Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 24 – Retorne à Palavra

ESTUDO 24 – RETORNE À PALAVRA
Semana de 27 de julho a 02 de agosto de 2025
Clique aqui para fazer o download do estudo
Clique aqui para fazer o download do quebra-gelo

Texto Bíblico: 2 Reis 22.8-20

É possível estar dentro da casa de Deus e, mesmo assim, estar longe da Sua vontade. Em 2 Reis 22, vemos o Livro da Lei, a Bíblia, esquecido dentro do templo. O povo seguia com rituais, mas havia perdido o essencial: a Palavra. O rei Josias liderava reformas físicas, mas a verdadeira restauração só começou quando a Palavra foi reencontrada. A reação dele ao ouvir o Livro, rasgar as vestes, mostra o impacto de uma verdade que confronta e transforma. O avivamento genuíno começa com o som da Palavra voltando a ser ouvida. Quando o Livro é esquecido, a igreja vira clube; mas quando ele é redescoberto, a história muda. Deus levanta reformadores que choram diante do Livro, e Josias nos ensina que não existe reforma legítima sem retorno à Palavra. Hoje, o Espírito Santo convoca esta geração a voltar ao Livro, porque não é a novidade que transforma, é a Palavra viva que restaura. Vamos juntos aprender 3 lições para que nos lembremos de retornar à Palavra?

  1. QUANDO A PALAVRA É ESQUECIDA O POVO SE CORROMPE (2 Reis 22.8-10). A Palavra de Deus foi esquecida dentro do templo, revelando o perigo de uma fé sem temor. Israel manteve os rituais, mas abandonou a obediência. Sem a Palavra, o povo perde identidade, direção e reverência. Até os líderes se corromperam e o culto se misturou com a cultura do mundo. Quando a Bíblia deixa de ser o centro, a igreja até funciona, mas perde força. O inimigo não precisa tirar a Bíblia, mas basta nos distrair até que ela seja ignorada. Mas Deus sempre levanta alguém como Josias que reencontra a verdade e traz de volta a Palavra esquecida.
    Pergunta para Reflexão: Você tem dado lugar à Palavra de Deus no seu dia a dia ou ela tem sido esquecida no meio da rotina?
  2. QUANDO A PALAVRA É ENCONTRADA O CORAÇÃO É CONFRONTADO (2 Reis 22.11-13). Ao ouvir a Palavra, Josias se humilhou e se arrependeu profundamente. Ele não justificou os erros, mas reconheceu a verdade e buscou direção. A Palavra não vem para agradar, mas para confrontar e alinhar o coração. Ela revela o que precisa mudar e quebra o orgulho. O verdadeiro avivamento começa com arrependimento. Não há renovação sem correção. O confronto da Palavra não destrói, mas purifica e transforma. Josias se humilhou e foi curado. O quebrantamento sempre vem antes do avivamento.
    Pergunta para Reflexão: Como você tem reagido quando a Palavra de Deus confronta seu coração: com justificativas ou com arrependimento?
  3. QUANDO A PALAVRA É OBEDECIDA O DESTINO MUDA (2 Reis 22.18–20). Josias chorou, buscou a Deus, obedeceu e foi atendido. Sua obediência mudou seu destino. Mesmo com o juízo anunciado, sua submissão à Palavra trouxe livramento. Deus honra os que se humilham diante dEle. Muitos se emocionam com a Palavra, mas não obedecem e é nesse intervalo que o inimigo age. Josias não ficou na emoção; ele agiu: leu a Palavra, destruiu ídolos e restaurou a Páscoa. Sua obediência trouxe um avivamento nacional. Deus não busca os mais talentosos, mas os que O obedecem. Josias terminou sua vida com honra porque viveu com propósito e tudo começou com a obediência.
    Perguntas para Reflexão: Você tem apenas se emocionado com a Palavra ou tem obedecido e permitido que ela transforme seu caminho?

CONCLUSÃO: Hoje, Deus nos chama a valorizar Sua Palavra como fez aquele homem. Voltar à Bíblia é reencontrar o caminho do céu. Você pode estar ativo, mas longe da verdade. Sirva, cante, ore, mas volte à intimidade com o Livro. A Bíblia não é qualquer livro, é a voz de Deus. E quem ouve com temor caminha com segurança.

INFORMAÇÕES:
● AMIGOS DE FÉ – QUARTA SEMANA | DE 27 DE JULHO A 02 DE AGOSTO
– Presenteie seu amigo. Sugerimos que seja algo que o aproxime de Deus.

IMPORTANTE: ASSIM QUE TERMINAR SUA REUNIÃO DE CÉLULA, FAÇO O REGISTRO DAS PRESENÇAS.

Rolar para o topo