Cuidando das Finanças em Dias de Instabilidades
SÉRIE “FAMÍLIA – CUIDAR PARA EXPANDIR”
CUIDANDO DAS FINANÇAS EM DIAS DE INSTABILIDADES
mensagem pregada pelo Pr. Clayton Lista
Algumas dicas práticas para uma boa administração dos recursos financeiros na família:
• Descreva seu orçamento com detalhes – Liste todas as suas receitas e despesas mensais, identificando com clareza para onde está indo o seu dinheiro. Quanto mais específico, melhor será o controle.
• Avalie suas prioridades e identifique o que não pode ficar de fora do orçamento – Analise o que é essencial (moradia, alimentação, transporte, saúde) e o que pode ser reduzido ou eliminado. Esse é um bom momento para perceber quais gastos são supérfluos.
• Seja cirúrgico, decidido e firme nos cortes – Não hesite em cortar gastos que não agregam valor real à sua vida. Comprometa-se com as mudanças necessárias para alcançar seus objetivos financeiros.
• Se tiver dívidas, utilize os recursos economizados para quitá-las – Priorize o pagamento das dívidas, especialmente aquelas com juros altos. Isso ajudará a aliviar seu orçamento no médio e longo prazo.
• Após quitar suas dívidas, canalize esse valor para investimentos – O dinheiro que antes era usado para pagar dívidas pode agora ser direcionado para construir uma reserva de emergência e investir no seu futuro.
Hoje, vamos olhar para a experiência de um homem chamado Jó e aprender com ele sobre o cuidado que devemos ter com as finanças em dias de instabilidades:
“E sucedeu um dia, em que seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho, na casa de seu irmão primogênito, que veio um mensageiro a Jó, e lhe disse: Os bois lavravam, e as jumentas pastavam junto a eles; e deram sobre eles os sabeus, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando este ainda falando, veio outro e disse: Fogo de Deus caiu do céu, e queimou as ovelhas e os servos, e os consumiu, e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro e disse: Ordenando os caldeus três tropas, deram sobre os camelos, e os tomaram, e aos servos feriram ao fio da espada; e só eu escapei para trazer-te a nova. Estando ainda este falando, veio outro e disse: Estando teus filhos e tuas filhas comendo e bebendo vinho, em casa de seu irmão primogênito, eis que um grande vento sobreveio dalém do deserto, e deu nos quatro cantos da casa, que caiu sobre os jovens, e morreram; e só eu escapei para trazer-te a nova. Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor. Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” (Jó 1.13-22)
A partir da experiência de Jó e de sua família, o que precisa ser feito para cuidar bem das finanças em dias de instabilidades?
Para cuidar das finanças em dias de instabilidades…
1. PERMANEÇA NAS PROMESSAS DE DEUS.
“Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça, prostrou-se em terra e adorou. E disse: — Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu, e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.” (Jó 1.20-22)
Em alguns momentos da vida, olhamos ao nosso redor e enxergamos apenas desastres, instabilidade e problemas. Mas, por mais adversas que sejam as circunstâncias, elas jamais serão maiores que as promessas de Deus. Cuidar das finanças não está relacionado apenas a uma boa organização financeira. Cuidar também significa permanecer firme nas promessas. A Bíblia diz:
“Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus.” (2 Coríntios 9.10-11)
É natural, em momentos de instabilidade, focarmos apenas nos problemas, nas circunstâncias e nas situações difíceis. Acabamos nos esquecendo de olhar para as coisas boas ao nosso redor e de lembrar das promessas de Deus.
A Bíblia diz: “Tenho grande alegria no Senhor! A minha alma se alegra no meu Deus, porque me cobriu de vestes de salvação e me envolveu com o manto de justiça, como noivo que se adorna de turbante, como noiva que se enfeita com as suas joias. Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor diante de todas as nações.” (Isaías 61.10-11)
Se está difícil, lembre-se das promessas.
Para cuidar das finanças em dias de instabilidades…
2. DECLARE AS PROMESSAS DE DEUS.
“Quanto a mim, eu buscaria a Deus e a ele entregaria a minha causa. Deus faz coisas grandes e insondáveis, maravilhas que não se podem enumerar. Faz chover sobre a terra e envia águas sobre os campos.” (Jó 5.8-10)
O combustível para o fracasso é a reclamação. Nada pior do que uma declaração negativa para tornar o seu dia instável, infrutífero e desastroso. Clame ao Senhor para derramar chuvas sobre suas sementes, mas, antes de pedir chuva, é preciso plantar palavras frutíferas. A Bíblia diz: “Porque ele faz a ferida, e ele mesmo a faz sarar; ele fere, e as suas mãos curam. De seis angústias ele o livrará, e na sétima o mal não tocará em você. Na fome ele livrará você da morte; na guerra, do poder da espada. Você estará abrigado do açoite da língua e, quando vier a destruição, não ficará com medo. Da destruição e da fome você dará risada, e dos animais da terra não terá medo. Porque, com as pedras do campo, você fará aliança, e os animais selvagens viverão em paz com você. Saberá que a sua tenda está em paz; percorrerá as suas posses e não achará falta de nada. Saberá que a sua descendência se multiplicará, e que a sua posteridade será como a erva da terra.” (Jó 5.18-25)
Sua declaração revela a quem você serve. Se suas finanças não estão bem, a responsabilidade é sua. Então, posicione-se como um filho amado e volte para os braços do Pai. Não tenha vergonha de retornar. Não tenha vergonha de reconhecer seus erros. Mas não permita que a sua boca declare o fracasso.
Para cuidar das finanças em dias de instabilidades…
3. DESCANSE NAS PROMESSAS DE DEUS.
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42.2)
Deus nos promete a Sua fidelidade e a Sua prosperidade, por isso, não temos motivos para viver atormentados. O descanso, aqui, não se trata apenas de parar o corpo, mas de encontrar alívio para a mente. Jó afirma que há um plano e que nenhuma circunstância pode tirar o lugar de um filho amado. Você pode não estar vendo, mas há um mover ao seu redor, preparando e pavimentando o caminho da vitória. Descanse. Tenha fé. A Bíblia diz:
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.” (Hebreus 11.1)
Eu sei que todas essas circunstâncias e instabilidades que enfrentamos nos sobrecarregam e nos deixam fadigados. Muitas vezes, não conseguimos pensar em outra coisa, a não ser em como sair dessa situação. Mas hoje você já aprendeu: permanecer, declarar e descansar nas promessas de Deus. A Bíblia diz:
“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.” (Mateus 11.28-30)
Não tenha medo de conversar sobre seus desafios com sua família, compartilhando como está a situação no momento — mesmo que isso cause vergonha ou insegurança.
Considere uma questão importante: você precisa respeitar a unção e a sabedoria que Deus derramou sobre seu cônjuge e filhos. Portanto, descanse, pois o que hoje parece instabilidade, amanhã se tornará um testemunho. A Bíblia diz:
“Então clamam ao Senhor na sua angústia, e ele os livra das suas dificuldades. Faz cessar a tormenta, e acalmam-se as suas ondas. Então se alegram, porque se aquietaram; assim os leva ao seu porto desejado.” (Salmo 107.28-30)
Conclusão:
“Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; e se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Provérbios 3.9-10)
Para cuidar das finanças em dias de instabilidades…
1. PERMANEÇA NAS PROMESSAS DE DEUS.
2. DECLARE AS PROMESSAS DE DEUS.
3. DESCANSE NAS PROMESSAS DE DEUS.