A Tempestade Acalmada
SÉRIE “SINAIS, PRODÍGIOS E MARAVILHAS” | 03/07
A TEMPESTADE ACALMADA
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: ‘Vamos atravessar para o outro lado’. Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam. Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: ‘Mestre, não te importas que morramos?’. Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: ‘Aquiete-se! Acalme-se!’. O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. Então perguntou aos seus discípulos: ‘Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?’. Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: ‘Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?’.” (Marcos 4.35-41)
No texto que lemos, os discípulos que estavam acostumados com o mar e tempestades, porque eram pescadores, passaram por uma tempestade que os assustaram e tiveram uma revelação daquele que estava no barco com eles, que trouxe espanto e temor. Jesus realizou um sinal, um prodígio, uma maravilha: diante da sua voz, os ventos cessaram e o mar se acalmou.
“Uma tempestade acalmada é um milagre!”
Sendo assim, a partir da experiência que os discípulos tiveram com Jesus, o que precisamos fazer para que as tempestades da nossa vida também sejam acalmadas por Jesus?
A tempestade é acalmada…
1. Diante da PRESENÇA de Jesus.
“Naquele dia, ao anoitecer, disse ele aos seus discípulos: ‘Vamos atravessar para o outro lado’. Deixando a multidão, eles o levaram no barco, assim como estava. Outros barcos também o acompanhavam.” (Marcos 4.35-36)
O texto nos relata que Jesus chamou os seus discípulos para atravessar para o outro lado e foi com eles. Às vezes, as tempestades nos pegam de surpresa, mas Jesus sabia que a tempestade os alcançaria. Isso mostra que as tempestades não são impedimentos para obedecermos as orientações de Jesus. Não podemos nos livrar de tempestades, mas podemos abrigar Jesus em nossa vida e experimentar da sua Presença. Somente ela é capaz de acalmar as nossas tempestades. A Presença de Jesus é o antídoto de todo medo.
A tempestade é acalmada…
2. Quando CLAMAMOS pela ajuda Jesus.
“Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Jesus estava na popa, dormindo com a cabeça sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e clamaram: ‘Mestre, não te importas que morramos?’.” (Marcos 4.37-38)
Quando esse episódio aconteceu, os discípulos estavam começando a caminhar com Jesus, já tinham visto muita coisa, mas ainda não compreendiam toda natureza divina de Jesus. O que eles conheciam bem era o mar e eles tinham a consciência que aquela tempestade estava em um nível que eles não estavam dando conta. Mas uma atitude os fez experimentar uma tempestade acalmada: eles decidiram clamar pela ajuda de Jesus. Nos momentos de desespero, assim como os discípulos clamaram por Jesus diante da tempestade que ameaçava afundar o barco, devemos clamar por Ele em nossas dificuldades, confiando que Ele nos ouvirá e trará paz ao nosso coração. Quando clamamos pela ajuda de Jesus, os sinais, prodígios e maravilhas são realizados!
A tempestade é acalmada…
3. Ao reconhecermos o PODER e a AUTORIDADE de Jesus em nosso favor.
“Ele se levantou, repreendeu o vento e disse ao mar: ‘Aquiete-se! Acalme-se!’. O vento se aquietou, e fez-se completa bonança. [..] Eles estavam apavorados e perguntavam uns aos outros: ‘Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?’” (Marcos 4.39,41)
Jesus aproveita as tempestades de nossas vidas para revelar quem Ele é. Os discípulos já tinham visto Jesus realizar milagres, mas eles conheceram uma nova faceta de Jesus quando Ele acalmou a tempestade. Eles ficaram surpresos e comentaram entre si: Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?”. O sobrenatural abre o caminho para que os nossos ouvidos estejam atentos àquele que fez os nossos olhos verem o impossível. Quando reconhecemos o poder e a autoridade de Jesus sobre as tempestades da vida, a nossa fé é fortalecida.
Conclusão:
Se você quer ter a tempestade da sua vida acalmada hoje, não abra mão da PRESENÇA de Jesus em sua vida, CLAME pela ajuda de Jesus e reconheça o PODER e a AUTORIDADE de Jesus em seu favor.