Davi – O Passo da Coragem
SÉRIE “PASSOS PARA EXPANSÃO” | 06/08
DAVI – O PASSO DA CORAGEM
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Davi disse a Saul: ‘Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele’. Respondeu Saul: ‘Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade’. Davi, entretanto, disse a Saul: ‘Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu’. Diante disso Saul disse a Davi: ‘Vá, e que o Senhor esteja com você’.” (1 Samuel 17.32-37)
Davi não era destemido por sua própria força ou habilidade, mas pela confiança que tinha em Deus. Sua coragem foi impulsionada pela sua fé na fidelidade de Deus que o havia livrado em momentos anteriores e, com certeza, o livraria novamente. A história de Davi nos ensina como podemos dar passos de coragem, independentemente das dificuldades ou gigantes em nosso caminho. Para dar passos de coragem, assim como Davi, é necessário cultivar algumas atitudes que nos ajudam a enfrentar os gigantes da vida. Quais são essas atitudes?
Para dar passos de coragem…
1. Confie na FIDELIDADE de Deus.
“Davi, entretanto, disse a Saul: ‘Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai. Quando aparece um leão ou um urso e leva uma ovelha do rebanho, eu vou atrás dele, atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca. Quando se vira contra mim, eu o pego pela juba, atinjo-o com golpes até matá-lo. Teu servo é capaz de matar tanto um leão quanto um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles, pois desafiou os exércitos do Deus vivo. O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu’. Diante disso Saul disse a Davi: ‘Vá, e que o Senhor esteja com você’.” (1 Samuel 17.32-37)
Para dar passos de coragem…
2. Decida AGIR mesmo quando DUVIDAREM de você.
“Respondeu Saul: ‘Você não tem condições de lutar contra este filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade’.” (1 Samuel 17.33)
“A coragem não vem da aprovação dos outros, mas da certeza de que estamos seguindo a direção de Deus.”
Para dar passos de coragem…
3. Reconheça que a VITÓRIA vem de Deus, não da sua FORÇA.
“E Davi disse ao filisteu: ‘Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos’.” (1 Samuel 17.45-47)
“A coragem não é sobre o que somos capazes de fazer por nós mesmos, mas sobre o que Deus pode fazer através de nós.”
Conclusão:
A história de Davi nos ensina que a coragem não vem de nossa própria força, mas da confiança em Deus. Quando enfrentamos gigantes, como Davi, precisamos acreditar na fidelidade de Deus, agir com coragem mesmo quando os outros duvidam de nós e reconhecer que a vitória vem de Deus, e não de nossas forças.
“Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos.” (1 Samuel 17.46)