Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Seja Bem-Sucedido em sua Espiritualidade

SÉRIE: COMO SER BEM-SUCEDIDO
SEJA BEM-SUCEDIDO EM SUA ESPIRITUALIDADE | 02/05
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas do SENHOR, e terão a vitória.” (2º Crônicas 20.20)
Não adiante dizer sim para Deus e não para os profetas do Senhor. Nem sim para os profetas e não para Deus. Ninguém será de fato bem-sucedido com uma espiritualidade fraca e instável.
“Até quando vocês vão oscilar para um lado e para o outro?” (1º Reis 18.21)
Pois aquele que é um cidadão do céu vive do pão que vem do céu e não de seu próprio braço ou intelectualidade para conquistá-lo. Instabilidade física, emocional, espiritual e profissional não combina com conquista, com ser bem-sucedido. Israel saiu do Egito e chegou até a fronteira de Canaã, um lugar chamado de Cades-Barneia. A partir daí enviaram 12 homens para olhar a terra de Canaã.
A Bíblia narra que daqueles 12 homens, 10 trouxeram um relatório muito pessimista sobre o desafio que estava adiante deles. Um relatório desacreditado, cheio de dúvidas, medos, um relatório que não resolvia nada e era fatal. Porque o povo não podia voltar e ficar ali era morte certa. Eles estavam dizendo diretamente que não acreditavam nas promessas de Deus. Porque o Senhor havia dito: “Vou lhes dar uma terra que mana leite e mel”. O pessimista pergunta: “o que adiante ter leite e ter mel se não posso entrar para experimentar?”. A falta de fé gerou uma grande crise: “Existem gigantes nela, e não podemos conquistá-la”.
Sabe o que aprendo aqui? Que os filhos de Israel estavam declarando no que eles acreditavam: Eles acreditavam ser fracos e mal sucedidos! Eles acreditavam que não conseguiriam ter sucesso. E, com isto, passaram a dizer a célebre frase que tem acompanhado muitos crentes: “NÓS NÃO PODEMOS”.
Uma fé derrotista mostra para Deus somente o tamanho do problema, Uma fé vitoriosa mostra para o problema o tamanho do teu Deus!

A PESSOA BEM-SUCEDIDA NÃO É AQUELA QUE NUNCA FRACASSOU, MAS, SIM, AQUELA QUE NUNCA DESISTIU!

Ao invés de se sentir fracassado, diga assim: e daí? Eu não posso! Mas, o meu grande e poderoso Deus tudo pode! E estou aqui na terra em missão em nome de Deus!
“Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4.13
Disse Jesus. “Tudo é possível àquele que crê.” (Marcos 9.23)
Em números 13.31-33 temos o relato de 10 homens conformados:
“Mas os homens que tinham ido com ele disseram: Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles.” (Números 13.33-34)
Em Números 14.6-9 temos o relato de dois homens vitoriosos:
“Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes e disseram a toda a comunidade dos israelitas: A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. Somente não sejam rebeldes contra o Senhor. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!” (Números 14.6-9)
Aqui temos o relato de 2 homens de fé vitoriosa. A questão central é que pessoas comuns tendem a ser pessimistas e pessoas de fé são otimistas! Observem a diferença:
Pessoas de vida conformada…
1. Tendem a enxergar o tamanho do problema ISOLADAMENTE.
“Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós.” (Números 13.31)
Pessoas bem-sucedidas abandonam o modo fatalista ou pessimista de viver. Culpar os outros, viver de justificativas e murmuração não faz de você um vitorioso, no máximo faz de você um chato.
Pessoas de vida conformada…
2. Tendem a espalhar o NEGATIVISMO ao seu redor.
“E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra.” (Números 13.32)
Você tem espalhado um relatório negativo acerca dos desafios da vida? Pessoas bem-sucedidas não aceitam ser vitimas. Pessoas negativas se tornam um ímã para atrair coisas ruins para si.
Pessoas de vida conformada…
3. Tendem a SUPERESTIMAR o tamanho do problema.
“Disseram: A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem.” (Números 13.32b)
Nunca coloque lentes de aumento para enxergar problemas
Pessoas de vida conformada…
4. Perdem a chance de CRESCEREM com Deus na fé.
“Todos os que vimos são de grande estatura. Vimos também os gigantes, os descendentes de Enaque, diante de quem parecíamos gafanhotos, a nós e a eles.” (Números 13.32-33)
Quando você não olha para Deus todo o obstáculo é grande, você só enxerga gigantes na terra. Sabe o que eles ganharam com sua falta de fé? Com seu pessimismo? Com sua incredulidade? Justamente o que acreditaram! Não puderam entrar na terra. Eles acreditaram que não seria possível, e por isto receberam exatamente isto, Deus não permitiu que toda aquela geração entrasse na terra boa. Em Marcos 11.23, Jesus nos ensinou a exercitar a fé:
“Eu lhes asseguro que se alguém disser a este monte: Levante-se e atire-se no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que acontecerá o que diz, assim lhe será feito.” (Marcos 11.23)

