Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Nunca Foi o Tanque

É TUDO SOBRE JESUS | 01/04
NUNCA FOI O TANQUE

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho & Min. Wallace Souza

“Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse. Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: ‘Você quer ser curado?’, Disse o paralítico: ‘Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim’. Então Jesus lhe disse: ‘Levante-se! Pegue a sua maca e ande’. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.” (João 5.1-9)

Métodos, lugares e instrumentos não mudam a realidade da vida de ninguém. O tanque representava uma falsa esperança. No entanto, Jesus se revela como a verdadeira resposta de Deus para o ser humano. Diante disso, o que podemos aprender com a experiência vivida por esse homem que, havia trinta e oito anos, permanecia nessa condição de paralisia? Se o tanque não era a solução, onde, então, estava realmente o início do milagre?

Nunca foi o tanque…

  1. Foi a iniciativa de Jesus que deu início ao milagre.

“Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: ‘Você quer ser curado?’.” (João 5.5–6)

O texto diz que Jesus viu aquele homem deitado e soube que ele estava assim havia muito tempo. Jesus não age por acaso. Ele vê, conhece e se aproxima. Antes de qualquer pedido, Jesus toma a iniciativa. Jesus faz uma pergunta direta: “Você quer ser curado?”. Essa pergunta vai além do físico. Jesus não está tratando apenas do corpo, mas do coração. Ele está confrontando onde estava a esperança daquele homem. Durante anos, ele olhou para o tanque. Agora, precisava decidir se continuaria olhando para o tanque ou se passaria a olhar para Jesus.

Nunca foi o tanque…

  1. Foi a revelação da verdadeira necessidade.

“Disse o paralítico: ‘Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim’.” (João 5.7)

Jesus mostra que o problema era mais profundo: sua esperança estava presa a um sistema falho. O tanque havia se tornado o seu “deus”, sua última esperança. Enquanto ele olhava para o tanque, permanecia preso ao passado, comparando-se com outros e acumulando frustrações. O tanque prometia solução, mas nunca gerava mudança real. Era uma falsa segurança.

Nunca foi o tanque…

  1. Foi a obediência à Palavra de Jesus.

“Então Jesus lhe disse: ‘Levante-se! Pegue a sua maca e ande’. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.” (João 5.8–9)

Jesus diz três palavras simples e poderosas: “Levanta, pega a sua maca e anda”. Não há água. Não há anjo. Não há tanque. Há apenas uma palavra e um homem que decide obedecer. No mesmo instante, ele foi curado. A cura acontece no ato da obediência. A obediência ativa o sobrenatural. Não é sobre entender, é sobre obedecer. Quem obedece à Palavra de Jesus experimenta milagres.

Conclusão:

João 5 nos ensina uma verdade central e inegociável: nunca foi o tanque. Nunca foi a água. Nunca foi o lugar. Nunca foi o método. O tanque apenas revelou uma falsa esperança. Jesus revelou o verdadeiro poder. Aquele homem passou anos esperando algo acontecer. Em um encontro com Jesus, tudo mudou. O tanque continuou no mesmo lugar, mas o homem saiu andando. A estrutura permaneceu, mas a vida foi transformada. Hoje, Jesus continua passando pelos “tanques” da vida, lugares de frustração, espera e decepção, e chamando pessoas para confiar nEle. O milagre nunca esteve no instrumento. Nunca esteve no sistema. Sempre esteve em Jesus. Se você confiar nEle, ouvir Sua voz e obedecer à Sua palavra, você também verá transformação. Nunca foi o tanque. Foi a fé, foi a obediência, foi Jesus!

Rolar para o topo