Abraão – A Conquista Pela Obediência
SÉRIE “GRANDES CONQUISTAS PELA FÉ” | 01/04
ABRAÃO – A CONQUISTA PELA OBEDIÊNCIA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu‑se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. Pela fé, peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, coerdeiros da mesma promessa. Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e construtor é Deus. Pela fé, a própria Sara também pôde ter um filho, apesar de ser estéril e avançada em idade, porque considerou fiel aquele que lhe havia feito a promessa. Assim, daquele homem já sem vitalidade originaram‑se descendentes numerosos como as estrelas do céu e incontáveis como a areia da praia do mar. Todos esses morreram na fé sem terem recebido as promessas; viram‑nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão, Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois lhes preparou uma cidade.” (Hebreus 11.8-16)
Através de Abraão, Deus iniciou um plano maior de redenção para toda a humanidade, e isso só foi possível por causa de sua obediência incondicional. Hoje, vamos explorar três momentos cruciais da vida de Abraão, refletindo sobre como sua obediência nos ensina lições valiosas que podemos aplicar em nossa vida.
Grandes conquistas pela fé passam pela…
1. Obediência ao chamado.
“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, e vai para a terra que te mostrarei. Farei de ti uma grande nação, e te abençoarei, e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção.” (Gênesis 12.1-2)
Grandes conquistas pela fé passam pela…
2. Obediência na espera.
“Então o levou para fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se é que as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu Abrão no Senhor, e foi-lhe imputado isso por justiça.” (Gênesis 15.5-6)
Grandes conquistas pela fé passam pela…
3. Obediência no sacrifício.
“E aconteceu, depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que eu te direi.” (Gênesis 22.1-2)
Conclusão:
A vida de Abraão é um testemunho poderoso de que a verdadeira conquista vem pela obediência. Ele obedeceu no chamado, na espera e no sacrifício, e Deus o recompensou grandemente. Abraão não apenas recebeu promessas para si, mas tornou-se o pai de uma grande nação, deixando um legado de fé para todas as gerações futuras.
Hoje, somos desafiados a seguir o exemplo de Abraão. Obedecer a Deus nem sempre é fácil, e muitas vezes exige fé em situações que não compreendemos. Mas a obediência a Deus nos coloca no caminho de Suas promessas e nos permite viver uma vida de plenitude e propósito. Assim como Abraão, podemos conquistar grandes coisas quando confiamos e obedecemos ao Senhor.