Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Semeie Oração para Ter uma Colheita Extraordinária

SÉRIE “6 SEMANAS SEMEANDO PARA 6 MESES DE COLHEITA” | 04/06
SEMEIE ORAÇÃO PARA TER UMA COLHEITA EXTRAORDINÁRIA

mensagem pregada pela Min. Larissa Assis

“Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido.” (1 Samuel 1.27)

A partir da vida de Ana, aprendemos que quem semeia oração…

1. DERRAMA sua alma DIANTE DE DEUS.

“Certa vez, quando terminou de comer e beber em Siló, estando o sacerdote Eli sentado numa cadeira junto à entrada do santuário do Senhor, Ana se levantou e, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. (…) Enquanto ela continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca. Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam, mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: ‘Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho!’. Ana respondeu: ‘Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza’.” (1 Samuel 1.9-10,12-16)

Ana, amargurada e angustiada, derramou sua alma diante de Deus em oração sincera. Ela demonstrou que a oração verdadeira não é apenas uma formalidade, mas um desabafo profundo e genuíno. Como Ana, devemos acreditar no poder de Deus e nos abrir completamente em nossas orações.

“Quem ora acredita no poder de Deus.”

“Se estamos com dificuldade de falar com o Pai é porque ainda existe em nosso coração resquício de incredulidade.”

“A ti, Senhor, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio. Não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. Na verdade, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem motivo, procedem traiçoeiramente.” (Salmos 25.1-3)

A partir da vida de Ana, aprendemos que quem semeia oração…

2. ENTREGA ANTES mesmo de RECEBER.

“E, com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor. E fez um voto, dizendo: “Ó Senhor dos Exércitos, se tu deres atenção à humilhação de tua serva, te lembrares de mim e não te esqueceres de tua serva, mas lhe deres um filho, então eu o dedicarei ao Senhor por todos os dias de sua vida, e o seu cabelo e a sua barba nunca serão cortados.” (1 Samuel 1.10-11)

Ana fez um voto a Deus, prometendo dedicar seu futuro filho ao Senhor antes mesmo de receber a bênção. Isso demonstra a fé e a entrega antecipada que devemos ter, confiando que Deus atenderá nossas petições de acordo com Sua vontade e plano. No entanto, enquanto a oração ainda não é respondida, precisamos cuidar do nosso coração para que aquilo que desejamos roube o lugar que é somente de Deus em nossa vida.

“Cuide para que no tempo de espera você não construa um ídolo para si.”

A partir da vida de Ana, aprendemos que quem semeia oração…

3. HONRA o Senhor.

“E ela lhe disse: ‘Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor. Era este menino que eu pedia, e o Senhor concedeu-me o pedido. Por isso, agora, eu o dedico ao Senhor. Por toda a sua vida será dedicado ao Senhor’. E ali adorou o Senhor.” (1 Samuel 1.26-28)

Depois de receber a bênção, Ana cumpriu sua promessa e dedicou Samuel ao Senhor, honrando a Deus com sua gratidão. Esta atitude de reconhecimento e adoração é crucial, mostrando que devemos sempre retornar a Deus em louvor e gratidão pelas suas dádivas.

Conclusão:

Também aprendemos que quem semeia em oração colhe…

• No devido tempo.

“Assim Ana engravidou e, no devido tempo, deu à luz um filho. E deu-lhe o nome de Samuel, dizendo: ‘Eu o pedi ao Senhor’.” (1 Samuel 1.20)

• Além do que pediu.

“Samuel, contudo, ainda menino, ministrava perante o Senhor, vestindo uma túnica de linho. Todos os anos sua mãe fazia uma pequena túnica e a levava para ele, quando subia a Siló com o marido para oferecer o sacrifício anual. Eli abençoava Elcana e sua mulher, dizendo: ‘O Senhor dê a você filhos desta mulher no lugar daquele por quem ela pediu e dedicou ao Senhor’. Então voltavam para casa. O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor.” (1 Samuel 2.18-21)

A história de Ana ensina que quem semeia oração com fé e dedicação colhe frutos abundantes. Sua experiência mostra que, no tempo certo, Deus não só atende nossas necessidades, mas também nos dá além do que pedimos, recompensando nossa devoção e confiança.

Rolar para o topo