Arrumando a Bagunça Gerada pela Precipitação

SÉRIE “COLOCANDO MINHA VIDA EM ORDEM” 02|05
ARRUMANDO A BAGUNÇA GERADA PELA PRECIPITAÇÃO
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez.” (Provérbios 14.29)
“Não é bom ter zelo sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho. É a insensatez do homem que arruína a sua vida.” (Provérbios 19.2-3)
“Não seja precipitado de lábios, nem apressado de coração.” (Eclesiastes 5.2)
Há um ditado que diz: “Quem tem pressa come cru, quente e passa mal!”
Paulo, escrevendo à Timóteo, apresenta a precipitação ao lado de características terríveis na vida de uma pessoa, tais como traição, soberba, crueldade, maldade, etc. Precipitação não é algo novo, é bem antigo, é da idade do homem e se apresenta na vida de todos, crentes ou não. Veja este apanhado na história:
1. Adão e Eva se precipitaram por que se deixaram levar pelo PRAZER
“Quando a mulher viu que a árvore parecia AGRADÁVEL ao paladar, era ATRAENTE aos olhos e, além disso, DESEJÁVEL para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também.” (Gênesis 3.6)
Eles caíram na velha, mas, infelizmente, eficaz armadilha da sedução do que é agradável, atraente e desejável.
2. Moisés se precipitou por fazer justiça com as PRÓPRIAS MÃOS
“Certo dia, sendo Moisés já adulto, foi ao lugar onde estavam os seus irmãos hebreus e descobriu como era pesado o trabalho que realizavam. Viu também um egípcio espancar um dos hebreus. Correu o olhar por todos os lados e, não vendo ninguém, matou o egípcio e o escondeu na areia. No dia seguinte saiu e viu dois hebreus brigando. Então perguntou ao agressor: Por que você está espancando o seu companheiro? O homem respondeu: Quem o nomeou líder e juiz sobre nós? Quer matar-me como matou o egípcio? Moisés teve medo e pensou: Com certeza tudo já foi descoberto!” (Êxodo 2.11-14)
Na ira Moisés matou, fez ocultação de cadáver e já ia fazendo tudo novamente se não fosse denunciado. Ele caiu na velha, mas, infelizmente, eficaz armadilha de resolver pela sua força. Não existe nada tão carnal, primitivo e diabólico do que promover justiça com as próprias mãos.
3. Sara se precipitou por que gerenciou o problema do seu JEITO
“Disse Sarai a Abrão: Já que o SENHOR me impediu de ter filhos, possua a minha serva; talvez eu possa formar família por meio dela. Abrão atendeu à proposta de Sarai.” (Gênesis 16.2)
Ela caiu na velha, mas, infelizmente, eficaz armadilha de resolver simplesmente pelo seu plano e vontade e não pela vontade de Deus.
4. Jonas se precipitou tomando a decisão da FUGA
“Mas Jonas fugiu da presença do SENHOR, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do SENHOR.” (Jonas 1.3)
Ele caiu na velha, mas, infelizmente, eficaz armadilha de resolver pelo caminho mais fácil.
5. Pedro se precipitou ao se deixar levar pelo seu TEMPERAMENTO
“Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco).” (João 18.10)
Ele caiu na velha, mas, infelizmente, eficaz armadilha de resolver as coisas pelo impulso humano.
6. Ananias e Safira se precipitaram ao se deixarem seduzir pelo AMOR AO DINHEIRO
“Um homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, também vendeu uma propriedade. Ele reteve parte do dinheiro para si, sabendo disso também sua mulher; e o restante levou e colocou aos pés dos apóstolos. Então perguntou Pedro: Ananias, como você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, ao ponto de você mentir ao Espírito Santo e guardar para si uma parte do dinheiro que recebeu pela propriedade? Ela não lhe pertencia? E, depois de vendida, o dinheiro não estava em seu poder? O que o levou a pensar em fazer tal coisa? Você não mentiu aos homens, mas sim a Deus. Ouvindo isso, Ananias caiu morto. Grande temor apoderou-se de todos os que ouviram o que tinha acontecido.” (Atos 5.1-5)
Eles caíram na velha, mas, infelizmente, eficaz armadilha da ganância financeira, ao acharem que os recursos que pertencem a Deus, podem ser tomados para resolver nossos problemas pessoais. Deus ama ao que entrega com alegria!
Será que estes também não têm sido os seus meios de precipitação? Agindo pelo simples prazer, pelas próprias mãos, do seu jeito, fugindo, pelo ímpeto do seu emocional ou por dinheiro? A precipitação não tem dado certo ao longo da história e também não dá certo nos dias de hoje! Quando agimos precipitadamente só geramos mais bagunça em nossa vida. As coisas tendem a piorar e não a melhorar.

Você não pode agir pela carne e esperar uma solução espiritual.

