Deus com Você no Trabalho
SÉRIE “DEUS COM VOCÊ” | 03/06
DEUS COM VOCÊ NO TRABALHO
SIRVA COM PROPÓSITO
mensagem pregada pela Min. Larissa Assis
“Quando José foi levado para o Egito, Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía. Desde que Potifar o encarregou de sua casa e de todos os seus bens, o Senhor abençoou a casa do egípcio por causa de José. A bênção do Senhor estava sobre tudo o que Potifar possuía, tanto em casa como no campo. Assim, deixou ele, aos cuidados de José, tudo o que tinha; e não se preocupava com coisa alguma, exceto com a sua própria comida. José era atraente e de boa aparência.” (Gênesis 39.1-6)
“Mandou buscar José e lançou-o na prisão em que eram postos os prisioneiros do rei. José ficou na prisão, mas o Senhor estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro. Por isso, o carcereiro encarregou José de todos os que estavam na prisão, e ele se tornou responsável por tudo o que lá sucedia. O carcereiro não se preocupava com nada do que estava a cargo de José, porque o Senhor estava com José e lhe concedia bom êxito em tudo o que realizava.” (Gênesis 39.20-23)
No Egito, José começou como escravo na casa de Potifar. Aos olhos humanos, era um lugar de humilhação. Ele havia perdido a família, a liberdade e a dignidade. No entanto, a Bíblia afirma: “O Senhor estava com José, e ele era homem próspero.” (Gênesis 39.2). O lugar onde Deus nos coloca para trabalhar ou servir não é por acaso. Cada ambiente de trabalho pode ser campo de propósito, onde nossa fidelidade e serviço podem revelar a glória de Deus. Que lições podemos aprender com José sobre servir com propósito?
Sirva com propósito…
1. Mesmo em LUGARES DIFÍCEIS.
“O Senhor estava com José, de modo que este prosperou e passou a morar na casa do seu senhor egípcio. Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava, agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía.” (Gênesis 39.2-4)
José não escolheu estar na casa de Potifar, mas decidiu servir da melhor forma. Ele trabalhou com dedicação, e sua excelência fez com que fosse reconhecido e colocado como administrador. O que ele fazia prosperava porque Deus estava com ele. O exemplo de José mostra que não importa onde estejamos: se Deus está conosco, nosso trabalho pode florescer. A casa de Potifar prosperou porque José não servia de qualquer jeito, mas com todo o coração.
Sirva com propósito…
2. Porque o CARÁTER vale mais do que os RESULTADOS.
“Depois de certo tempo, a mulher do seu senhor começou a olhar para ele com desejo e o convidou: ― Deite‑se comigo! Ele, porém, recusou e lhe disse: ― O meu senhor não se preocupa com coisa alguma da sua casa e deixou tudo o que tem aos meus cuidados. Não há ninguém nesta casa maior do que eu. Ele nada me negou, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como poderia eu, então, cometer algo tão perverso e pecar contra Deus? Assim, embora ela insistisse com José dia após dia, ele se recusava a deitar‑se com ela e evitava ficar perto dela. Certo dia, ele entrou na casa para fazer as suas tarefas, e nenhum dos empregados se encontrava ali. Ela o agarrou pelo manto, dizendo: ― Deite‑se comigo! Ele, porém, fugiu da casa, deixando o manto na mão dela.” (Gênesis 39.7-12)
Na casa de Potifar, José foi tentado pela esposa do patrão. Ele poderia ceder e talvez até conseguir vantagens, mas decidiu ser fiel a Deus. Ele disse: “Como, pois, cometeria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?”. Sua integridade custou caro: acabou sendo preso injustamente. Mas sua escolha mostrou que caráter vale mais que conquistas imediatas. O preço da fidelidade foi alto, mas o resultado foi ainda maior: Deus estava moldando seu caráter para governar mais tarde.
Sirva com propósito…
3. Porque deus pode usar o TRABALHO como PLATAFORMA para cumprir SEUS PROPÓSITOS.
“Disse, pois, o faraó a José: ‘Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você’. E o faraó prosseguiu: ‘Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito’.” (Gênesis 41.39-41)
Depois de passar pelo trabalho na casa de Potifar e na prisão, José foi chamado para servir diante de Faraó. Sua experiência, fidelidade e dependência de Deus o prepararam para interpretar os sonhos e, assim, ser colocado como governador do Egito. O trabalho foi a ferramenta que Deus usou para cumprir Seus planos.
Conclusão:
O ambiente onde Deus o colocou hoje não é por acaso. Pode ser um lugar de aprendizado, de teste ou de treinamento. Talvez seja já parte do cumprimento do propósito. O importante é entender que trabalhar e servir com propósito é revelar a glória de Deus em qualquer lugar. Sirva com excelência, mantenha o caráter e confie no propósito. O mesmo Deus que esteve com José está com você em seu trabalho. Ele usa cada detalhe, cada fase e cada esforço para conduzi-lo ao lugar onde os sonhos dEle irão se cumprir. E quando chegar o tempo, você verá que até o trabalho mais simples foi usado para preparar o caminho do plano maior de Deus.