Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Semeando Bem para Colher Melhor

SÉRIE “6 SEMANAS SEMEANDO PARA 6 MESES DE COLHEITA” | 02/06
SEMEANDO BEM PARA COLHER MELHOR

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gálatas 6.7-9)

“Não é possível fazer boas colheitas sem plantar boas sementes.” Larissa Assis

Como tem sido a colheita da sua vida? Ela tem sido o que você deseja? Ela tem sido boa ou ruim? A vida é feita de escolhas e decisões. Cada um tem a vida que constrói a cada dia a partir de suas escolhas. As escolhas que fazemos são um direito que temos, mas não cabe a nós o direito de escolher as consequências.

“As escolhas que fazemos irão determinar o tipo de vida que vamos ter.”

Se você não tem gostado da vida que está levando e nem em quem você está se tornando, repense o que você tem semeado em sua vida. Sendo assim, o que fazer para semear bem e colher melhor?

Para semear bem e colher melhor…

1. LEMBRE-SE que o que se SEMEIA é o que se COLHE.

“Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá.” (Gálatas 6.7)

“A semeadura determina a colheita.”

Nós colhemos o que semeamos. A colheita é da mesma natureza da semeadura. Aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Assim quem semeia amizade, colhe afeto. Quem semeia amor, colhe simpatia. Quem semeia bondade, colhe misericórdia. Quem semeia no Espírito, do Espírito colhe vida eterna; mas quem semeia na carne, da carne colhe corrupção. Por isso, precisamos ser criteriosos nas escolhas das sementes que vamos lançar em nossa terra.

Para semear bem e colher melhor…

2. ENTENDA que a COLHEITA é maior que a SEMEADURA.

“… isso também colherá.” (Gálatas 6.7b)

A colheita não é apenas da mesma natureza da semeadura, mas também mais numerosa que a semeadura. Um grão de milho semeado produz em média duas espigas grandes e uma menor, ou seja, são produzidas centenas de sementes, demonstrando que a colheita é sempre maior que o plantio e assim ocorre com qualquer semente plantada. Sempre se colhe o que se semeia e em número maior. O Senhor Jesus Cristo afirmou: “Na verdade, na verdade vos digo que se o grão de trigo, caindo na terra não morrer fica ele só, mas se morrer dá muito fruto.” (João 12.24).

Para semear bem e colher melhor…

3. SAIBA que o que é SEMEADO se colhe no FUTURO.

O fruto de uma semente plantada não vem de imediato. Você não planta hoje para colher hoje. Existe um processo para o crescimento daquela semente plantada. Há um tempo de espera, mas com certeza ele virá. Como diz o apóstolo Tiago: “Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera.” (Tiago 5.7).

Para semear bem e colher melhor…

4. Mude a PLANTAÇÃO para mudar a COLHEITA.

“… Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.” (Gálatas 6.8,9)

Ao mudar a plantação muda-se também a colheita. Se a semente é ruim é necessário mudar para uma boa, para que a colheita seja mudada.

“Planta-se o que se deseja colher.”

Se você quer coisas boas? Plante coisas boas. Se você quer colher trigo? Não plante arroz. Se você não quer colher o mal? Não plante o mal. Se você quer colher o bem? Plante o bem.

Conclusão:

Você gostaria de ter resultados diferentes em sua colheita? Quer fazer uma colheita abundante e saudável? Não esqueça esses princípios:
1. O que se semeia é o que se colhe;
2. A colheita é maior que a semeadura;
3. O que é semeado se colhe no futuro;
4. Ao mudar a plantação muda-se também a colheita.

Rolar para o topo