Coragem para Realizar o Extraordinário

SÉRIE “VOCÊ É A RESPOSTA” | 04/06
CORAGEM PARA REALIZAR O EXTRAORDINÁRIO
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel.” (1º Reis 18.19)

“Ninguém receberá coragem de Deus para avançar se não tiver ousadia de confiar primeiro!”

Elias demonstrou coragem no Monte Carmelo diante de todo o povo, dos falsos profetas! Aquilo não foi natural, foi uma coragem do Espírito Santo para algo extraordinário! Preste atenção neste relato:
“Agora convoque todo o povo de Israel para encontrar-se comigo no monte Carmelo. E traga os quatrocentos e cinquenta profetas de Baal e os quatrocentos profetas de Aserá, que comem à mesa de Jezabel. Acabe convocou então todo o Israel e reuniu os profetas no monte Carmelo. Elias dirigiu-se ao povo e disse: Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no. O povo, porém, nada respondeu. Disse então Elias: Eu sou o único que restou dos profetas do Senhor, mas Baal tem quatrocentos e cinquenta profetas. Tragam dois novilhos. Escolham eles um, e cortem-no em pedaços e o ponham sobre a lenha, mas não acendam fogo. Eu prepararei o outro novilho e o colocarei sobre a lenha, e também não acenderei fogo nela. Então vocês invocarão o nome do seu deus, e eu invocarei o nome do Senhor. O deus que responder por meio do fogo, esse é Deus. Então todo o povo disse: O que você disse é bom. […] Ao meio-dia Elias começou a zombar deles: Gritem mais alto! Já que ele é um deus. Quem sabe está meditando, ou ocupado, ou viajando. Talvez esteja dormindo e precise ser despertado.” (1º Reis 18.19-24,27)
Há uma pequena diferença entre Ousadia e Coragem. Ousadia tem mais a ver com as nossas palavras, enquanto a coragem tem mais a ver nossas atitudes. Coragem está associada ao agir. A Bíblia diz:
“Coragem, Zorobabel, declara o Senhor. Coragem, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque. Coragem! Ao trabalho, ó povo da terra!, declara o Senhor. Porque eu estou com vocês, declara o Senhor dos Exércitos.” (Ageu 2.4)
Jesus disse o seguinte aos seus discípulos: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” (João 14.12)
De acordo com a experiência do profeta Elias, o que precisamos fazer para ter a coragem para realizar o extraordinário?
Para ter coragem para realizar o extraordinário…
1. OBEDEÇA a Deus e ande em INTEGRIDADE
“Ora, Elias, o tesbita da Tisbe de Gileade, disse a Acabe: Juro pelo nome do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, que não cairá orvalho nem chuva nos anos seguintes, exceto mediante a minha palavra. Depois disso a palavra do Senhor veio a Elias: Saia daqui, vá para o leste e esconda-se perto do riacho de Querite, a leste do Jordão. Você beberá do riacho, e dei ordens aos corvos para o alimentarem lá. E ele fez o que o Senhor lhe tinha dito. Foi para o riacho de Querite, a leste do Jordão, e ficou por lá.” (1º Reis 17.1-5)

“Você não conquista para se santificar, você se santifica para conquistar!”

Para ter coragem para realizar o extraordinário…
2. Ande em FIDELIDADE com a PALAVRA de Deus
“À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti.” (1º Reis 18.36,37)

“Sempre confie nas intenções do seu Pai celestial.”

Para ter coragem para realizar o extraordinário…
3. Vença o MEDO e o DESCONHECIDO para avançar
“Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: O que você está fazendo aqui, Elias? Ele respondeu: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor, Deus dos Exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me. O Senhor lhe disse: Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram. Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele.” (1º Reis 19.3;13-19)
Deus quer te levar a grandes conquistas, mas a voz que você der atenção determinará os resultados. Se for o espírito do medo, paralisação. Se for o Espírito de Deus, avanço e conquista! Deus te chama a viver uma vida de coragem! A Bíblia diz:
“O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?” (Salmo 27.1)
Conclusão:
Você precisa da coragem que vem do Espírito Santo para avançar em tudo o que Deus deseja e sonha para você. Tenha coragem para vencer as circunstâncias, o medo, o silêncio e o desconhecido!
Para ter coragem para realizar o extraordinário…
1. OBEDEÇA a Deus e ande em INTEGRIDADE
2. Ande em FIDELIDADE com a PALAVRA de Deus
3. Vença o MEDO e o DESCONHECIDO para avançar
Deus o trouxe aqui hoje para lhe dizer: CORAGEM! Não desista, eu estou com você. A Bíblia diz: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor.” (Jeremias 1.8)

 
 

Rolar para o topo