Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Era Tanto Azeite que Faltaram Vasilhas

SÉRIE “EXPANSÃO EXTRAVAGANTE” | 02/04
ERA TANTO AZEITE QUE FALTARAM VASILHAS

mensagem pregada pelos pastores Tatiana Ramos & Marcelo Coelho

“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: Traga-me mais uma”. Mas ele respondeu: ‘Já acabaram’. Então o azeite parou de correr.” (2 Reis 4.6)

Este versículo revela que Deus tem o poder de suprir nossas maiores necessidades de maneira abundante, quando agimos com fé e obediência. Ao refletirmos sobre essa história, veremos três lições que nos ajudam a compreender como Deus age em nossas vidas hoje, quando há fé e obediência?

Quando há fé e obediência…

1. Deus usa até o pouco que temos para realizar grandes coisas.

“Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: ‘Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos’. Eliseu perguntou-lhe: ‘Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?’ E ela respondeu: ‘Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite’.” (2 Reis 4.1-2)

Quando a viúva recorre a Eliseu, ela traz consigo apenas uma pequena quantidade de azeite. Ela estava em uma situação difícil, mas Deus usou aquela pequena porção de azeite para realizar um milagre de grande proporção. O azeite que parecia ser insuficiente se tornou a chave para o grande milagre que Deus operou.

“O milagre, portanto, depende do que se tem.”

O que importa não é a quantidade, mas a disposição em confiar e entregar nas mãos de um Deus que sabe multiplicar.

Quando há fé e obediência…

2. Agimos para que milagres aconteçam.

“Então disse Eliseu: ‘Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo’. Depois disso, ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam.” (2 Reis 4.3-5)

A Bíblia relata que, para sair da crise, aquela viúva precisou pegar vasilhas emprestadas de seus vizinhos. Ela agiu com fé, confiando na palavra do homem de Deus!

“O tamanho do seu milagre é proporcional ao tamanho da sua fé.”

Quanto maior for a sua fé, maior será o seu milagre. Grandes milagres são gerados por uma grande fé. O profeta disse à mulher: “…Mas, peça muitas (vasilhas)…” (2 Reis 4.3b).

“Os milagres que você viverá serão resultado dos seus movimentos de fé.”

Considere onde você precisa agir em fé. Há algo que Deus está pedindo que você faça? Dê o primeiro passo e confie que Ele fará o resto.

Quando há fé e obediência…

3. A expansão do que é derramado torna-se ilimitada.

“Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: ‘Traga-me mais uma’. Mas ele respondeu: ‘Já acabaram’. Então o azeite parou de correr.” (2 Reis 4.6)

Ao obedecer à orientação do profeta Eliseu, cada vasilha foi sendo cheia de forma milagrosa. No entanto, quando já não havia mais nenhuma vasilha disponível para ser preenchida, a passagem bíblica nos revela que o azeite parou de correr. É importante notar que o azeite não acabou. Se houvesse mais vasilhas, Deus certamente continuaria derramando! O que isso nos mostra? Isso nos mostra que os limites não estão no poder de Deus, mas naquilo que colocamos à Sua disposição. Não deixe que suas “vasilhas” sejam o limite para o agir de Deus.

“Deus só pode encher aquilo que colocamos diante d’Ele.”

Conclusão:

Quando Deus decide abençoar, Ele o faz de maneira ilimitada, expandindo nossas expectativas e suprindo nossas necessidades de forma extraordinária. No entanto, para vivermos essa abundância, precisamos agir com fé e obediência, confiando em Sua palavra e fazendo o que Ele nos pede, mesmo que não entendamos o como ou o porquê. Além disso, Deus não exige grandes recursos de nós, mas usa o que temos, por mais pequeno que pareça, para realizar Seus milagres. Hoje, somos chamados a arrumar “muitas vasilhas” para o que Deus tem preparado para nós. Se estivermos dispostos a confiar n’Ele e obedecer, veremos o azeite da bênção de Deus transbordar em nossas vidas.

Rolar para o topo