A Oração Difícil de Paulo
SÉRIE “ORAÇÕES DIFÍCEIS” | 05/05
A ORAÇÃO DIFÍCIL DE PAULO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“E, para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.” (2 Coríntios 12.7-10)
Este relato nos ensina uma grande verdade espiritual: nem toda oração recebe o “sim” que esperamos, mas Deus nunca deixa seus filhos sozinhos. A oração difícil nos leva a um processo profundo de rendição, confiança e transformação. O que podemos aprender com essa oração difícil do apóstolo Paulo?
A oração de Paulo foi difícil porque…
1. Ele teve que reconhecer sua LIMITAÇÃO DIANTE DE DEUS.
“E, para que me não exaltasse…” (2 Coríntios 12.7a)
Paulo tinha todos os motivos para se orgulhar. Recebeu visões celestiais e ministérios poderosos. Contudo, Deus permitiu um sofrimento constante para que ele não se exaltasse. Esse espinho na carne servia para lembrá-lo de que, por mais grandioso que fosse seu chamado, ele continuava dependente da graça divina.
A oração de Paulo foi difícil porque…
2. Ele teve que aceitar uma resposta que CONTRARIAVA SEUS DESEJOS.
“Acerca do qual três vezes orei ao Senhor, para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza…” (2 Coríntios 12.8-9a)
Paulo orou fervorosamente três vezes, mostrando persistência e desejo sincero de ver sua situação mudada. No entanto, Deus não removeu o espinho, mas garantiu a Paulo que Sua graça seria suficiente para sustentá-lo.
A oração de Paulo foi difícil porque…
3. Ele aprendeu a se ALEGRAR NAS FRAQUEZAS, porque ali Deus se MANIFESTAVA COM MAIS PODER.
“… De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.” (2 Coríntios 12.9b-10)
Essa frase resume a transformação espiritual de Paulo. Ele não apenas aceitou sua fraqueza, mas a abraçou com alegria, entendendo que o poder de Deus se manifesta plenamente quando reconhecemos nossa insuficiência. A oração difícil não apenas nos quebranta, mas também nos eleva a um novo nível de intimidade e dependência do Senhor. É na fraqueza que Deus demonstra Sua força e nos capacita para viver e servir.
“É quando estamos vazios de nós mesmos que podemos estar cheios de Deus.”
“A oração difícil não termina com dor, mas com rendição e força.”
Conclusão:
Que possamos aprender com Paulo a orar com sinceridade, a aceitar a vontade de Deus com humildade e a nos alegrar na graça que nos sustenta, mesmo nas dificuldades. Que a sua oração difícil hoje seja o começo de uma caminhada de rendição, força e vitória na presença de Deus.