Moisés – O Passo do Relacionamento
SÉRIE “PASSOS PARA EXPANSÃO” | 02/08
MOISÉS – O PASSO DO RELACIONAMENTO
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento. Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda. Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acampamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.” (Êxodo 33.7-11)
Olhando para a vida de Moisés, nós podemos aprender, pelo menos, três atitudes que são fundamentais para que possamos trilhar o caminho do relacionamento com Deus. Quais são essas atitudes?
Para trilhar o caminho do relacionamento…
1. Busque a Deus de forma INTENCIONAL.
“Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento.” (Êxodo 33.7)
Buscar a Deus intencionalmente significa estabelecer hábitos espirituais firmes, como oração, leitura da Palavra e momentos de adoração. Moisés não se limitava a momentos esporádicos de comunhão com Deus. Ele tinha um compromisso diário e disciplinado. Separar tempo e espaço para Deus é um reflexo do quanto A busca intencional também revela nosso desejo de ouvir a voz de Deus. Moisés não apenas falava com Deus, mas também ouvia Suas instruções e respondia a elas. Essa comunicação bilateral é essencial para um relacionamento profundo.
“Quando você faz da presença de Deus o seu encontro diário, Ele transforma a sua jornada.”
Para trilhar o caminho do relacionamento…
2. Valorize a PRESENÇA de Deus acima de tudo.
“Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda. O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo…” (Êxodo 33.9-11a)
Valorizar a presença de Deus significa colocá-la como prioridade em nossa vida. Muitas vezes, corremos atrás de bênçãos, provisões e soluções, mas negligenciamos o próprio Deus, que é a fonte de tudo o que precisamos.
Moisés, após passar tempo na presença de Deus no Monte Sinai, teve seu rosto iluminado pela glória divina: “Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor.” (Êxodo 34.29).
“É na presença de Deus que encontramos direção e propósito.”
Para trilhar o caminho do relacionamento…
3. DEPENDA de Deus em todas as suas DECISÕES.
“Disse Moisés ao Senhor: ‘Tu me ordenaste: ‘Conduza este povo’, mas não me permites saber quem enviarás comigo. Disseste: ‘Eu o conheço pelo nome e de você tenho me agradado’. Se me vês com agrado, revela-me os teus propósitos, para que eu te conheça e continue sendo aceito por ti. Lembra-te de que esta nação é o teu povo’. Respondeu o Senhor: ‘Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso’. Então Moisés lhe declarou: ‘Se não fores conosco não nos envies’.” (Êxodo 33.12-15)
A dependência de Deus nos ensina a colocar nossas vidas em Suas mãos. Assim como Moisés dependia de Deus para cada decisão, precisamos aprender a depender e confiar no Senhor em todas as áreas da nossa vida – família, trabalho, ministério e finanças. Dependência significa buscar a orientação de Deus antes de agir. É um exercício de fé, pois muitas vezes não vemos o caminho completo, mas confiamos que Deus está no controle.
“Nenhum caminho é seguro sem a dependência de Deus.”
“Quando Deus lidera suas escolhas, o resultado é certo e seguro.”
Conclusão:
Moisés nos ensina que o relacionamento com Deus exige busca intencional, valorização da presença divina e dependência total. Ele foi chamado amigo de Deus porque deu passos consistentes para cultivar essa proximidade. Deus também deseja ter um relacionamento íntimo com você. Ele te convida a buscá-lo de todo o coração, a valorizar Sua presença acima de qualquer coisa e a depender completamente d’Ele em cada decisão.
“Acheguem-se a Deus, e Ele se achegará a vocês.” (Tiago 4.8)