Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Alinhando a Vida ao Discipulado de Jesus

SÉRIE “A VIDA ALINHADA COM JESUS” | 02/04
ALINHANDO A VIDA AO DISCIPULADO DE JESUS

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los…” (Mateus 5.1-2)

Hoje de manhã, abordaremos o tema do discipulado de Jesus, explorando como Ele orientou e guiou aqueles que decidiram segui-Lo depois de aceitarem o Seu chamado. Como podemos alinhar nossa vida ao discipulado de Jesus? O que o discipulado de Jesus nos ensina para que possamos transmitir esses ensinamentos aos outros? Vamos aprender com Jesus Cristo sobre a essência do Seu discipulado e descobrir como podemos viver de acordo com seus ensinamentos, a fim de adotar sua perspectiva em nossas vidas.

O discipulado de Jesus para o alinhamento da vida…

1. Ensina sobre o valor do SECRETO.

“Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará.” (Mateus 6.6)

“Ao jejuar, arrume o cabelo e lave o rosto, para que não pareça aos outros que você está jejuando, mas apenas a seu Pai, que vê em secreto. E seu Pai, que vê em secreto, o recompensará.” (Mateus 6.17-18)

Jesus é nosso maior exemplo de obediência e entrega. Ao instruir aqueles que o ouviam, Jesus estava convidando cada um deles a buscar uma vida íntima com o Pai. Essa vida no secreto, regada de práticas espirituais como a oração, jejum e leitura da Palavra, fortalece nosso espírito e nos permite viver alinhados com a vontade de Deus. Existem vários versículos na Bíblia que mencionam o hábito de Jesus de investir tempo a sós com o Pai. Aqui estão alguns deles:

“Ele, porém, retirava-se para lugares solitários, e ali orava.” (Lucas 5.16)

“De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando.” (Marcos 1.35)

“Tendo despedido as multidões, subiu sozinho a um monte, para orar; e, chegando a tarde, estava ali sozinho.” (Mateus 14.23)

“Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus.” Lucas 6.12)

O discipulado de Jesus para o alinhamento da vida…

2. Ensina sobre a PRIORIDADE da vida.

Ao compreender a prioridade da vida, somos desafiados a repensar nossas escolhas e prioridades diárias. Jesus ensinou:

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” (Mateus 6.33)

A prioridade da vida é colocar o Reino de Deus em primeiro lugar. Ao colocar o Reino de Deus como prioridade, Jesus estava chamando seus seguidores a estabelecerem uma relação íntima com Deus, a viverem em harmonia com Seus mandamentos e a se preocuparem com as coisas que têm valor eterno. Em um mundo cheio de distrações e prioridades equivocadas, é crucial reconhecer que, se Deus não estiver em primeiro lugar na sua vida, Ele não estará em segundo. Deus não assume um lugar que não é Dele. O lugar de Deus em nossa vida é de primazia.

O discipulado de Jesus para o alinhamento da vida…

3. Ensina sobre fazer a DIFERENÇA no mundo.

“Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mateus 5.16)

A metáfora da “luz do mundo” enfatiza a necessidade de seus seguidores brilharem com retidão e verdade, a fim de guiar e iluminar as pessoas ao seu redor. Assim como uma cidade construída no topo de uma montanha não pode ser escondida, os discípulos de Jesus devem viver suas vidas de forma visível e impactante, para que outros vejam suas boas obras e glorifiquem a Deus. Um discípulo de Jesus não tem como passar despercebido. Os frutos mostram o nosso coração e a quem servimos. Se são frutos bons, irão produzir vida e irão glorificar a Deus.

Conclusão:

O discipulado de Jesus para o alinhamento da vida…
1. Ensina sobre o valor do SECRETO.
2. Ensina sobre a PRIORIDADE da vida.
3. Ensina sobre fazer a DIFERENÇA no mundo.

Rolar para o topo