Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Curando a Acomodação pela Palavra (18/01/2015 – manhã)

SÉRIE: CURADOS PELA PALAVRA – 03/07
CURANDO A ACOMODAÇÃO PELA PALAVRA
mensagem pregada pelo Pr. Vicente Bomfim
“Contudo, aquilo que sofremos agora é insignificante, se compararmos com a glória que Ele nos dará mais tarde. Toda a criação espera com expectativa que os filhos de Deus sejam revelados.” (Romanos 8.18-19)
Vejo que a igreja contemporânea como uma igreja na retranca. Você sabe o que é isso? Você já assistiu a uma partida de futebol em que os times se defendem com oito, dez jogadores?
O time se fecha com propósito único de oferecer resistência, de oferecer dificuldade, de bloquear o ataque do adversário. Quando o time faz isso, ele perde a noção do ataque, da ofensiva. Ele se escraviza na condição de defesa. O time apenas espera o adversário atacar.
Parece-me que a igreja do Senhor Jesus, neste tempo difícil em que vivemos, tem sido uma igreja na retranca, e, portanto, acomodada a uma situação de defesa da fé. Quando a igreja assume essa posição de retranca, ela foge dos ideais dos sonhos do Senhor Jesus para ela.
A igreja está perdendo a visão da ofensiva, do ataque, de partir pra cima do inimigo e de conquistar a terra; de colocar a planta do pé onde Deus apontou ser a terra da promessa.
Esta doença chamada acomodação, que faz a igreja ficar na retranca, inverteu a estratégia que deve impulsionar a igreja – não conquistar, mas tomar conta do nosso espaço, não permitir que o inimigo venha ganhar mais espaço no nosso campo.
A orientação da Palavra de Deus é conquistar, marchar, avançar, colocar a planta do pé, declarar a nossa herdade e conquistá-la pelo poder do Espírito Santo de Deus.
O texto de Romanos apresenta a criação, a igreja e o Espírito gemendo. Este texto nos apresenta a criação gemendo, na esperança de que os filhos de Deus sejam despertados e se constituam em canal de graça, de bênção e de misericórdia.
A criação, diz o apóstolo, está esperando com ardente e com intensa expectativa a manifestação, o acordar dos filhos de Deus. Preste atenção no destino da igreja, traçado pelo Senhor Jesus:
“Você é Pedro, e sobre esta rocha edificarei a minha igreja; e todas as forças do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16.18)
A imagem deste texto é que as portas do inferno se romperão. O inferno está na defesa e a igreja no ataque, e o ataque da igreja, segundo o sonho de Cristo, será tão contundente, tão decisivo, tão definido, tão direto, tão poderoso, tão forte, que as portas do inferno não suportarão.
O desejo de Jesus Cristo é que a igreja avance e ataque até que o inferno desista, até que as portas do inferno se rompam graças à vida, ao poder, ao testemunho, à pregação e à influência da igreja na sociedade. A única chance do inferno ganhar da igreja é quando a igreja não está disposta a correr os riscos do ataque.
Diante disso tudo, como é que a igreja se apresenta na retranca? Como podemos identificar que não estamos atacando, mas estamos apenas nos defendendo? Que tática a igreja de Cristo tem usado neste tempo, o jogo da retranca ou o jogo do ataque? Perceba as mazelas que afetam a igreja que joga na retranca.
A igreja na retranca…
1. Vive se DEFENDENDO do MUNDO
“Portanto, queridos irmãos, eu apelo pelas misericórdias de Deus que vocês ofereçam seus corpos a Deus. Que eles sejam um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não imitem a conduta e os costumes do mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12.1-2)
A igreja na retranca vive se defendendo dia e noite. Ela acorda de manhã e pergunta: de quem me defenderei hoje? Qual será o inimigo que vai me atacar hoje?
Você vê um irmão cabisbaixo, bate o ombro dele e diz: irmão, fique tranqüilo, é assim mesmo, estamos aqui para sofrer o ataque de todos os lados. Mas fique firme, resista!
