Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Abatidos, Mas Não Destruídos

ABATIDOS, MAS NÃO DESTRUÍDOS

mensagem pregada pelos pastores Vicente Bomfim e Acyr Júnior

“Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos.” (2 Coríntios 4.7-9)

O apóstolo Paulo deixa claro que não existe vida cristã sem dor. Ela não é uma estufa espiritual. Enquanto estivermos aqui, neste mundo, vamos enfrentar adversidades. Mas, de acordo com o que Paulo ensina, como o vaso de barro consegue passar pelas aflições e não ser destruído?

1ª Verdade – Você é FORTALECIDO por Deus.

“De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados…” (2 Coríntios 4.8a)

Você pode estar sendo pressionado de todos os lados, mas, se você é um vaso de barro que abriga o tesouro do Evangelho, não desanime, pois você está sendo fortalecido por Deus e Ele não deixará que essas pressões façam você sucumbir. Deus diz a você através da Sua palavra:

“… eu sou o Senhor, o seu Deus, que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei.” (Isaías 41.13)

2ª Verdade – Você encontra ESPERANÇA em Deus.

“… ficamos perplexos, mas não desesperados.” (2 Coríntios 4.8b)

Paulo sabia de onde vinha a sabedoria para tomar as decisões corretas no tempo do sofrimento. Paulo não permitia que a perplexidade diante dos ventos contrários o deixasse vulnerável. Sua esperança estava firmada em Deus. O salmista fez a seguinte declaração:

“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.” (Salmos 62.5)

3ª Verdade – Você é AMPARADO por Deus.

“Somos perseguidos, mas não abandonados…” (2 Coríntios 4.9a)

Ainda que aos olhos humanos, Paulo fosse incapaz de perceber o amparo do Senhor por causa da perseguição, ele não se movia pelo que estava vendo, mas em quem ele estava crendo no tempo da perseguição. Sua fé o levava a considerar o cuidado, a provisão e amparo de Deus diante das perseguições. Deus está dizendo a você através da Sua Palavra:

“Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador.” (Isaías 43.1-3)

4ª Verdade – Você é RESTAURADO por Deus.

“… abatidos, mas não destruídos.” (2 Coríntios 4.9b)

Você pode estar sendo abatido, jogado violentamente no chão e, aparentemente, pode sentir-se destruído. Mas, se você é um vaso de barro, frágil, que carrega o tesouro do Evangelho, não se preocupe, Deus vai restaurar sua vida, Deus vai renovar suas forças, Deus vai levantá-lo das cinzas. Não se precipite, espere no Senhor. A Bíblia diz:

“Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto, sua sabedoria é insondável. Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” (Isaías 40.28-31)

Conclusão:

Se você é um vaso frágil que carrega o tesouro do Evangelho, então, não se preocupe, pois você será pressionado por todos os lados, mas será fortalecido por Deus; você ficará perplexo, mas encontrará esperança em Deus; você será perseguido, mas será amparado e cuidado pela presença de Deus; você ficará abatido, mas não será destruído.

Rolar para o topo