Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 29 – Não Se Prenda

ESTUDO 29 – NÃO SE PRENDA
Semana de 15 a 21 de setembro  de 2024

Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

TEXTO BÍBLICO: Lucas 9.57-62

Há alguma área da sua vida te prendendo e impedindo o avanço da obra de Deus?

Há muitas pessoas deixando de viver o melhor de Deus, o seu chamado espiritual, simplesmente porque estão ocupadas demais com a própria vida, colocando seus interesses antes dos desejos do Senhor. Se queremos descobrir e cumprir Seu plano para as nossas vidas, nada poderá estar à frente da Sua vontade. Em uma passagem simples e direta, Jesus tratou das três maiores áreas de embaraço que podem nos impedir de cumprirmos o chamado que Deus tem para nós. Vamos analisar cada uma delas.

1ª área → SEGURANÇA (Lucas 9.57-58). Neste trecho, Jesus nos ensina sobre o verdadeiro custo de segui-Lo. Muitas vezes, as pessoas não cumprem seu chamado para servir a Cristo porque não estão dispostas a sair da sua zona de conforto. Elas evitam qualquer sacrifício necessário para viver os propósitos do Reino de Deus. Em Lucas 9.23, Jesus faz um convite. Este convite exige renúncia, sacrifício e disposição para enfrentar dificuldades. Muitos não gostam da ideia de “tomar a sua cruz”, preferindo uma vida mais fácil e segura. No entanto, seguir a Jesus exige que rompamos com essa ideia de segurança. No versículo 58, Jesus está mostrando que segui-Lo pode não trazer conforto imediato, mas sim, sacrifício.
PERGUNTA PARA DISCUSSÃO: Você está disposto a deixar o conforto de lado para seguir a Jesus, mesmo que isso signifique enfrentar dificuldades?

2ª área → DINHEIRO (Lucas 9.59-60). Esse pedido de sepultar o pai, no contexto da cultura judaica, muitas vezes indicava não apenas um ato de respeito familiar, mas também uma questão ligada à herança. Naquela época, um filho só recebia sua parte da herança depois de cumprir a obrigação de sepultar o pai. Assim, o que parece ser uma preocupação com deveres familiares pode, na verdade, ter sido uma preocupação com questões financeiras. O homem, em vez de seguir a Jesus imediatamente, se viu preso pela necessidade de garantir sua herança. Não é que o trabalho, o sustento ou o crescimento financeiro sejam ruins, porém, quando o dinheiro ou a busca por segurança financeira ocupam o lugar central em nossas vidas, isso pode se tornar um obstáculo para o cumprimento do nosso chamado.
PERGUNTA PARA DISCUSSÃO: Como você pode equilibrar a busca por sustento com o propósito de Deus para a sua vida?

3ª área → RELACIONAMENTOS (Lucas 9.61-62). Neste trecho, um homem expressa o desejo de seguir Jesus, mas pede para se despedir de sua família antes. Jesus conhecia o coração do homem e sabia que ele não estava totalmente comprometido com o chamado de Deus, preso por apegos emocionais e ao passado. No Antigo Testamento, Eliseu também pediu para se despedir de sua família antes de seguir Elias, mas ele demonstrou total entrega queimando seus bois e arados, renunciando ao seu passado. Ao contrário, o homem no evangelho estava hesitante, mostrando que seus relacionamentos o estavam impedindo de seguir Jesus com seriedade. Jesus nos ensina que devemos vigiar nossos relacionamentos, pois eles podem nos afastar de nosso propósito. Não se trata de abandonar quem amamos, mas de priorizar o Reino de Deus. Qualquer relacionamento que nos prende ao passado ou nos distrai de nosso chamado deve ser avaliado.
PERGUNTA PARA DISCUSSÃO: Existe algum relacionamento na sua vida que tem te afastado de cumprir o chamado de Deus? Você está disposto a colocar Deus acima de qualquer relacionamento, mesmo que isso signifique abrir mão de algo ou alguém?

CONCLUSÃO: Segurança, dinheiro e relacionamentos são as principais áreas de embraço na vida daqueles que não sabem lidar com elas. Porém, nada pode vir antes da vontade de Deus se quisermos cumprir o Seu plano para as nossas vidas, a ponto de podermos declarar o que o apostolo Paulo disse a respeito da própria vida: Atos 20.24.

COMUNICAÇÕES:
● REDE DE MULHERES – Nossa Rede de Mulheres está chegando! O evento acontecerá no dia 20 de setembro, às 20h.
● CONFERÊNCIA FORJADOS – Sábado, dia 21 de setembro, de 16:30 às 22 horas. Somente para aqueles que fizeram inscrição.
● SEMANA DA CIDADE – 10 ANOS – Está chegando a nossa Semana Profética da Cidade! O evento acontecerá de 22 a 24 de setembro. Este ano, teremos a novidade da Semana da Cidade KIDS. Venha participar, pois serão dias proféticos para a nossa cidade!

Rolar para o topo