É a filosofia do super-herói. O homem bom, justo, vai sofrer, se angustiar, mas, no último momento, o herói vai chegar e salvar a pessoa quando ela estiver quase morta.
Deus não é super-herói. E a igreja da qual a Bíblia nos dá relato, incomoda o mundo, faz diferença, importuna a sociedade, muda as estruturas sociais pelo seu testemunho.
O Deus verdadeiro está agindo dia e noite na sua vida, no seu coração. Ele é o seu general quando partir para a conquista de graça, da bênção e da vitória.
A igreja na retranca vive se defendendo do mundo. Está preocupada com a influência e o comportamento do mundo. Preocupa-se em se defender.
O texto que lemos manda que a igreja assuma uma postura de inconformismo em relação ao mundo. Você sabe o que é isso?
É a transformação no seu lar, na sala de aula, com seus vizinhos, em seu local de trabalho. Você precisa ser sal da terra e luz do mundo, e as coisas não podem ficar na mesma se você está lá como filho de Deus, com filho do Rei.
O que faz a igreja ficar na retranca é o péssimo testemunho dos crentes em Cristo Jesus. O crente, ao fazer de conta que não é crente em seu ambiente de trabalho ou de escola, ou na vizinhança, ou em qualquer outro lugar, faz um estrago enorme.
A acomodação é uma doença que ameaça a vida da igreja. Quanta gente que não abre a boca, não pode falar de Jesus por causa da vida torta e comprometida com o pecado.
O projeto de Deus não é uma igreja com medo do mundo. O projeto de Deus é o mundo se sentindo atraído, influenciado e conquistado pela Sua igreja.
A igreja na retranca…
2. Vive se DEFENDENDO das HERESIAS
“Estou admirado de que vocês tão depressa estejam desviando-se daquele que pela graça de Cristo chamou vocês; e agora já estão seguindo outro evangelho. Porque não existe outro evangelho, a não ser aquele que nós proclamamos. O que ocorre é que vocês estão sendo enganados por aqueles que torcem e mudam a verdade concernente ao evangelho de Cristo. Que as maldições de Deus caiam sobre qualquer um, incluindo eu mesmo, que pregar qualquer outro evangelho, além daquele a respeito do qual lhes falamos; sim, mesmo se um anjo vier do céu e pregar outro evangelho, que seja maldito para sempre. Digo e repito: se alguém anunciar qualquer evangelho diferente daquele que vocês acolheram, que seja amaldiçoado.” (Gálatas 1.6-9)
A igreja na retranca vive se defendendo das heresias que surgem. Idéias novas, falsas doutrinas e equívocos teológicos que começar a se aproximar da igreja e a deixam na defensiva.
Como vamos nos defender dessa heresia? A Palavra de Deus nos ensina que a igreja precisa pregar a verdade, viver a verdade e lutar pela verdade. Quando a igreja faz isso, a heresia não prospera em seu seio.
A Palavra de Deus ensina que não se deve ir à igreja em busca de show, de novidade. Você deve ir à casa de Deus em busca do Espírito Santo, com a intenção de ouvir a Sua voz. Então, como podemos as heresias do nosso tempo?
 Pelo CONHECIMENTO da Palavra de Deus – o único caminho para os descuidados que se enveredam atrás das heresias é serem libertos pela verdade que é a Palavra de Deus.
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” (João 8.32)
 Pela PREGAÇÃO da Palavra – devemos olhar para os desvios a seguir como cumprimento da Palavra de Deus, neste tempo que se chama hoje.
