Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Oração Difícil de Davi

SÉRIE “ORAÇÕES DIFÍCEIS” | 02/05
A ORAÇÃO DIFÍCIL DE DAVI

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia. Lava-me de toda a minha culpa, purifica-me do meu pecado. Pois reconheço minha rebeldia; meu pecado me persegue todo o tempo. Pequei contra ti, somente contra ti; fiz o que é mau aos teus olhos. Por isso, tens razão no que dizes, e é justo teu julgamento contra mim. Pois sou pecador desde que nasci, sim, desde que minha mãe me concebeu. Tu, porém, desejas a verdade no íntimo e no coração me mostras a sabedoria. Purifica-me de minha impureza, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. Devolve-me a alegria e a felicidade! Tu me quebraste; agora, permite que eu exulte outra vez. Não continues a olhar para meus pecados; remove as manchas de minha culpa. Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova dentro de mim um espírito firme. Não me expulses de tua presença e não retires de mim teu Santo Espírito. Restaura em mim a alegria de tua salvação e torna-me disposto a te obedecer. Então ensinarei teus caminhos aos rebeldes, e eles voltarão a ti. Perdoa-me por ter derramado sangue, ó Deus de minha salvação; então, com alegria, anunciarei tua justiça. Abre meus lábios, Senhor, para que minha boca te louve. Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos. O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido. Olha com favor para Sião e ajuda-a; reconstrói os muros de Jerusalém. Então te agradarás dos sacrifícios de justiça, dos holocaustos e das ofertas queimadas; e sobre teu altar novilhos voltarão a ser sacrificados.” (Salmo 51)

Davi nos ensina que, por mais difícil e dolorosa que seja, a oração de arrependimento é o primeiro passo para a cura, para a restauração e para a comunhão com Deus. Sendo assim, o que podemos aprender sobre a oração difícil de Davi?

A oração de Davi foi difícil…

1. Porque exigiu confissão SINCERA e COMPLETA.

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por causa do teu amor. Por causa da tua grande compaixão, apaga as manchas de minha rebeldia. Lava-me de toda a minha culpa, purifica-me do meu pecado. Pois reconheço minha rebeldia; meu pecado me persegue todo o tempo. Pequei contra ti, somente contra ti; fiz o que é mau aos teus olhos. Por isso, tens razão no que dizes, e é justo teu julgamento contra mim. Pois sou pecador desde que nasci, sim, desde que minha mãe me concebeu. Tu, porém, desejas a verdade no íntimo e no coração me mostras a sabedoria.” (Salmo 51.1-6)

A oração de Davi começa com um pedido por misericórdia. Ele sabe que não pode apelar à sua posição de rei, nem a boas obras passadas. Ele depende unicamente da misericórdia e da graça de Deus. Em vez de minimizar o pecado, ele o encara de frente. Em sua oração difícil, Davi usa termos como: “transgressões”, “iniquidades”, “pecado”, “rebeldia”. Ele reconhece que seu pecado é contra Deus, antes de tudo. Ele não esconde, não racionaliza, não nega. Ele assume a responsabilidade por suas ações e reconhece a maldade que existe em seu próprio coração.

A oração de Davi foi difícil…

2. Porque clamou por uma TRANSFORMAÇÃO INTERIOR.

“Purifica-me de minha impureza, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco que a neve. Devolve-me a alegria e a felicidade! Tu me quebraste; agora, permite que eu exulte outra vez. Não continues a olhar para meus pecados; remove as manchas de minha culpa. Cria em mim, ó Deus, um coração puro; renova dentro de mim um espírito firme. Não me expulses de tua presença e não retires de mim teu Santo Espírito. Restaura em mim a alegria de tua salvação e torna-me disposto a te obedecer.” (Salmo 51.7-12)

Davi não queria apenas que Deus apagasse sua culpa, ele queria ser outra pessoa. Ele entendia que o pecado nasce de dentro, do coração, e por isso orou por uma transformação que fosse além da aparência externa. Ele orou por uma transformação interior. A palavra “cria” usada por Davi é a mesma usada em Gênesis 1.1. Ele não está pedindo uma reforma, mas uma nova criação espiritual. No decorrer da sua oração difícil, Davi também clama para que Deus não retire o Espírito Santo nem a alegria da salvação. Ele não quer apenas ser perdoado, ele quer continuar sendo usado por Deus.

“O verdadeiro arrependimento não busca apenas limpar o passado, mas preparar um novo futuro.”

A oração de Davi foi difícil…

3. Porque desejou restaurar sua COMUNHÃO e seu PROPÓSITO.

“Então ensinarei teus caminhos aos rebeldes, e eles voltarão a ti. Perdoa-me por ter derramado sangue, ó Deus de minha salvação; então, com alegria, anunciarei tua justiça. Abre meus lábios, Senhor, para que minha boca te louve. Tu não desejas sacrifícios, do contrário eu os ofereceria; também não queres holocaustos. O sacrifício que desejas é um espírito quebrantado; não rejeitarás um coração humilde e arrependido.” (Salmo 51.13-17)

Davi sabia que, se fosse restaurado, ele usaria sua vida para ensinar outros. A oração dele revela um desejo sincero de voltar a servir, testemunhar e ensinar sobre a graça de Deus. Ele entende que sua missão continua, mesmo depois do erro, se houver arrependimento genuíno. Além disso, Davi reconhece que Deus não quer sacrifícios externos, rituais vazios, mas sim um coração quebrantado. Ele se oferece como um sacrifício vivo, humilde e contrito e essa entrega agrada ao Senhor. O pecado pode nos afastar da missão, mas a restauração nos reposiciona para o propósito. Deus quer usar até mesmo suas cicatrizes para curar outras pessoas.

Conclusão:

A oração de Davi foi difícil porque:
• Ele abriu a alma e confessou tudo.
• Ele pediu uma transformação profunda.
• Ele buscou retomar sua comunhão e seu propósito.

Se você carrega culpa, dor ou vergonha, faça uma oração difícil como Davi fez. Mesmo que seja doloroso, vale a pena orar com verdade. Deus nunca rejeita um coração sincero. Ele perdoa, transforma e envia de novo. Então, ore hoje, arrependa-se, confie na graça e viva novamente.

Rolar para o topo