“Você nunca será um fracasso, até que você desista.” (Rick Warren)

Seus rendimentos crescem à medida que você cresce! Observem a diferença: Pessoas de vida vitoriosa: São como Josué e Calebe! Aqui temos dois espias que trouxeram um relatório bem diferente. Não negaram que havia gigantes na terra. Números 13.30, veja a bravura de Calebe:
“Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos!” (Números 13.30)
Você que encontra gigantes em sua caminhada, levante-se e diga comigo: É certo que venceremos! Jesus respondeu:
“O que é impossível para os homens é possível para Deus.” (Lucas 18.27)
Então, não existe impossível para nós, porque somos de Deus, andamos com Deus e vivemos para Deus!
Pessoas vitoriosas…
1. Enxergam as OPORTUNIDADES.
“A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente.” (Números 14.7)
Diga assim: Pessoas vitoriosas enxergam excelência onde outros só veem o caos.
Pessoas vitoriosas…
2. Colocam a fé para guiar a SITUAÇÃO.
“Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós.” (Números 14.8)
Aplique fé diante das crises!
Pessoas vitoriosas…
3. Fazem a sua PARTE diante de Deus.
“Somente não sejam rebeldes contra o Senhor.” (Números 14.7)
Homens de fé trabalham ao lado de Deus! Pessoas bem-sucedidas admiram pessoas bem-sucedidas, pessoas fracassadas tem inveja de pessoas bem-sucedidas. Você só vai receber e aprender aquilo que você honrar e admirar.
Pessoas vitoriosas…
4. Derrotam o espírito do MEDO.
“E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão.” (Números 14.9b)
“Pois Deus não nos deu espírito de Medo, mas de poder, de amor e de equilíbrio.” (2ª Timóteo 1.7)
Veja a diferença de visão: para os pessimistas a visão é que seriam devorados, como por uma nuvem de gafanhotos. Agora a visão de Josué e Calebe é que os inimigos que seriamo devorados como se fossem pão! Deus está dizendo: “Não tenham medo do povo desta terra”.
Pessoas vitoriosas…
5. Declaram total DEPENDÊNCIA e CONFIANÇA em Deus.
“A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não tenham medo deles!” (Números 14.9c)
Note bem, que em nenhum momento Josué e Calebe disseram que não existia gigantes na terra, todavia só não deixaram se contaminar pelo pessimismo e isto lhes roubar a fé. Eles disseram, somos capazes de vencer os gigantes, porque o Senhor está conosco!

PESSOAS BEM-SUCEDIDAS USAM SEMPRE A CHAVE DO “VALOR” PARA PASSAR POR UMA NOVA PORTA.

Conclusão:
Que Deus derrame sobre sua vida a mesma unção que deu a Josué e Calebe, uma unção graciosa de fé, coragem e ousadia. Querido você precisará desta unção para viver neste mundo cheio de gigantes! Gigantes que querem matar e roubar o que Deus tem de melhor para você, sua família e sua igreja! A Bíblia nos diz:
“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes.” (1ª Coríntios 16.13)
Quando você falar acerca dos gigantes, problemas e desafios que existem em sua vida não fale com medo; fale com fé, determinação, confiança, ousadia. Fale pensando no tamanho do seu Deus e não no tamanho dos inimigos de Deus.
Antes de dar um relatório negativo, pessimista, desacreditado, pense em Deus, porque a fé sempre dará lugar a uma palavra otimista! Creia! A vitória vem de Deus através dos que acreditam!

 

Rolar para o topo