Discípulos Como Ananias
DISCÍPULOS COMO ANANIAS
mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho & Acyr Júnior
“Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: ‘Ananias!’. ‘Eis-me aqui, Senhor’, respondeu ele. O Senhor lhe disse: ‘Vá à casa de Judas, na rua chamada Direita, e pergunte por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está orando; numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver’. Respondeu Ananias: ‘Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém. Ele chegou aqui com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que invocam o teu nome’. Mas o Senhor disse a Ananias: ‘Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Mostrarei a ele o quanto deve sofrer pelo meu nome’. Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: ‘Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo’. Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado e, depois de comer, recuperou as forças. Saulo passou vários dias com os discípulos em Damasco.” (Atos 9.10-19)
Ananias nos lembra que Deus usa pessoas improváveis para cumprir Seus propósitos extraordinários. Sua vida é um exemplo do que significa ser um discípulo pronto a obedecer e ajudar a firmar outros na fé. A igreja dos nossos dias precisa urgentemente de discípulos como Ananias. Então, como podemos nos tornar discípulos como Ananias?
Discípulos como Ananias…
1. Atendem prontamente o CHAMADO de Deus.
“Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: ‘Ananias!’. ‘Eis-me aqui, Senhor’, respondeu ele.” (Atos 9.10)
“Um consolidador é uma ponte entre uma experiência inicial com Deus e uma vida espiritual madura.”
Discípulos como Ananias…
2. Colocam a FÉ acima do MEDO.
“Respondeu Ananias: ‘Senhor, tenho ouvido muita coisa a respeito desse homem e de todo o mal que ele tem feito aos teus santos em Jerusalém’.” (Atos 9.13)
“Coragem não é a ausência de medo, mas a decisão de obedecer apesar do medo.”
Discípulos como Ananias…
3. OBEDECEM mesmo sem saber tudo.
“Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: ‘Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo’.” (Atos 9.17)
“A obediência não está fundamentada no conhecimento completo dos planos de Deus, mas na fé em quem dá as instruções.”
Discípulos como Ananias…
4. Servem como INSTRUMENTOS de Deus.
“Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado.” (Atos 9.18)
“Discípulos como Ananias são instrumentos de Deus para a realização de milagres e mudanças profundas na vida de outras pessoas.”
Conclusão:
Ananias é um exemplo inspirador de como Deus usa pessoas comuns para realizar feitos extraordinários. Ele não era um apóstolo, um líder proeminente ou uma figura pública; era um discípulo fiel. Ananias atendeu o chamado de Deus, enfrentou o medo com coragem e fé, obedeceu sem questionar e foi um instrumento poderoso de restauração e consolidação.