Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Semeie Fidelidade e Colha Prosperidade

SÉRIE “6 SEMANAS SEMEANDO PARA 6 MESES DE COLHEITA” | 01/06
SEMEIE FIDELIDADE E COLHA PROSPERIDADE

mensagem pregada pela Min. Larissa Assis

“Agora, pois, diga ao meu servo Davi: ‘Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu o tirei da pastagem, onde você cuidava de ovelhas, para ser líder do meu povo de Israel. Estive com você por onde quer que tenha ido e eliminei todos os seus inimigos de diante de você. Eu o tornarei tão famoso quanto os homens mais importantes da terra. Prepararei um lugar para o meu povo de Israel e o plantarei para que tenha um lar onde possa morar; nunca mais serão perturbados, e não mais os perversos os oprimirão como antes, como no tempo em que designei juízes sobre o meu povo de Israel. Também darei a você descanso de todos os seus inimigos. ‘O Senhor declara que ele mesmo lhe estabelecerá uma dinastia. Quando chegar o seu tempo e você descansar com os seus antepassados, eu farei surgir depois de você um dos seus próprios descendentes, um filho seu, e estabelecerei o Reino dele. Ele construirá um templo para o meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre. Serei para ele um pai, e ele será para mim um filho. Quando ele pecar, eu o castigarei com vara de homens, com açoites infligidos por humanos. Mas a minha fidelidade e o meu amor leal não se afastarão dele, como se afastaram de Saul, a quem tirei da sua presença. A sua dinastia e o seu Reino permanecerão para sempre diante de mim; o seu trono será estabelecido para sempre’.” (2 Samuel 7.8-16)

Introdução:

De acordo com o texto que lemos, o que podemos aprender sobre semear fidelidade e colher prosperidade? Para colher prosperidade, o que a sua fidelidade a Deus precisa expressar?

Para colher prosperidade a sua fidelidade a Deus precisa ser expressa a partir de…

1. Uma VIDA e uma IDENTIDADE posicionadas Nele.

“Então Saul disse a Davi: — Vá, e que o Senhor esteja com você. Saul vestiu Davi com a sua própria armadura, pôs um capacete de bronze na cabeça dele, e o vestiu com uma couraça. Davi cingiu a espada sobre a armadura e tentou andar, pois jamais a havia usado. Então Davi disse a Saul: — Não posso andar com isto, porque nunca o usei. E Davi tirou aquilo de sobre si.” (1 Samuel 17.37-39)

Quando a fidelidade anda junto com o posicionamento, você não faz o que se sente pressionado a fazer e não aceita o que não é para você. Você faz aquilo que está alinhado à vontade de Deus e que O glorifica. Davi reconheceu que sua confiança não deveria estar na armadura de Saul, mas sim na confiança que ele tinha em Deus. Ele preferiu enfrentar o gigante Golias com sua própria arma, a funda, porque era isso que ele sabia usar e no que tinha experiência.

Para colher prosperidade a sua fidelidade a Deus precisa ser expressa a partir de…

2. OBEDIÊNCIA total.

“Quem obedece em parte na verdade está desobedecendo.”

“Então Davi consultou o Senhor, dizendo: — Devo perseguir esse bando? Conseguirei alcançá-lo? O Senhor respondeu: — Persiga o bando, porque você certamente o alcançará e libertará os cativos. Então Davi partiu, ele e os seiscentos homens que com ele estavam, e chegaram ao ribeiro de Besor, onde os retardatários ficaram. (…) Assim, Davi salvou tudo o que os amalequitas tinham levado. Também salvou as suas duas mulheres. Não lhes faltou coisa alguma, nem pequena nem grande, nem os filhos, nem as filhas, nem o despojo, nada do que lhes haviam tomado: Davi trouxe tudo de volta.” (1 Samuel 30.7-9,18-19)

A obediência de Davi não foi apenas parcial, mas completa e diligente. Ele não presumiu saber qual era a vontade de Deus ou confiou em sua própria capacidade para resolver a situação. Em vez disso, ele consultou o Senhor e seguiu Suas instruções precisas. Esse episódio destaca a importância de buscar a direção divina em todas as decisões, especialmente nas situações críticas onde nossos recursos e forças próprias não são suficientes.

Para colher prosperidade a sua fidelidade a Deus precisa ser expressa a partir de…

3. Um coração ARREPENDIDO.

“Então Davi disse a Natã: — Pequei contra o Senhor. E Natã respondeu: — Também o Senhor perdoou o seu pecado; você não morrerá.” (2 Samuel 12.13)

Quando confrontado por Natã, o profeta, com a gravidade de suas ações, Davi não tentou justificar-se ou minimizar seus erros. Em vez disso, ele imediatamente reconheceu sua transgressão, confessou seu pecado perante o Senhor e expressou profundo arrependimento.

Conclusão:

Ao pensar em Davi e Saul, ambos prosperaram financeiramente, mas apenas um teve continuidade! Grande honra para Davi foi ser parte de um reino que, a partir de Jesus, não teve e nem terá fim!

“Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade. Pois eu disse: A misericórdia está edificada para sempre; a tua fidelidade, tu a confirmarás nos céus. Tu disseste: Fiz uma aliança com o meu escolhido e jurei a Davi, meu servo: ‘Para sempre estabelecerei a sua posteridade e firmarei o seu trono de geração em geração’.” (Salmos 89.1-4)

“Mas o anjo lhe disse: — Não tenha medo, Maria; porque você foi abençoada por Deus. Você ficará grávida e dará à luz um filho, a quem chamará pelo nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo. Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim.” (Lucas 1.30-33)

Rolar para o topo