Siga o Mestre e Tenha Uma Pesca Maravilhosa
SÉRIE “SIGA O MESTRE” | 01/04
SIGA O MESTRE E TENHA UMA PESCA MARAVILHOSA
mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho & Acyr Júnior
“Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus. Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes. Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo. Tendo acabado de falar, disse a Simão: ‘Vá para onde as águas são mais fundas’, e a todos: ‘Lancem as redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes’. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se. Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar. Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: ‘Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!’. Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: ‘Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens’. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.” (Lucas 5.1-11)
A “pesca maravilhosa” é um episódio que nos ensina lições profundas sobre fé, obediência e o poder de Deus em nossas vidas. Nesta passagem, vemos como um simples ato de fé e obediência a Jesus pode transformar uma situação aparentemente sem esperança em um poderoso testemunho sobrenatural.
Pedro, André, Tiago e João haviam trabalhado a noite toda sem nenhum sucesso. Estavam voltando cansados e com as redes vazias. Não tinham nada para oferecer aos seus clientes. O saldo era negativo. Não havia esperança até que o Mestre, Jesus, entra em cena. E o que aconteceu quando Jesus entrou em cena? Inesperadamente, uma “pesca maravilhosa” aconteceu. Quando todos os recursos humanos se esgotaram, quando todas as possibilidades se foram, Jesus entrou em cena e o milagre aconteceu.
À semelhança daqueles pescadores, talvez você esteja decepcionado, frustrado, cansado e até pensando em desistir de viver, porém, Jesus também está chegando em sua vida hoje e Ele deseja dar a você uma “pesca maravilhosa”, um milagre extraordinário. E o que você precisa fazer para ter uma “pesca maravilhosa”?
Para seguir o Mestre e ter uma pesca maravilhosa…
1. CONFIE em Suas palavras.
“Tendo acabado de falar, disse a Simão: ‘Vá para onde as águas são mais fundas’, e a todos: ‘Lancem as redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes’.” (Lucas 5.4-5)
Pedro e seus companheiros tinham passado a noite inteira pescando sem sucesso. Eles eram pescadores experientes e sabiam que aquele era o momento mais improvável para se pegar alguma coisa. Porém, depois de despedir a multidão, Jesus se dirige a Pedro e lhe dá uma ordem: ”vá para onde as águas são mais fundas”. Para todos, ele também dá uma ordem: “lancem as redes para a pesca”. Pedro garante a Jesus que o mar não estava para peixe, que todo esforço havia sido em vão. Entretanto, ao mesmo tempo em que ele expressa sua total impossibilidade de êxito, movido por uma confiança inabalável, ele diz: “Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.
Muitas vezes, em nossas vidas, enfrentamos situações onde nossos esforços parecem inúteis e estamos prestes a desistir. É nesses momentos que devemos confiar nas palavras de Jesus, mesmo quando tudo parece perdido. Sua orientação é sempre a melhor, mesmo quando não entendemos.
“Você pode ter controle sobre o barco e sobre a rede, mas quem tem poder sobre o mar e sobre os peixes é Jesus.”
Para seguir o Mestre e ter uma pesca maravilhosa…
2. OBEDEÇA as Suas ordens.
“Simão respondeu: ‘Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes’. Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se.” (Lucas 5.5-6)
Pedro obedeceu a ordem dada por Jesus e, quando as redes foram lançadas, um cardume de peixes começou a pular dentro das redes. Eles nunca tinham visto isso antes. Era algo extraordinário. O barco em que estavam não conseguiu comportar a quantidade de peixes.
Obedecer a Jesus pode nos levar a bênçãos que nunca imaginamos. Por isso, devemos estar prontos para obedecer, mesmo quando a ordem de Jesus não fizer nenhum sentido. Obedeça a ordem do Mestre e prepare-se para ser surpreendido por Ele.
Para seguir o Mestre e ter uma pesca maravilhosa…
3. COMPARTILHE aquilo que você recebeu.
“Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-lo; e eles vieram e encheram ambos os barcos, a ponto de quase começarem a afundar.” (Lucas 5.7)
As redes se romperam por causa da grande quantidade de peixes. Então, eles fizeram sinal para que outro barco viesse a seu encontro para salvar o resultado da pescaria milagrosa. Para quem não tinha conseguido nada, eles agora alcançavam um resultado que nunca tinham visto.
Quando Deus nos abençoa abundantemente, quando Ele nos dá uma “pesca maravilhosa”, Ele deseja que usemos essas bênçãos para ajudar e abençoar outras pessoas. Quando somos abençoados por Deus com uma “pesca maravilhosa”, é nosso dever compartilhar com outras pessoas.
Para seguir o Mestre e ter uma pesca maravilhosa…
4. RECONHEÇA-O como o Deus da sua vida.
“Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: ‘Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!’. Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão.” (Lucas 5.8-10a)
Pedro reconhece que Jesus é Deus e que ele próprio não passa de um mísero pecador, que não tem direito de estar ao lado de Jesus. Pedro está convicto de que Jesus é mais do que alguém que tem poder para fazer milagres. Pedro reconhece que Jesus é Deus!
Quando reconhecemos que Jesus é Deus, reconhecemos, também quem nós somos: pobres e insignificantes pecadores. Pedro reconheceu que Jesus é santo. Pedro sabia que com os seus pecados não poderia estar face a face com aquele que é santo e sublime.
Conclusão:
Confie no Mestre, obedeça suas ordens, compartilhe o que você recebeu dele e o reconheça como o Deus da sua vida! Ele não quer apenas salvar a sua vida e lhe conceder uma “pesca maravilhosa”, mas também deseja transformar você em um discípulo extraordinário.