“Que pregue insistentemente a Palavra de Deus em todos os momentos, sempre que tiver oportunidade, a tempo e fora de tempo, quando for conveniente e quando não for. Corrija e repreenda, estimule-os a fazer o bem, e esteja todo o tempo alimentando as pessoas pacientemente com a Palavra de Deus. Porque chegará uma época quando as pessoas não suportarão a verdade, mas andarão de um lado para outro procurando mestres que lhe digam apenas aquilo que desejam ouvir, elas se recusarão a ouvir aquilo que as Escrituras dizem, mas seguirão suas próprias idéias desorientadas. Você precisa estar alerta e vigilante contra todos esses perigos.” (2ª Timóteo 4.2-5a)
Quando a Palavra de Deus é pregada com ousadia, contundência, autoridade e, segundo a interpretação correta das Escrituras, as heresias saem pela porta dos fundos.
A igreja na retranca…
3. Vive se DEFENDENDO do DIABO
“Estejam alertas e vigilantes porque o inimigo de vocês, o diabo, ronda em volta, como um leão faminto, que ruge à procura de alguma vítima para devorar. Fiquem firmes. Confiem no Senhor; e lembrem-se de que outros cristãos ao redor do mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.” (1ª Pedro 5.8-9)
“Portanto, submetam-se humildemente a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” (Tiago 4.7)
Uma igreja na retranca vive se defendendo do diabo, apenas recebendo os dardos do inimigo. Porém, a igreja precisa conquistar a terra, invadir o terreno e ganhar a cidade para Jesus, afugentando o inimigo.
É tempo de a igreja não se acovardar, não se intimidar, e, sobretudo, não se retrancar, mas partir para ofensiva. A igreja precisa sair da retranca.
A orientação é segura: primeiro, submeta-se ao Senhor Jesus. Depois resista ao diabo – não é pra fugir dele. Em consequência disso, o diabo fugirá de vocês.
Para que a igreja possa sair da retranca, ela precisa…
 Assumir um Relacionamento com a Sociedade na Esperança da sua TRANSFORMAÇÃO
José estava no Egito, era grande no Egito, era respeitado no Egito, mas o Egito não entrou no coração de José. José não era do Egito.
Nós estamos neste mundo, trabalhamos aqui, estudamos aqui, construímos famílias aqui, compramos casas aqui, crescemos economicamente aqui, mas esse mundo não pode entrar no nosso coração. Estamos aqui para transformar o mundo.
Você não está aqui para ser um bom médico, um bom empresário, um bom professor, um bom operário. Você está aqui para iluminar, para salvar e para transformar o mundo. Transforme sua profissão num veículo para pregação do evangelho!
Para que a igreja possa sair da retranca, ela precisa…
 Assumir uma Atitude de RESISTÊNCIA com o diabo, o príncipe deste século
A vitória é nossa. Nós somos, em Cristo, mas do que vencedores. Somos o povo que Deus libertou, verdadeiramente somos livres! Não há o que temer. É o diabo quem tem que temer o servo de Deus. É ele quem precisa correr do homem e da mulher que se humilha e se consagra aos pés do Senhor.
Para que a igreja possa sair da retranca, ela precisa…
 Assumir uma Postura de Intrepidez no TESTEMUNHO e na PREGAÇÃO DA PALAVRA
A Bíblia é nossa única regra e fé e prática, é nossa bússola. Por isso, para sair da retranca, a igreja de Jesus precisa assumir a Palavra como norteadora da sua vida, vivê-la de fato e anunciá-la com ousadia. É o anúncio da verdade que acabará com as heresias do nosso tempo.
Você é um crente acomodado? Um crente espectador das manifestações de Deus? Um crente que não trabalha, que não coopera, que não contribui, que não dá testemunho? Um crente que não faz diferença na igreja? Um crente que não ora, que não se envolve, que não participa da luta e da batalha?
A Palavra de Deus diz que as enfermidades precisam e podem ser curadas como o poder de Jesus. Então, saia da retranca e venha para o ataque. Deus espera por você! Deus conta com você!

  • Assuma um Relacionamento com a Sociedade na Esperança da sua TRANSFORMAÇÃO
  • Assuma uma Atitude de RESITÊNCIA com o diabo, o príncipe deste século
  • Assuma uma Postura de Intrepidez no TESTEMUNHO e na PREGAÇÃO DA PALAVRA

 

Rolar para o topo