Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

A Vida em Célula Gera Cura

A VIDA EM CÉLULA | 02/04
A VIDA EM CÉLULA GERA CURA

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados. Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos nada igual!” (Marcos 2.1-12)

Quatro homens sabiam que a cura para seu amigo paralítico estava dentro daquela célula em Cafarnaum. Por isso, fizeram tudo o que podiam fazer para levá-lo até Jesus. Por fim, a Bíblia nos mostra que, naquela reunião de célula em Cafarnaum, o paralítico foi definitivamente curado por Jesus. O que essa experiência nos ensina?

A célula é um lugar de cura…

  1. Para onde levamos aqueles que precisam de Jesus.

“Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles.” (Marcos 2.3)

O paralítico não chegou até Jesus sozinho; ele foi levado por quatro amigos. Esse detalhe revela que a cura começou antes do milagre quando alguém decidiu se importar com a dor do próximo. Os amigos do paralítico sabiam que só Jesus poderia curá-lo. Por isso, o levaram à Sua presença naquela célula em Cafarnaum.

A célula é um lugar de cura…

  1. Onde Jesus confronta a realidade do coração das pessoas.

“… Filho, os seus pecados estão perdoados.” (Marcos 2.5b)

Essa palavra revela que Jesus enxerga além da aparência e do problema visível. Ele vai direto ao coração e confronta a realidade interior antes de qualquer transformação exterior. Seu confronto é sempre acompanhado de amor e identidade. Ao chamar o paralítico de “filho”, Ele afirma valor, pertencimento e aceitação.

“Onde o coração é tratado por Jesus, a vida é transformada.”

A célula é um lugar de cura…

  1. Onde o poder de Jesus se manifesta.

“Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos nada igual!” (Marcos 2.10-12)

O poder de Jesus se manifestou de forma clara, pública e inquestionável. Aquela célula, naquela casa comum em Cafarnaum se tornou palco de uma revelação extraordinária do poder de Jesus. O paralítico respondeu à palavra de Jesus com obediência imediata: ele se levantou, tomou o leito e andou. O poder de Jesus que curou aquele paralítico também o capacitou a viver uma nova realidade de vida. Quando o poder de Jesus se manifesta nas células, pessoas são curadas, vidas são transformadas, a fé dos que estão ao redor é fortalecida e a esperança é renovada.

Conclusão:

A célula é um lugar de cura…

  1. Para onde levamos aqueles que precisam de Jesus.
  2. Onde Jesus confronta a realidade do coração das pessoas.
  3. Onde o poder de Jesus se manifesta.

A cura acontece em ambientes onde o nome de Jesus é exaltado e onde as pessoas tomam suas decisões. A vida em célula gera cura, mas esse ambiente aqui, de grande celebração, também é um lugar de cura onde Jesus se faz presente! A cura não depende apenas do ambiente, mas da decisão que você toma dentro dele. O paralítico permitiu-se ser levado até Jesus e obedeceu a sua voz quando prontamente levantou-se, tomou o seu leito e andou. Você permitiu-se ser trazido até Jesus nessa noite e qual será a sua decisão? Deixe Jesus curá-lo hoje, trazendo restauração e salvação à sua vida!

Rolar para o topo