Calebe – O Passo da Perseverança
SÉRIE “PASSOS PARA EXPANSÃO” | 05/08
CALEBE – O PASSO DA PERSEVERANÇA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Os homens de Judá vieram a Josué em Gilgal, e Calebe, filho do quenezeu Jefoné, lhe disse: Você sabe o que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, sobre mim e sobre você. Eu tinha quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, enviou-me de Cades-Barnéia para espionar a terra. Eu lhe dei um relatório digno de confiança, mas os meus irmãos israelitas que foram comigo fizeram o povo desanimar-se de medo. Eu, porém, fui inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus. Por isso naquele dia Moisés me jurou: Certamente a terra em que você pisou será uma herança perpétua para você e para os seus descendentes, porquanto você foi inteiramente fiel ao Senhor, ao meu Deus. Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época. Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu. Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, ao Deus de Israel.” (Josué 14.6-14)
Para dar passos de perseverança, assim como Calebe, precisamos entender alguns princípios que nos ajudam a permanecer firmes, mesmo quando os desafios e as dificuldades parecem querer nos desanimar. Quais são esses princípios?
Para dar passos de perseverança…
1. Confie nas PROMESSAS de Deus, independentemente do TEMPO da espera.
“Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade! Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como naquela época.” (Josué 14.10-11)
“As promessas de Deus são sementes que nunca morrem.”
Para dar passos de perseverança…
2. Mantenha-se FOCADO em Deus, apesar das DIFICULDADES.
“Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu.” (Josué 14.12)
“Não pare no meio da dificuldade, pois é através da perseverança que Deus molda vencedores!”
Para dar passos de perseverança…
3. Acredite que a RECOMPENSA vem para aqueles que permanecem FIRMES.
“Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança. Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, ao Deus de Israel.” (Josué 14.13-14)
“A recompensa de Deus é garantida para aqueles que não desistem.”
“Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu.” (Hebreus 10.35-36)
Conclusão:
A vida de Calebe é uma lição profunda de perseverança e fé. Ele nos ensina que, para dar passos de perseverança, precisamos confiar nas promessas de Deus, manter nossa visão focada e acreditar que a recompensa virá para aqueles que permanecem firmes. Assim como Calebe, podemos esperar com confiança, sabendo que Deus cumpre o que promete. O apóstolo Paulo fez a seguinte declaração: “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3.13-14).