Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Davi – O Passo da Coragem

“PASSOS DE FÉ” | 06/07
DAVI – O PASSO DA CORAGEM

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“… O filisteu […] olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos.” (1 Samuel 17.41-47)

“Deus pode usar nossas experiências do passado para nos preparar para vitórias futuras.”

Davi não se rendeu ao medo, mas, pela fé, deu um passo de coragem. Quais são os “Golias” que você precisa vencer nesse tempo? Quais são os “Golias” que têm ameaçado a sua paz, a sua alegria e o seu tempo com Deus? Você é convidado a dar um passo de coragem para vencer todos os “Golias” que querem destruir a sua vida. A partir da experiência de Davi, o que o passo da coragem requer de cada um de nós?

O passo da coragem requer que…

1. Você use as ARMAS que Deus lhe deu.

“Então Saul vestiu Davi com sua própria túnica. Colocou-lhe uma armadura e um capacete de bronze na cabeça. Davi prendeu sua espada sobre a túnica e tentou andar, pois não estava acostumado àquilo. E disse a Saul: Não consigo andar com isto, pois não estou acostumado. Assim tirou tudo aquilo, e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa, isto é, no seu alforje de pastor e, com sua atiradeira na mão, aproximou-se do filisteu.” (1 Samuel 17.38-40)

“Não podemos dar passos de coragem com armas alheias.”

Usar armadura alheia não é equipar-se para a batalha. Então, Davi se desfez de tudo aquilo para lutar com suas próprias armas. Ele tomou o cajado na mão, pegou cinco pedras lisas do ribeiro e as pôs no alforje de pastor, lançou mão da sua funda e foi se chegando ao filisteu. Uma funda nas mãos de Davi era uma arma poderosa.

O passo da coragem requer que…

2. Você esteja CONVICTO de que a VITÓRIA vem de Deus.

“Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. E disse a Davi: Por acaso sou um cão para que você venha contra mim com pedaços de pau? E o filisteu amaldiçoou Davi invocando seus deuses, e disse: Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo! E Davi disse ao filisteu: Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou. Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel. Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos.” (1 Samuel 17.41-47)

Davi tinha as motivações certas para um passo de coragem e entrar nessa guerra: o zelo pela glória de Deus e o amor pelo seu povo. Também tinha as armas certas, poderosas em Deus para destruir fortalezas e anular sofismas. Enfim, Davi tinha convicção que a vitória viria de Deus. Davi sabia que o mérito da vitória pertencia a Deus.

E você, para quem tem olhado quando os “Golias” desta vida querem destruir a sua vida? Você tem tentado vencer com a força do seu braço ou tem a convicção de que a sua vitória vem pelo nome e pelo poder de Deus? Saia daqui convicto de que a sua vitória virá de Deus.

O passo da coragem requer que…

3. Você MANTENHA o seu coração HUMILDE.

“Quando Saul viu Davi avançando para enfrentar o filisteu, perguntou a Abner, o comandante do exército: Abner, quem é o pai daquele rapaz? Abner respondeu: Juro por tua vida, ó rei, que eu não sei. E o rei ordenou-lhe: Descubra quem é o pai dele. Logo que Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, Abner levou-o perante Saul. Davi ainda segurava a cabeça de Golias. E Saul lhe perguntou: De quem você é filho, meu jovem? Respondeu Davi: Sou filho de teu servo Jessé, de Belém.” (1 Samuel 17.55-58)

Davi não ostentou diante do rei sua coragem nem mesmo fez qualquer exigência no cumprimento das promessas, mas prostrou-se com humildade, aguardando o tempo certo e oportuno de Deus para seu reconhecimento. Saul e Abner não sabiam quem era Davi, mas Deus sabia. Davi poderia fazer propaganda da sua coragem, da sua valentia, da sua estratégia, mas, ao contrário disso, portou-se com humildade, reconhecendo sua dependência completa de Deus.

“Passos de coragem exigem um coração humilde.”

Conclusão:

A experiência do passo de coragem de Davi ilustra três princípios espirituais importantes:

√ Devemos nos preocupar mais com a glória de Deus do que com a nossa própria honra;
√ A fidelidade de Deus em nossa vida no passado deve nos encorajar a dar mais passos de fé;
√ Quando estamos diante de batalhas que parecem impossíveis, precisamos nos lembrar de que elas pertencem ao Senhor.

O passo da coragem requer que…
1. Você use as ARMAS que Deus lhe deu.
2. Você esteja CONVICTO de que a VITÓRIA vem de Deus.
3. Você MANTENHA o seu coração HUMILDE.

Rolar para o topo