Cuidando das Emoções da Família
SÉRIE “FAMÍLIA – CUIDAR PARA EXPANDIR”
CUIDANDO DAS EMOÇÕES DA FAMÍLIA
mensagem pregada pela Min. Simone Alves
EMOÇÕES – respostas aos estímulos que se manifestam no corpo.
SENTIMENTOS – interpretações da experiência.
A emoção, o sentimento e o comportamento são regidos pelo cérebro.
- Emoção – acontece no corpo e dá para ver.
- Sentimento – acontece na mente e dá para esconder.
Emoções básicas que regem a nossa vida:
RAIVA
TRISTEZA
MEDO
ALEGRIA
SOU RESPONSÁVEL PELO QUE SAI DE MIM, E NÃO PELO QUE SAI DO OUTRO
Podemos ter comportamentos mais intencionais e adequados. É possível ter novos comportamentos. Você escolhe: vingança ou paz. A Bíblia diz:
“Irai, mas não pequeis…” (Efésios 4.26)
“…saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo.” (Gênesis 4.7)
Cuidar das emoções exige conhecê-las, identificá-las, validá-las, para então dar um destino a elas.
FAMÍLIA
É o primeiro grupo social para pertencer e para o desenvolvimento humano. Neste sistema, recebemos cuidado, afeto, limites. Por mais funcional que a família seja, e mais saudável que o casal parental seja, como humanos, haverá alguma falha. Pós-queda, o sofrimento e os males passaram a fazer parte da experiência humana. Encontramos registros na Bíblia de famílias imperfeitas, que tiveram a oportunidade de se alinharem à vontade de Deus:
- Medo – Adão (Gênesis 3.10)
- Inveja e fúria – Caim e Abel (Gênesis 4.7)
- Predileção e engano – Isaque e Rebeca – filhos Esaú e Jacó
- Rivalidade – Abraão e Sara – Hagar
- Predileção e inveja – Jacó, Raquel e Lia – filhos
- Cobiça, adultério, incesto, assassinato – Davi – filhos
Desenvolvimento:
Aprenderemos com Noé como cuidar das emoções da família para expandirem. Noé era da idade de 500 anos e tinha três filhos na época em que o Senhor viu a perversidade do homem aumentar na terra; toda a inclinação dos pensamentos do coração do homem era sempre para o mal.
Então o Senhor se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra, e isso cortou-lhe o coração. Mas o Senhor foi bondoso com Noé. Vamos ler o texto:
“Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior. “Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento”. Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.” (Gênesis 6.9-22)
Para cuidar das emoções da família, é necessário…
1. MANTER UM RELACIONAMENTO COM DEUS.
“… Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” (Gênesis 6.9)
“Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.” (Gênesis 6.18)
Noé andava com Deus. Esse relacionamento o tornou um homem justo e íntegro, se destacando do povo de sua época e inspirando sua família.
Sua família foi preservada pelo relacionamento que Noé tinha com Deus.
Para cuidar das emoções da família, é necessário…
2. EXERCITAR A FÉ.
“Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.” (Gênesis 6.22)
Ele seguiu a direção de Deus e envolveu a família no propósito de construir a arca. Manteve sua fé ativa no processo da construção e ativou a fé da família. Quem segue a direção de Deus, cuida da família. A Bíblia diz:
“Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente.” (1 Timóteo 5.8)
Como igreja, família também precisamos cuidar da área emocional, sendo rede de apoio aos que necessitam. A Bíblia diz:
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.
Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros… Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (Colossenses 3.12-14)
Para cuidar das emoções da família, é necessário…
3. ESPERAR O TEMPO DE DEUS.
“Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra.” (Gênesis 7.6)
Noé saiu da arca com 601 anos: “No primeiro dia do primeiro mês do ano seiscentos e um da vida de Noé, secaram-se as águas na terra.” (Gênesis 8.13)
A humanidade tem se tornado cada vez mais imediatista. Mas, enquanto esperamos, somos aperfeiçoados, lidamos com as nossas fragilidades e imperfeições, e as da família.
Tipos de espera:
- Cumprimento de uma promessa
- Cura
- Conquista
- Processo na justiça
Após esse período, quando Deus ordena que Noé saia da arca, este constrói um altar dedicado ao Senhor (Gênesis 8.20-21). O Senhor se agradou do sacrifício e disse a si mesmo que nunca mais amaldiçoaria a terra por causa do homem. E Ele descreve a natureza humana:
“…pois o seu coração é inteiramente inclinado para o mal desde a infância.” (Gênesis 8.21)
Deus estabeleceu uma aliança com Noé, seus filhos e seus descendentes:
“Então disse Deus a Noé e a seus filhos que estavam com ele: ‘Vou estabelecer a minha aliança com vocês e com os seus futuros descendentes’ …” (Gênesis 9.8-9)
Conclusão:
A família de Noé não era perfeita, mas Noé e sua família permaneceram firmes com Deus, e Deus estabeleceu uma aliança com esta família.
Para você e sua família cuidarem das emoções e expandirem…
- Andem com Deus
- Obedeçam a Ele
- Aguardem o tempo Dele