Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Assistido por Jesus

ASSISTIDO POR JESUS

mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Tatiana Ramos

“Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma.” (Atos 23.11)

Há pelo menos três lições sobre encorajamento nesse verso para nós. Assim como Paulo foi assistido por Jesus em um momento difícil da sua vida, você experimentará o mesmo. O que aprender com esse verso da Palavra de Deus?

Quem é assistido por Jesus…

1. É encorajado pela Sua PRESENÇA.

Em nosso texto, nós podemos observar de onde Paulo recebeu sua principal dose de encorajamento: da presença de Cristo.

“Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele…” (Atos 23.11a)

“Quando voltei a Jerusalém, estando eu a orar no templo, caí em êxtase e vi o Senhor que me dizia: Depressa! Saia de Jerusalém imediatamente, pois não aceitarão seu testemunho a meu respeito.” (Atos 22.17,18)

“Certa noite o Senhor falou a Paulo em visão: Não tenha medo, continue falando e não fique calado, pois estou com você, e ninguém vai lhe fazer mal ou feri-lo, porque tenho muita gente nesta cidade. Assim, Paulo ficou ali durante um ano e meio, ensinando-lhes a palavra de Deus.” (Atos 18.9-11)

Quem é assistido por Jesus…

2. É encorajado a experimentar da Sua PROVIDÊNCIA.

Paulo foi resgatado por Jesus no momento oportuno, evidenciando a ação da providência divina. O nosso texto, além de nos mostrar a presença de Cristo, também revela a Sua providência como grande fonte de encorajamento.

“Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele…” (Atos 23.11a)

“Entretanto, o sobrinho de Paulo, filho de sua irmã, teve conhecimento dessa conspiração, foi à fortaleza e contou tudo a Paulo, que, chamando um dos centuriões, disse: Leve este rapaz ao comandante; ele tem algo para lhe dizer. Assim ele o levou ao comandante. Então disse o centurião: Paulo, o prisioneiro, chamou-me, pediu-me que te trouxesse este rapaz, pois ele tem algo para te falar. O comandante tomou o rapaz pela mão, levou-o à parte e perguntou: Que você tem para me dizer? Ele respondeu: Os judeus planejaram pedir-te que apresentes Paulo ao Sinédrio amanhã, sob pretexto de buscar informações mais exatas a respeito dele. Não te deixes convencer, pois mais de quarenta deles estão preparando uma emboscada contra Paulo. Eles juraram solenemente não comer nem beber enquanto não o matarem. Estão preparados agora, esperando que prometas atender-lhes o pedido. O comandante despediu o rapaz e recomendou-lhe: Não diga a ninguém que você me contou isso. Então ele chamou dois de seus centuriões e ordenou-lhes: Preparem um destacamento de duzentos soldados, setenta cavaleiros e duzentos lanceiros a fim de irem para Cesaréia esta noite, às nove horas da noite. Providenciem montarias para Paulo, e levem-no em segurança ao governador Félix.” (Atos 23.16-24)

Quem é assistido por Jesus…

3. É encorajado a fixar o seu olhar em Seu PLANO ORIGINAL.

Além da presença e providência do Senhor, há no texto o plano original de Deus como fonte de encorajamento:

“… disse: Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma.” (Atos 23.11)

“O plano original de Deus para sua vida não se encerra nos problemas que você enfrenta.”

Conclusão:

Como você está vivendo seus dias? Seus dias tem sido de desencorajamentos, lutas e dificuldades? A lição de Jesus Cristo a Paulo é lição para mim e para você também:

“Na noite seguinte o Senhor, pondo-se ao lado dele, disse: Coragem! Assim como você testemunhou a meu respeito em Jerusalém, deverá testemunhar também em Roma.” (Atos 23.11)

Busquemos encorajamento na PRESENÇA de Jesus, na PROVIDÊNCIA de Jesus e no PLANO de Jesus. Busquemos encorajamento, pois na vida os motivos para nos desencorajarem estarão sempre apenas começando. As grandes batalhas estão sempre, sempre, por vir. Porém, mesmo que elas vierem, não seremos abalados.

Rolar para o topo