Famílias que Cuidam, Vidas que se Expandem
SÉRIE “FAMÍLIA – CUIDAR PARA EXPANDIR”
FAMÍLIAS QUE CUIDAM, VIDAS QUE SE EXPANDEM
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro. O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. Também teve ainda sete filhos e três filhas. À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque. Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos. Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração. E então morreu, em idade muito avançada.” (Jó 42.10-17)
Jó é conhecido por sua fé inabalável diante das adversidades, mas, principalmente por ser um exemplo marcante de alguém que cuidou com zelo da sua família em todos os aspectos e viu sua descendência se expandir. Cuidar bem da família vai requerer de nós um compromisso diário que vai abranger fé, amor, intercessão, justiça e resiliência. Hoje, vamos entrar na casa de Jó, pois a sua experiência de vida vai nos ajudar a responder a seguinte pergunta: “Como cuidar bem da família e vê-la se expandir?”.
Para cuidar bem da família e vê-la se expandir…
1. Viva de maneira íntegra e justa.
“Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; temia a Deus e evitava o mal.” (Jó 1.1)
Jó é descrito como um homem íntegro e justo. Sua vida era marcada por retidão e isso garantia uma base sólida para sua família. Jó temia a Deus e evitava praticar o mal. Ele conduzia seus negócios e sua casa com honestidade, sendo um exemplo moral para sua esposa e seus filhos.
“Não existe base para expansão em um lar onde o exemplo é divorciado da palavra.”
“A integridade guia o honesto para o bom caminho, mas a falsidade leva o desonesto à destruição. […] A integridade abre caminhos para uma vida reta, mas os maus são destruídos pela própria maldade. A honestidade do justo é o seu melhor seguro, mas os desonestos são apanhados em sua própria ambição.” (Provérbios 11:3,5-6 AM)
Para cuidar bem da família e vê-la se expandir…
2. Seja constante em suas disciplinas espirituais.
“Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: ‘Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus’. Essa era a prática constante de Jó.” (Jó 1.5)
Jó também estava atento às necessidades espirituais da sua família. Ele tomava a iniciativa de chamar os seus filhos para que se purificassem, intercedia por eles, oferecia sacrifícios para que eles fossem preservados do pecado. Jó era um homem constante em suas disciplinas espirituais.
A Bíblia diz: “Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.1-3)
Para cuidar bem da família e vê-la se expandir…
3. Demonstre amor e respeito mútuo.
“Então sua mulher lhe disse: Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! Ele respondeu: Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.” (Jó 2.9,10)
Em um dos momentos mais difíceis da sua vida, cheio de feridas terríveis do alto da cabeça à sola dos pés, Jó demonstrou como ele amava e respeitava a sua esposa. Ele não sucumbiu à amargura ou à acusação contra sua esposa, mas manteve uma postura de amor e respeito. É importante destacar que Jó não chamou sua esposa de insensata, mas declarou que ela estava falando como uma insensata, e explicou o motivo: “Vamos aceitar o bem dado por Deus, e não o mal?”. Mesmo vivendo uma dor insuportável, Jó foi capaz de demonstrar amor e respeito.
A Bíblia diz: “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (1 Coríntios 13.4-7)
Para cuidar bem da família e vê-la se expandir…
4. Persevere na fé mesmo diante das lutas.
“Embora ele me mate, ainda assim esperarei nele; certo é que defenderei os meus caminhos diante dele.” (Jó 13.15)
Mesmo depois de perder tudo, Jó não abandonou a sua fé, pois ele entendia que cuidar bem da família também é manter a fé viva a despeito das circunstâncias adversas. Sua fé perseverante serviu como alicerce para sua família, promovendo esperança e resiliência em tempos difíceis. A Bíblia diz:
“Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele.” (Hebreus 10.38)
Para cuidar bem da família e vê-la se expandir…
5. Confie sempre nos planos de Deus.
“Então Jó respondeu ao Senhor: Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42.1,2)
Independente de todas as circunstâncias que ele enfrentou em sua vida, Jó manteve seu coração ancorado nos planos de Deus. A convicção de que Deus pode todas as coisas e não falha em Seus propósitos sustentou o coração de Jó durante toda sua vida! Essa declaração é uma das mais profundas expressões de rendição e confiança nas Escrituras. Ela mostra que, mesmo sem entender os caminhos de Deus no início, Jó termina sua prova com uma convicção firme de que tudo o que Deus promete se cumpre no tempo certo e da forma certa.
Certa vez, Deus disse ao seu povo através do profeta Jeremias: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)
“A confiança plena nos planos de Deus é um alicerce inabalável para famílias que desejam viver a expansão.”
Conclusão:
Para cuidar bem da família e vê-la se expandir…
1. Viva de maneira íntegra e justa.
2. Seja constante em suas disciplinas espirituais.
3. Demonstre amor e respeito mútuo.
4. Persevere na fé mesmo diante das lutas.
5. Confie sempre nos planos de Deus.
A história de Jó, que cuidou bem da sua família e viu a sua expansão, nos inspira a viver uma vida de integridade, rendição, amor, perseverança e fé. E qual foi o resultado de tudo isso na vida de Jó? Restauração, restituição e expansão:
“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro. O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. Também teve ainda sete filhos e três filhas. […] Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos. Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração. E então morreu, em idade muito avançada.” (Jó 42.10-17)
Jó nos ensinou que famílias que cuidam geram vidas que se expandem. Será que temos cuidado bem das nossas famílias a ponto de ver as vidas se expandindo? As pessoas da nossa família têm experimentado expansão a partir do nosso exemplo de vida? A expansão vai chegar para aqueles que vivem conosco se aprendermos a cuidar da nossa família com integridade, com retidão, com amor, com perseverança e com fé!