Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

À Mesa com Ele

À MESA COM ELE

mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Acyr Júnior

“Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa.” (Lucas 22.14)

Todos nós somos convidados por Jesus para sentarmos ao redor da sua mesa. Há uma refeição completa oferecida pelo Mestre a todos nós. Por isso, a partir do episódio do encontro de Jesus com seus discípulos, o que o sentar à mesa com Jesus nos ensina?

A mesa de Jesus…

1. É um lugar de COMUNHÃO.

“Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram-se à mesa. E disse-lhes: Desejei ansiosamente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer.” (Lucas 22.14,15)

A mesa de Jesus…

2. É um lugar de GRATIDÃO.

“Recebendo um cálice, ele deu graças. […] Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos…” (Lucas 22.17a,19a)

A mesa de Jesus…

3. É um lugar de PARTILHA.

“Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: Tomem isto e partilhem uns com os outros. […] Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim.” (Lucas 22.17,19)

“Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados.” (1ª Pedro 2.24)

A mesa de Jesus…

4. É um lugar de ESPERANÇA.

“Pois eu lhes digo: Não comerei dela novamente até que se cumpra no Reino de Deus. Recebendo um cálice, ele deu graças e disse: Tomem isto e partilhem uns com os outros. Pois eu lhes digo que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino de Deus.” (Lucas 22.16-18)

A mesa de Jesus…

5. É um lugar de ENTREGA.

“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lucas 22.19,20)

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” (João 15.13)

“Mas, vocês não serão assim. Pelo contrário, o maior entre vocês deverá ser como o mais jovem, e aquele que governa como o que serve. Pois quem é maior: o que está à mesa, ou o que serve? Não é o que está à mesa? Mas eu estou entre vocês como quem serve.” (Lucas 22.26,27)

Conclusão:

Em um mundo onde impera o individualismo, a ingratidão, o egoísmo, a desesperança e o orgulho, Jesus, assim como fora com os seus discípulos do passado, nos chama para assentarmos à sua mesa porque ela é um lugar de comunhão, de gratidão, de partilha, de esperança e de entrega. Jesus está dizendo a mim e a você neste dia: “meu filho, tem lugar à mesa pra você, pode se assentar, venha sem demora, estou lhe esperando, porque aqui é o seu lugar”.

Rolar para o topo