Antes de se precipitar, pergunte: Qual é a vontade de Deus sobre esta situação? O que Jesus faria se estivesse no meu lugar? Você precisa decidir não se precipitar, mesmo quando a situação é emergencial! Prometa isto para você mesmo, para sua família e para Deus! Mas, então, como é possível arrumar a bagunça gerada pela precipitação? O que posso aprender com a Palavra de Deus a respeito desse assunto? É Jesus quem nos ensina a arrumar a bagunça gerada pela precipitação na história da primeira multiplicação dos pães em Mateus 14.13-21:
“Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um, lugar deserto, à parte; e quando as multidões o souberam, seguiram-no a pé desde as cidades. E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos. Chegada a tarde, aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e comprem o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: trazei-mos aqui. Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões. Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios. Ora, os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.” (Mateus 14.13-21)
Para arrumar a bagunça gerada pela precipitação…
1. DESCANSE em Jesus, pois Ele vê os seus problemas antes mesmo de você
“E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos.” (v.14)
Jesus, em seu ministério, deixou claro que se importa com os doentes, aflitos, desamparados, com todos que tinham um grande impasse para ser resolvido! Ele se importa com nossos problemas. Por isso, podemos descansar em Jesus. Não se precipite, descanse em Jesus! Davi disse:
“Quanto a mim, sou pobre e necessitado, mas o Senhor preocupa-se comigo…” (Salmo 40.17)
Para arrumar a bagunça gerada pela precipitação…
2. LEMBRE-SE que a decisão mais fácil NEM SEMPRE é a MELHOR
“Chegada a tarde, aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e comprem o que comer.” (v.15)
A justificativa dos discípulos: o lugar é deserto e a hora é tarde. A precipitação: mandar o povo ir para casa. Era a opção mais fácil, mas não era a melhor opção. Viu como é fácil se precipitar? Os discípulos já estavam se precipitando novamente! Por isso, esteja bem atento…
Quando você se sentir cansado, a decisão precipitada, geralmente, a mais fácil, será parar. Mas o melhor pode ser PROSSEGUIR.
Quando você se sentir chateado, a decisão precipitada, geralmente, a mais fácil, será se isolar. Mas o melhor pode ser CONVERSAR.
Quando você se sentir ameaçado, a decisão precipitada, geralmente, a mais fácil, será fugir. Mas o melhor pode ser ENFRENTAR.
Quando você se sentir ofendido, a decisão precipitada, geralmente, a mais fácil, será magoar-se. Mas o melhor pode ser PROCURAR.
Quando você se sentir traído, a decisão precipitada, geralmente, a mais fácil, será romper. Mas o melhor pode ser PERDOAR.
Quando você se sentir injustiçado, a decisão precipitada, geralmente, a mais fácil, será vingar-se. Mas o melhor pode ser ESPERAR.
Para arrumar a bagunça gerada pela precipitação…
3. SAIBA que você é PARTE da SOLUÇÃO do problema
“Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer… Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes… E ele disse: trazei-mos aqui.” (v.16-18)
O que você tem em suas mãos? Traga até o Senhor. Ele vai usar os seus cinco pães e dois peixes. Primeiro, você entrega o que tem em mãos. O milagre vem depois, pois Deus quer usá-lo como parte da solução do problema.
Para arrumar a bagunça gerada pela precipitação…
4. CREIA que Jesus fará um MILAGRE ATRAVÉS de você e EM você
“Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões.” (v.19)
As ciências, as técnicas, as ideias, a capacidade humana, tudo é importante e Deus pode usar tudo isto, mas lembre-se: Existem momentos que somente um milagre pode resolver nossa situação, e neste momento eu preciso estar aberto a crer e a pedir pelo sobrenatural. Creia: milagres acontecem hoje!

Com Jesus é sempre cedo para desistir!

Para arrumar a bagunça gerada pela precipitação…
5. ESPERE porque Jesus SUPRIRÁ as suas NECESSIDADES
“Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios. Ora, os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.” (v.20,21)
Receba esta promessa:
“Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.19)
Conclusão:
Eu sei que pode haver formas aparentemente mais fáceis de arrumar a bagunça de sua vida, todavia, elas não são suas melhores opções. Creia realmente que, para arrumar a bagunça gerada pela precipitação, você precisa entender hoje, de uma vez por todas, que…
 Jesus se preocupa com os seus problemas
 A decisão mais fácil necessariamente não será a melhor
 Você faz parte da solução do problema
 Jesus tem poder para fazer milagres em sua vida
 Jesus supre suas necessidades abundantemente
Eu realmente creio que estas verdades divinas podem mudar sua vida a partir de hoje e colocar em ordem sua vida para sempre. Você hoje deseja de fato colocar em ordem sua vida? Tome posse, então, dessa promessa poderosa do Senhor para sua vida:
“Está Escrito: Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.” (Isaías 41.10)

 

Rolar para o topo