Células Saudáveis Encorajam
SÉRIE “CÉLULAS SAUDÁVEIS” | 04/06
CÉLULAS SAUDÁVEIS ENCORAJAM
mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior e Marcelo Coelho
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Atos 2.42-47)
O texto que lemos nos oferece aplicações práticas para que nossas células possam se tornar uma fonte de encorajamento para as pessoas. Sendo assim, quais são as marcas de uma célula saudável que é fonte de encorajamento?
Células saudáveis encorajam…
1. Através do seu COMPROMISSO com a PALAVRA.
“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão…” (Atos 2.42a)
A igreja de Atos 2 nasceu debaixo da verdade. Ela começa com o derramamento do Espírito Santo, a pregação cristocêntrica e a permanência dos novos crentes na doutrina dos apóstolos. A igreja de Atos 2 encorajava as pessoas através do seu compromisso com a Palavra de Deus.
Células saudáveis encorajam…
2. Por causa da sua PERSEVERANÇA na ORAÇÃO.
“Eles se dedicavam […] ao partir do pão e às orações.” (Atos 2.42b)
A igreja de Atos 2 não somente tinha compromisso com a Palavra de Deus, mas perseverava na oração. Ela dependia mais de Deus que dos seus próprios recursos. A oração era uma prática constante na vida da igreja e essa realidade é mencionada em todo o livro de Atos.
Células saudáveis encorajam…
3. Por meio do TEMOR a DEUS.
“Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.” (Atos 2.43)
Na igreja Atos 2, sinais e maravilhas eram realizados porque havia temor a Deus. Esse temor não produzia medo, mas gerava encorajamento. Esse temor capacitava os discípulos de Jesus a moverem-se com autoridade em todos os lugares. A manifestação extraordinária de Deus estava presente na vida da igreja através de discípulos que temiam a Deus.
Células saudáveis encorajam…
4. Quando valorizam o PODER da COMUNHÃO.
“Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração.” (Atos 2.44-46)
Na igreja de Atos 2, todos estavam juntos, partiam o pão de casa em casa, se reuniam no templo e, também nas células, nos lares, e isso acontecia com frequência. Eles valorizavam tanto o poder da comunhão que as pessoas eram sensíveis às necessidades uns dos outros. Havia desapego aos bens e apego às pessoas. Aqueles que foram alcançados pela graça salvadora de Deus encarnaram a graça da contribuição. Por causa da comunhão, havia um ambiente de encorajamento naquela igreja e nas suas células.
Células saudáveis encorajam…
5. Quando ALCANÇAM os de fora através do seu TESTEMUNHO.
“Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos.” (Atos 2.47)
A igreja de Atos 2 era comprometida com a verdade, mas não era legalista. Os crentes eram alegres, festivos e íntegros. Sua alegria era contagiante e, por isso, eles contagiavam as pessoas. O estilo de vida da igreja impactava a sociedade. A igreja alcançava os de fora através do seu testemunho. A igreja vivia com Deus e fazia a obra de Deus. O seu testemunho era forte no contexto em que se encontrava. Ela tinha a simpatia de todo o povo. Por isso, crescia em número.
Conclusão:
A igreja é um lugar de encorajamento, logo, as células também são um lugar de encorajamento. Um lugar onde as pessoas têm compromisso com a palavra, perseveram na oração, têm temor a Deus, valorizam o poder da comunhão e, através do seu testemunho, alcançam os de fora.