Uma Decisão Radical
UMA DECISÃO RADICAL
mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho & Acyr Júnior
“Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: ‘Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’. Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: ‘Filho de Davi, tem misericórdia de mim!’. Jesus parou e disse: ‘Chamem-no’. E chamaram o cego: ‘Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando’. Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. ‘O que você quer que eu lhe faça?’, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: ‘Mestre, eu quero ver!’. ‘Vá’, disse Jesus, ‘a sua fé te salvou’. Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10.46-52)
Assim como Bartimeu, todos nós passamos por momentos da vida em que precisamos tomar decisões que vão mudar o rumo da nossa história. Oportunidades espirituais não podem ser ignoradas. Há momentos em que Deus passa por nossa vida e espera uma resposta. E é exatamente isso que este texto nos ensina: a grande mudança começa com uma decisão radical. E o que podemos aprender com a experiência de Bartimeu?
Uma decisão radical …
- COMEÇA COM UM CLAMOR.
“Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Marcos 10.47)
Bartimeu não podia ver, mas podia ouvir. E quando ouviu o nome de Jesus, ele reagiu. Ele não ficou calado, não fingiu que nada estava acontecendo. Ele clamou. E não foi um pedido tímido. Foi um grito de fé. Ele reconheceu Jesus como Filho de Davi, título messiânico, algo que muitos que enxergavam não conseguiam reconhecer. Bartimeu entendeu: se eu quero algo novo, preciso clamar hoje. Essa foi sua decisão radical.
Uma decisão radical …
- ENFRENTA OPOSIÇÕES.
“Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Marcos 10.48)
Quando Bartimeu decidiu clamar, veio a resistência. A multidão tentou silenciar seu clamor. É sempre assim: quando você decide mudar, o inimigo tenta impedir. Quando você decide buscar Jesus, surgem vozes dizendo para desistir. Mas a resposta de Bartimeu ao enfrentar a oposição foi extraordinária: ele clamava ainda mais. Ele não recuou. Não diminuiu seu desejo. Ele aumentou sua busca. Toda decisão radical será testada. Pessoas vão criticar. Circunstâncias vão dificultar. O medo vai tentar te paralisar. A mente vai dizer “não adianta”.
“Quem quer mudança não negocia com opositores.”
Uma decisão radical …
- EXIGE ABANDONO E ENTREGA.
“Jesus parou e disse: ‘Chamem-no’. E chamaram o cego: ‘Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando’. Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. ‘O que você quer que eu lhe faça?’, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: ‘Mestre, eu quero ver!’.” (Marcos 10.49-51)
A capa era tudo o que Bartimeu tinha. Era sua proteção, sua identidade de mendigo e o rótulo da sua antiga maneira de viver. Era onde ele guardava suas moedas. Mas, para ir até Jesus, ele lançou a sua capa para o lado. Ele abriu mão do que o prendia ao passado. Ele abandonou a sua capa. A capa dizia quem Bartimeu era. Jesus dizia quem Bartimeu podia se tornar.
Bartimeu abandonou a sua capa, mas, também, decidiu entregar sua vida por completo, confiar plenamente e depender totalmente de Jesus quando respondeu a Sua pergunta, dizendo: “Mestre eu quero ver”. Decisões radicais exigem abandonar aquilo que limita sua caminhada com Deus. É soltar a capa do orgulho, do pecado, do medo, da autossuficiência, da vida velha. Para viver algo novo, você precisa soltar, abandonar o passado e entregar sua vida por completo a Jesus.
Uma decisão radical …
- RESULTA EM TRANSFORMAÇÃO REAL.
“‘Vá’, disse Jesus, ‘a sua fé te salvou’. Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho.” (Marcos 10.52)
Depois de clamar, insistir e se entregar, Bartimeu recebeu o seu milagre. Ele recuperou a visão e imediatamente seguiu a Jesus. Ele não voltou ao mesmo lugar, não voltou à beira do caminho, não voltou à velha vida. Ele entrou em um novo caminho agora guiado por Aquele que o transformou. O milagre não foi o fim da história. O milagre foi o começo de uma nova jornada. Bartimeu não quis apenas a bênção. Ele quis o Abençoador.
“Uma decisão radical não termina no milagre; ela continua em um novo estilo de vida.”
Conclusão:
Assim como Bartimeu, você pode estar à beira do caminho, parado, esperando algo mudar. Mas Jesus está passando hoje. A mudança começa com uma decisão radical: clamar, enfrentar a oposição, abandonar a capa e seguir o Mestre. Quando você decide, Jesus transforma. A pergunta é: qual será sua decisão hoje?