Abraão – O Passo da Entrega
SÉRIE “PASSOS PARA EXPANSÃO” | 01/08
ABRAÃO – O PASSO DA ENTREGA
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: ‘Abraão!’. Ele respondeu: ‘Eis-me aqui’. Então disse Deus: ‘Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei’. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Disse ele a seus servos: ‘Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos’. Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai Abraão: ‘Meu pai!’. ‘Sim, meu filho’, respondeu Abraão. Isaque perguntou: ‘As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?’. Respondeu Abraão: ‘Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho’. E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: ‘Abraão! Abraão!’. ‘Eis-me aqui’, respondeu ele. ‘Não toque no rapaz’, disse o Anjo. ‘Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho’. Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor proverá’. Por isso até hoje se diz: ‘No monte do Senhor se proverá’.” (Gênesis 22.1-14)
Essa história nos desafia profundamente. Muitas vezes, Deus nos pede para entregar algo precioso – seja um sonho, um plano ou um relacionamento – como um passo de fé. Será que estamos dispostos a confiar em Deus em situações difíceis? O passo da entrega envolve, pelo menos, três atitudes fundamentais que podemos aprender com a história de Abraão.
O Passo da entrega envolve…
1. Confiança na SOBERANIA de Deus.
“Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: ‘Abraão!’. Ele respondeu: ‘Eis-me aqui’. Então disse Deus: ‘Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei’. Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado.” (Gênesis 22.1-3)
Confiar na soberania de Deus significa acreditar que Ele sabe o que está fazendo, mesmo quando não entendemos. Abraão não perguntou “Por quê?”, apenas disse: “Eis-me aqui.” Isso é confiança.
“Na escola da fé teremos duras provas ou jamais saberemos onde estamos na caminhada espiritual.” (Hernandes Dias Lopes)
O Passo da entrega envolve…
2. OBEDIÊNCIA Total e Imediata.
“Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Disse ele a seus servos: ‘Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos’. Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai Abraão: ‘Meu pai!’. ‘Sim, meu filho’, respondeu Abraão. Isaque perguntou: ‘As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?’. Respondeu Abraão: ‘Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho’. E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.” (Gênesis 22.3-10)
A obediência a Deus muitas vezes exige ação imediata, mesmo quando não entendemos completamente o propósito. Abraão não sabia como tudo terminaria, mas ele obedeceu porque confiava no caráter de Deus. A obediência parcial ou tardia não é verdadeira obediência. Quando Deus nos chama, Ele espera que respondamos prontamente.
“Nossa fé não será realmente testada até que Deus nos peça para suportar o que parece insuportável, a fazer o que parece exagerado e a esperar o que parece impossível.” (Hernandes Dias Lopes)
O Passo da entrega envolve…
3. Experimentar a PROVISÃO de Deus.
“Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: ‘Abraão! Abraão!’. ‘Eis-me aqui’, respondeu ele. ‘Não toque no rapaz’, disse o Anjo. ‘Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho’. Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de ‘O Senhor proverá’. Por isso até hoje se diz: ‘No monte do Senhor se proverá’.” (Gênesis 22.11-14)
Quando confiamos e obedecemos a Deus, experimentamos Sua provisão. Ele nunca nos abandona nas provas, e sempre tem uma solução perfeita preparada para nós. Às vezes, a provisão de Deus não chega antes, mas no momento exato. Isso nos ensina a depender completamente dEle.
“Deus dá a sua provisão no lugar onde Ele pede que estejamos.”
Conclusão:
O que Deus está pedindo que você entregue hoje? Talvez seja um sonho, uma preocupação, um relacionamento ou até mesmo um pecado que está segurando você. Assim como Abraão, confie na soberania de Deus, obedeça imediatamente e creia que Ele proverá tudo o que você precisa. A Bíblia diz:
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmo 37.5)