Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Células Saudáveis Experimentam Milagres

SÉRIE “CÉLULAS SAUDÁVEIS” | 03/06
CÉLULAS SAUDÁVEIS EXPERIMENTAM MILAGRES

mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Acyr Júnior

“Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro, durante a festa dos pães sem fermento. Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa. Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele. Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere. Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. ‘Depressa, levante-se!’, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro. O anjo lhe disse: ‘Vista-se e calce as sandálias’. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: ‘Ponha a capa e siga-me’. E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão. Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou. Então Pedro caiu em si e disse: ‘Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava’. Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.” (Atos 12.1-12)

Esta história nos ensina que, assim como a igreja primitiva, também enfrentamos desafios que, aparentemente, são insuperáveis. No entanto, quando as células saudáveis da igreja se unem em oração, milagres podem ocorrer. A experiência de Atos 12 nos mostra que células saudáveis experimentam milagres. Então, a partir do texto que lemos, quais são as lições que podemos aprender?

Células saudáveis que experimentam milagres…

1. ORAM de maneira INTENSA.

“Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.” (Atos 12.5)

Quando Pedro foi preso, a igreja não se desesperou; ao invés disso, se uniu em oração intensa na casa da mãe de João Marcos. Eles não se reuniram apenas uma vez, mas oraram continuamente. Esta perseverança na oração demonstra uma fé inabalável no poder de Deus.

“Uma igreja unida em oração pode mover os céus, abalar o inferno e provocar grandes mudanças na terra.”

A célula da igreja primitiva reunida na casa da mãe de João Marcos sabia que as circunstâncias eram irreversíveis, que o problema era insolúvel, que eles não podiam fazer nada na terra, mas decidiram orar e buscar o auxílio do céu de forma incessante.

“Uma vez que nada é impossível para Deus, nada é impossível para a igreja quando ela se reúne para orar.”

Células Saudáveis que experimentam milagres…

2. Desfrutam da INTERVENÇÃO SOBRENATURAL de Deus.

“Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. ‘Depressa, levante-se!’, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.” (Atos 12.7)

A resposta de Deus à oração da igreja foi imediata e sobrenatural. Um anjo apareceu, iluminando a cela de Pedro, e suas correntes caíram. Este ato milagroso mostrou que Deus estava no controle, mesmo em situações aparentemente impossíveis. É importante notar que a intervenção de Deus veio quando parecia não haver esperança, ressaltando que Deus trabalha de maneiras que muitas vezes vão além da nossa compreensão. É Ele quem faz o impossível, que quebra as cadeias, que confunde o inimigo e que liberta os seus filhos!

Células Saudáveis que experimentam milagres…

3. Enxergam Deus ABRIR PORTAS onde parecia impossível.

“Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou.” (Atos 12.10)

A porta de ferro, que normalmente estaria trancada e bem guardada, abriu-se automaticamente para Pedro. Este ato miraculoso não apenas libertou Pedro fisicamente, mas também confirmou a obra de Deus de maneira poderosa e inegável. A abertura da porta de ferro simboliza a remoção de barreiras intransponíveis que Deus pode realizar em nossas vidas. O fato de Pedro ter passado pelas guardas sem ser notado reforça a ideia de que, com Deus, nada é impossível.

“Os obstáculos mais intimidadores e as circunstâncias mais desafiadoras não são páreos para o poder de Deus.”

Células Saudáveis que experimentam milagres…

4. Testemunham os FEITOS de Deus.

“Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.” (Atos 12.12)

Após ser libertado, Pedro foi diretamente à casa onde a igreja estava reunida. Ele foi mostrar como Deus ouve o clamor do seu povo. Enquanto esperavam que a batida na porta fosse da polícia de Herodes, Deus os surpreendeu com a presença de Pedro. O testemunho da sua libertação encorajou a fé daqueles que oravam.

“Deus sempre surpreende uma igreja que ora.”

Conclusão:

Células saudáveis que experimentam milagres…
1. ORAM de maneira COLETIVA.
2. Desfrutam da INTERVENÇÃO SOBRENATURAL de Deus.
3. Enxergam Deus ABRIR PORTAS onde parecia impossível.
4. Testemunham os FEITOS de Deus.

Rolar para o topo