Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Atendido no Dia da Aflição

SÉRIE “SINAIS, PRODÍGIOS E MARAVILHAS” | 01/07
ATENDIDO NO DIA DA AFLIÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Mais uma vez, ele visitou Caná da Galileia, onde tinha transformado água em vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. Quando ele ouviu falar que Jesus tinha chegado à Galileia, vindo da Judeia, procurou-o e suplicou-lhe que fosse curar seu filho, que estava à beira da morte. Disse-lhe Jesus: Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão. O oficial do rei disse: Senhor, vem, antes que o meu filho morra. Jesus respondeu: Pode ir. O seu filho continuará vivo. O homem confiou na palavra de Jesus e partiu. Estando ele ainda a caminho, seus servos vieram ao seu encontro com notícias de que o menino estava vivo. Quando perguntou a que horas o seu filho tinha melhorado, eles lhe disseram: A febre o deixou ontem, à uma hora da tarde. Então o pai percebeu que aquela fora exatamente a hora em que Jesus lhe dissera: O seu filho continuará vivo. Assim, creram ele e todos os de sua casa.” (João 4.46-53)

Ninguém escapa do seu dia de aflição. Todos nós estamos sujeitos a enfrentar as duras batalhas que a vida nos oferece. A verdade é que você chegou nesse lugar com uma necessidade legítima e urgente, esperando ser atendido no dia da sua aflição. E a boa notícia é que o mesmo Jesus que atendeu aquele pai no dia aflição está aqui para atendê-lo hoje também. E o que você precisa fazer para ser atendido por Jesus no dia da aflição?

Para ser atendido no dia da aflição…

1. Desenvolva uma FÉ PERSEVERANTE em Jesus.

“Quando ele ouviu falar que Jesus tinha chegado à Galileia, vindo da Judeia, procurou-o e suplicou-lhe que fosse curar seu filho, que estava à beira da morte. Disse-lhe Jesus: Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão. O oficial do rei disse: Senhor, vem, antes que o meu filho morra.” (João 4.47-49)

Muitas vezes, Deus usa as aflições da vida para despertar em nossos corações a fé genuína, a fé perseverante, a fé que não desiste mesmo diante da demora de Deus ou do seu aparente silêncio, a fé que nos capacita a buscá-lo com determinação e a persistir independente das circunstâncias.

Para ser atendido no dia da aflição…

2. Reconheça a AUTORIDADE e o PODER de Jesus.

“Disse-lhe Jesus: Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão. O oficial do rei disse: Senhor, vem, antes que o meu filho morra.” (João 4.48-49)

O oficial do rei, ao se deparar com a enfermidade grave de seu filho, não hesitou em buscar a ajuda de Jesus, reconhecendo que somente Ele tinha o poder para trazer cura. Essa atitude de humildade e submissão à autoridade de Jesus é crucial para sermos atendidos por Ele em nossas aflições.

“A ação da autoridade e do poder de Jesus para fazer milagres ultrapassa todas as expectativas.”

Você reconhece a autoridade e o poder de Jesus em sua aflição ou continua tentando resolver seus problemas na força do seu braço? Entenda que, quando reconhecemos a autoridade e o poder de Jesus, somos capacitados a enfrentar as aflições com esperança e confiança.

Para ser atendido no dia da aflição…

3. Creia na PALAVRA liberada por Jesus.

“Jesus respondeu: Pode ir. O seu filho continuará vivo. O homem confiou na palavra de Jesus e partiu. Estando ele ainda a caminho, seus servos vieram ao seu encontro com notícias de que o menino estava vivo. Quando perguntou a que horas o seu filho tinha melhorado, eles lhe disseram: A febre o deixou ontem, à uma hora da tarde. Então o pai percebeu que aquela fora exatamente a hora em que Jesus lhe dissera: O seu filho continuará vivo. Assim, creram ele e todos os de sua casa.” (João 4.50-53)

O oficial do rei Herodes não questionou, não duvidou, mas creu na palavra liberada por Jesus e voltou para sua casa certo de que havia sido atendido no dia da aflição. Ele entendeu que Jesus não tinha poder apenas para curar, mas, também, para curar à distância.

“A fé na palavra de Jesus não exige evidências. A fé se agarra à promessa. A fé não está fundamentada naquilo que vemos, mas está ancorada na Palavra de Jesus.”

A palavra de Jesus traz vida e transformação. A palavra de Jesus não é uma promessa vazia, mas uma declaração de poder que traz mudança, cura e restauração às nossas vidas. Você está enfrentando seu dia de aflição? Você quer ser atendido por Jesus nesse dia de aflição? Então creia em Sua palavra.

Conclusão:

O mais extraordinário dessa história não foi a cura do filho do oficial do rei. O maior sinal, o maior prodígio, o maior milagre foi o que aconteceu depois da cura do menino. Preste atenção ao importante detalhe registrado no final do versículo 53. Diz assim: “… Assim, creram ele e todos os de sua casa.” (João 4.53).

Esse homem chegou ao último estágio da fé, a fé salvadora. Ele creu com toda a sua casa. E não apenas creu, mas compartilhou essa mesma fé com sua esposa, com seu filho, com seus servos. Houve salvação naquela casa. No dia da aflição, o oficial e todos na sua casa reconheceram que Jesus é Salvador, que Ele vence a morte e que só Ele é capaz de conceder vida!

Qual é a sua aflição? Jesus quer atendê-lo no dia da sua aflição. E hoje, Ele o convida a desenvolver uma fé perseverante, que não desiste mesmo que haja demora ou silêncio da parte dele. Ele o convida a agir com humildade, reconhecendo Sua autoridade e Seu poder. Ele o convida a crer em Sua palavra liberada. Ele o convida a exercer a fé salvadora hoje.

“A sua aflição não anula a promessa de Deus.”

Rolar para o topo