Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Expressando Fidelidade e Honra

PROSPERIDADE COM PROPÓSITO | 02/06
EXPRESSANDO FIDELIDADE E HONRA

mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho & Acyr Júnior

“Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.” (Provérbios 3.9-10)

A mensagem de hoje é um convite para expressar sua fidelidade e honra a Deus não apenas com palavras, mas com atitudes que revelam um coração obediente, grato e submisso ao Senhor.

Expresse sua fidelidade e honra…

1. Sendo confiável nas pequenas coisas.

“Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.” (Lucas 16.10)

No original, a palavra “fiel” vem do grego “pistos”, que significa alguém confiável, constante, digno de confiança. Jesus ensina que a fidelidade não começa com o muito, mas com o pouco. Ser fiel é administrar bem o que Deus já colocou nas nossas mãos: os recursos, o tempo, os talentos e até as pequenas oportunidades.

“Deus não abençoa o desleixo, mas recompensa a constância.”

Expresse sua fidelidade e honra…

2. Reconhecendo Deus como fonte de provisão.

“Mas te lembrarás do Senhor teu Deus, porque é Ele quem te dá força para adquirires riquezas.” (Deuteronômio 8.18)

Moisés lembra o povo de que toda bênção vem de Deus. No hebraico, “lembrar” (zakar) significa manter vivo na mente e no coração. Portanto honrar a Deus é reconhecer, constantemente, que Ele é a fonte de toda provisão. Quando esquecemos disso, o orgulho entra e passamos a achar que tudo vem do nosso esforço. O povo de Israel, ao entrar na Terra Prometida, seria tentado a achar que o sucesso era fruto do trabalho das suas mãos. Mas Moisés os alerta: nunca se esqueçam de quem os tirou do Egito, de quem abriu o mar, enviou o maná e fez brotar água da rocha, Deus é a fonte de toda provisão.

Expresse sua fidelidade e honra…

3. Abrindo caminho para o transbordar de Deus. 

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e derramar sobre vós bênção sem medida.” (Malaquias 3.10)

No contexto original, Deus estava restaurando o princípio da aliança e da confiança. O povo havia se afastado da fidelidade e, por isso, estava vivendo um tempo de escassez. Deus então os convida a voltar à prática da fidelidade e da honra. Ele promete abrir as janelas do céu, expressão hebraica que indica abundância contínua e sobrenatural. Essa promessa não se limita a dinheiro, mas abrange provisão emocional, espiritual e relacional.

Conclusão:

Fidelidade e honra são expressões de amor e confiança. Deus não precisa do nosso dinheiro, mas usa nossos recursos para revelar o que está em nosso coração. Quando honramos ao Senhor com o que temos, declaramos que Ele é nossa fonte e que a prosperidade não é um fim, mas um meio de cumprir o propósito divino. Antes de pedir mais a Deus, pergunte-se: “Tenho sido fiel e honrado com o que já tenho?”. Somente quando somos fiéis no pouco é que Deus nos confia o muito, e quando somos fiéis a Ele e o honramos com o que temos, Ele abre as janelas do céu e faz transbordar a Sua graça sobre nós.

Rolar para o topo