Amigo de Pecadores
AMIGO DE PECADORES
mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho & Acyr Júnior
“Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Siga-me. Mateus levantou-se e o seguiu. Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores. Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? Ouvindo isso, Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mateus 9.9-13)
Este episódio revela a essência do ministério de Cristo: trazer luz às trevas, oferecer graça em vez de condenação e restaurar aqueles que foram excluídos. A ação de Jesus desafia as normas culturais e religiosas da época, demonstrando que a verdadeira justiça está enraizada na misericórdia e no amor. Jesus, o mesmo amigo de pecadores dos dias de Mateus, é o mesmo amigo de pecadores dos nossos dias. E o que podemos aprender com esse amigo de pecadores? Quais são as lições preciosas que Ele nos ensina através dessa história?
O amigo de pecadores…
1. Chama-os para segui-lo.
“Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: Siga-me. Mateus levantou-se e o seguiu.” (Mateus 9.9)
Como disse, Mateus era um publicano, um cobrador de impostos mal visto pelos judeus porque trabalhava para Roma e muitas vezes cobrava taxas injustas. Ele era considerado um traidor pelo seu próprio povo, alguém sem esperança de redenção segundo os padrões religiosos. Mesmo assim, Jesus o convidou para segui-lo sem exigir que primeiro mudasse de vida. O chamado de Jesus não foi baseado no passado de Mateus, mas no que Ele poderia fazer em sua vida dali em diante. Jesus enxergou em Mateus o que ninguém conseguia ver. Jesus enxergou o potencial de transformação na vida daquele homem.
O amigo de pecadores…
2. Se Assenta à Mesa com Eles.
“Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores.” (Mateus 9.10)
Mateus não se contentou em seguir a Jesus. Ele queria apresentar Jesus aos seus amigos. A Bíblia diz que depois de chamar Mateus, Jesus foi até à sua casa e se assentou para comer com publicanos e pecadores, as pessoas mais desprezadas da comunidade. Jesus estava demonstrando algo muito maior: a salvação não se baseia na aparência externa, mas na transformação do coração.
O amigo de pecadores…
3. Veio para salvá-los e não condená-los.
“Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’? Ouvindo isso, Jesus disse: Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mateus 9.11-13)
Jesus não veio para os que se acham justos, mas para aqueles que reconhecem a sua necessidade de salvação. Ele veio para salvar os pecadores e não para condená-los. Ele citou Oséias 6.6: “Desejo misericórdia, não sacrifícios”, lembrando que Deus se agrada muito mais de um coração arrependido e quebrantado do que de rituais vazios. Jesus não veio para validar o orgulhoso, mas para salvar os pecadores que se arrependem. Davi fez a seguinte afirmação: “Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás.” (Salmo 51.17).
Conclusão:
Que eu e você possamos, assim como Jesus, demonstrar esse mesmo amor e acolhimento ao nosso próximo, sendo agentes da graça e proclamadores da esperança em Cristo. Que sejamos como Jesus, amigos de pecadores. Eles serão seguirão a Cristo, se assentarão à mesa com Cristo e receberão a salvação de Cristo e não a condenação.