Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Casa de Zaqueu

SÉRIE “CASAS QUE JESUS ENTROU” | 02/08
A CASA DE ZAQUEU

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Jesus entrou em Jericó, e atravessava a cidade. Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos. Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria. Todo o povo viu isso e começou a se queixar: Ele se hospedou na casa de um pecador. Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais. Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19.1-10)

Jesus chegou até Jericó para alcançar a vida de Zaqueu e toda sua casa. Desde o dia em que Jesus entrou na casa de Zaqueu, nunca mais a sua vida foi a mesma. Sendo assim, de acordo com a experiência de Zaqueu, o que acontece quando Jesus entra em sua casa?

Quando Jesus entra em sua casa…

1. Ele promove RESTAURAÇÃO.

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. […] Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.” (Lucas 19.5,8)

Em outros momentos, as casas foram o ponto de partida para a restauração de muitas pessoas. No Antigo Testamento, Josué se viu diante de uma situação onde o povo vivia se corrompendo. Mas ele se posicionou: “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo. Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor.” (Josué 24.15).

Quando Paulo e Silas foram libertos da prisão de maneira sobrenatural, o carcereiro queria se matar porque pensou que todos os presos tinham fugido, mas Paulo não deixou. Quando o carcereiro perguntou o que deveria fazer, Paulo e Silas responderam: “Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa.” (Atos 16.31).

Quando Jesus entra em sua casa…

2. Ele enche a sua vida de ALEGRIA.

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje. Então ele desceu rapidamente e o recebeu com alegria.” (Lucas 19.5,6)

Zaqueu tinha tudo o que muitos de nós gostaríamos de ter, mas só teve alegria quando Jesus entrou em sua casa.

• Zaqueu tinha DINHEIRO.

“Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos publicanos.” (Lucas 19.2)

• Zaqueu tinha SAÚDE.

“Ele queria ver quem era Jesus, mas, sendo de pequena estatura, não o conseguia, por causa da multidão. Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.” (Lucas 19.3,4)

Zaqueu tinha dinheiro, recursos, saúde física, vigor, mas não tinha alegria. A alegria verdadeira só chega quando abrimos nossas casas para Jesus entrar e fazer morada. A sua vida também é uma casa onde Jesus quer entrar e enchê-la de alegria verdadeira.

Quando Jesus entra em sua casa…

3. Ele concede SALVAÇÃO.

“Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais. Jesus lhe disse: Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.” (Lucas 19.8-10)

Conclusão:

Permita que Jesus entre em sua casa através de uma célula e ela se tornará um lugar de restauração, de alegria e de salvação. A sua vida também é uma casa onde Jesus deseja entrar para promover restauração, encher de alegria e conceder salvação.

Rolar para o topo