Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Vida em Célula Promove Salvação

A VIDA EM CÉLULA | 04/04
A VIDA EM CÉLULA PROMOVE SALVAÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais. Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19.1-10)

A vida em célula reflete exatamente esse padrão: um ambiente simples, relacional e intencional, com um grupo pequeno de pessoas e com a presença de Jesus. Nas células, pessoas como Zaqueu encontram espaço para serem vistas, acolhidas e transformadas, promovendo salvação. Então, o que podemos aprender com a experiência de Zaqueu?

A salvação acontece quando…

  1. Existe um desejo sincero de ver quem é Jesus.

“Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão.” (Lucas 19.3)

A salvação acontece quando…

  1. As pessoas decidem vencer seus obstáculos.

“Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: Ele se hospedou na casa de um ‘pecador’.” (Lucas 19.4-7)

“As células são o lugar onde decisões corajosas encontram a graça de Jesus.”

A salvação acontece quando…

  1. Há arrependimento e mudança de vida.

“Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.” (Lucas 19.8)

Conclusão:

Jesus faz uma declaração que revela que a salvação é uma obra da graça de Deus, que se manifesta no presente e transforma realidades. Ele afirmou publicamente aquilo que a graça realizou na vida de Zaqueu:

“Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19.9,10)

Onde a graça é anunciada com clareza, a esperança nasce e vidas são alcançadas. Nas células, quando a graça é proclamada, cada testemunho de transformação se torna motivo de alegria e fortalecimento da fé de todos. A vida em célula promove salvação.

A salvação acontece quando…

  1. Existe um desejo sincero de ver quem é Jesus.
  2. As pessoas decidem vencer seus obstáculos.
  3. Há arrependimento e mudança de vida.

A história de Zaqueu mostra que a salvação acontece em ambientes de proximidade e relacionamento. A vida em célula reproduz o modelo de Jesus, alcançando as pessoas onde elas estão. Hoje é o dia em que Jesus também quer entrar em sua casa e promover salvação.

Rolar para o topo