Agentes de Amor e Cuidado para nossas Crianças
SÉRIE “FAMÍLIA – CUIDAR PARA EXPANDIR”
AGENTES DE AMOR E CUIDADO PARA NOSSAS CRIANÇAS
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
Em nossos dias, apesar das crianças já terem seu valor reconhecido, percebemos famílias com dificuldades nos suprimentos de suas necessidades básicas e fragilizadas em seus papéis familiares, além de uma sociedade que as desprotege com as variadas ideologias atuais. É por isso que o indivíduo resgatado por Cristo, pertencente a uma família e à Igreja de Jesus, tem um papel importantíssimo como agente de amor e cuidado para nossas crianças. E quais são os papéis que estes agentes precisam desenvolver a fim de demonstrarem amor e cuidado para nossas crianças?
Agentes de amor e cuidados para nossas crianças
1. Investem em levá-las até Jesus.
“O povo também estava trazendo criancinhas para que Jesus tocasse nelas. Ao verem isto, os discípulos repreendiam os que as tinham trazido.” (Lucas 18.15)
Qual é o maior investimento que uma pessoa ou família cristã ou Igreja deve fazer para ser uma agente de amor e cuidado para nossas crianças? O maior investimento é levá-las até Jesus. No texto que lemos vimos que pessoas do povo tiveram o cuidado de levarem as crianças para que Jesus pudesse tocá-las e abençoá-las. Essa atitude revela que as pessoas sabiam quem Jesus era e o quanto era importante que as crianças o conhecessem e fossem abençoadas por Ele. Entretanto, essa atitude passou por um investimento de tempo, de recursos, de cuidado, de proteção e de pagar um preço por isso. Nesse mesmo texto, percebemos que, no primeiro momento, houve uma rejeição e não queriam deixar as crianças chegarem até Jesus.
Agentes de amor e cuidados para nossas crianças
2. Reconhecem o seu valor.
“Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele.” (Lucas 18.16,17)
Nesse texto, Jesus já traz a visão do Reino dos céus em relação às crianças. Ele denuncia o mundo caído e chama atenção dos seus discípulos mostrando de quem são as crianças no Reino de Deus. Jesus, ao dizer que as crianças carregam a essência do Reino dos céus, nos adverte para que prestemos atenção em suas características que são essenciais pra acessarmos o seu Reino. São elas: Dependência, humildade, simplicidade e transparência. Jesus colocou a criança no centro, para que ficasse claro que as crianças têm características mais parecidas com o que o pecado roubou de nós à medida em que crescemos.
Agentes de amor e cuidados para nossas crianças
3. Assumem o seu papel de exemplo.
“Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” (1 Coríntios 11.1)
O nosso exemplo de amor e cuidado está em olhar como Jesus lidou com elas. Jesus as acolheu enquanto os seus discípulos tentaram impedi-las. Jesus as defendeu. Ele chamou atenção para esse descaso. Ele valorizou o seu canto enquanto os religiosos queriam que Ele mandasse elas se calarem. Ele advertiu com severidade aqueles que fossem uma pedra de tropeço para elas com suas atitudes cheias de maldades e pecados. Com isso, Jesus nos convida hoje a nos levantarmos para defender, valorizar, proteger e amar as nossas crianças porque, para Ele, elas têm muito valor e são referências para pertencermos ao Reino de Deus.
Conclusão:
Deus está à procura de agentes de amor e cuidado para nossas crianças. Quando todos nós, pais e Igreja, nos unirmos para ser agentes de amor e cuidado para nossas crianças, veremos muitas crianças sendo resgatadas desde cedo por Jesus.