhecemos o perdão que recebemos e confiamos no cuidado constante do Senhor. O ingrato vive reclamando, mas o grato vive louvando. O ingrato só olha para o que falta, mas o grato reconhece o que já tem. Por isso, a decisão de Davi deve ser também a nossa: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome” (Salmo 103.1). Que a nossa vida seja marcada por gratidão em todo tempo, porque quem cultiva a gratidão, vive mais leve, mais confiante e mais próximo de Deus.

Rolar para o topo